quinta-feira, 19 de abril de 2012

Escolha errada do travesseiro pode prejudicar circulação e coluna

O surgimento do travesseiro e suas evoluções

No antigo Egito era costume dormir em travesseiros feitos de pedra. A tradição se espalhou para todo o oriente, aos poucos. No século XII, as orientais colocavam uma espécie de tijolo sob a cabeça quando se deitavam. Segundo estudiosos, a prática era frequentemente adotada para não desmanchar o penteado das mulheres. Ao longo dos anos, o travesseiro evoluiu até se tornar macio e confortável, e confeccionado com diferentes materiais e formatos, para atender a cada tipo e gosto dos consumidores.


O importante é saber que o travesseiro é parte fundamental na saúde da coluna e um dos principais componentes para termos sono de qualidade! Sua função mais importante é alinhar a nossa coluna cervical com o tronco, permitindo livre circulação sanguínea e dos estímulos elétricos enviado pelo cérebro aos órgãos do nosso corpo.

Confira qual é a melhor posição para dormir sem prejudicar o organismo. Travesseiro de espuma é o menos recomendado pelo Ministério da Saúde. A escolha do travesseiro é determinante para a circulação, músculos e coluna, alertam especialistas. Além da posição correta para dormir, é preciso pesquisar antes de decidir pelo produto para evitar torcicolo e pressão excessiva sobre os braços.

O quesito mais importante é a altura do travesseiro, que deve ser suficiente para alinhar pescoço e tronco. A média é entre 10 e 15 centímetros, de acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, do Ministério da Saúde.
Produtos mais baixos somente são recomendados para quem prefere dormir de bruços. Das opções de travesseiro existentes no mercado, o de espuma, apesar de ser o mais popular, é apontado também como o mais prejudicial, por ser mais irregular que os outros.
Travesseiros com pena e pluma de ganso, além do produzido à base de visco elástico, também chamado de “travesseiro da Nasa”, são recomendados, porque melhor acomodam a cabeça.

Posição correta



A melhor posição para dormir, segundo o instituto de traumatologia, é de lado, em que pescoço e coluna ficam alinhados e as pernas ficam em um ângulo aproximado de 90 graus com relação ao restante do corpo.
Em meios a elas, recomenda-se a utilização de outro travesseiro, para deixar os membros mais confortáveis e em altura adequada.
Dormir com o braço debaixo do travesseiro, para compensar a altura, pode comprimir nervos e veias do organismo.

Dicas de uso

- O travesseiro deve estar de acordo com o colchão utilizado. Um travesseiro firme sobre um colchão mole, por exemplo, não é adequado, pois eleva mais a cabeça do que o corpo;
- Para manter o formato do produto, procure sacudir ou batê-lo diariamente, além de deixá-lo em local bem ventilado com freqüência, para evitar odores;
- Fique atento às instruções de lavagem de cada travesseiro, pois nem todos podem ser lavados da mesma forma;
- Evite expor seu travesseiro ao sol, diretamente, pois isso compromete a resistência mecânica da espuma e acaba por diminuir sua vida útil;
- Recomenda-se trocar o produto no máximo a cada dois anos, para evitar fungos e bactérias



 Fonte: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2012/04/escolha-errada-do-travesseiro-pod

Nenhum comentário:

Postar um comentário