quarta-feira, 25 de abril de 2012

Os 7 Alimentos Funcionais indispensáveis para a saúde


PEIXE

São ricos em ácidos graxos  ômega 3 – gordura que traz  inúmeros benefícios à saúde. Diminui o risco de desenvolver  doenças cardiovasculares, ajuda  a controlar a pressão arterial e  auxilia na regeneração das células nervosas, diminuindo o  risco para Mal de Alzheimer.
Consumo = 2 a 3x/semana, de preferência assado, cozido ou  grelhado.
Dica os brasileiros não possuem o hábito de consumir peixes na alimentação a não ser em regiões praianas e ribeirinhas. Vamos aumentar o consumo olha os benefícios.






BRÓCOLIS

Boa fonte de vitaminas A e C, ácido  fólico, cálcio, selênio e potássio. 
Funciona como uma espécie de diurético desintoxicante,  combatendo as inflamações  intestinais e a anemia, previne  contra câncer de intestino, mama e  pulmão, doenças cardíacas e  distúrbios digestivos, além de  auxiliar na eliminação de bactérias  que podem causar úlceras de  estômago.
Consumo = 3 x/semana.
Dica ele é ótimo para o trato gastrointestinal.

ALHO

Fonte de cálcio, ferro, fósforo,  magnésio, potássio, selênio e  vitamina C. Diminui os níveis  de colesterol, preveni doenças  cardiovasculares e  aterosclerose, diminui o risco  de desenvolver câncer de cólon,  
possui grande ação  antioxidante.
Consumo = 4g/dia, o que equivale a 2 dentes de alho/dia.
Dica o alho é excelente para hipertensos, acrescente o alho em todas a preparações.





AVEIA

Auxilia na melhora do  funcionamento intestinal, devido à grande quantidade de fibras.  Diminuição dos níveis de  colesterol e auxilia no controle do  diabetes, o consumo regular está associado à prevenção de doenças  cardiovasculares e de alguns tipos  de câncer, como o do intestino e  do tubo digestivo.
Consumo = 2 colheres de sopa/dia adicionadas a sucos,  vitamina, leite, mingau, salada de frutas e preparações variadas.
Dica a aveia é excelente para obstipação e diminui os níveis de gordura, açúcar circulante no organismo..




TOMATE

Fontes de licopeno que atua no combate aos radicais livres,  substâncias responsáveis pelo envelhecimento precoce, é rico  em potássio, vitamina C, sódio,  cálcio, fósforo, ferro e magnésio. 
Diminuem o risco de ocorrência  de cânceres de próstata,  estômago, pulmão, esôfago,  trazendo também benefícios para  cânceres de mama, cervical,  pâncreas, reto e cólon.
Consumo = 2 colheres de sopa de molho de tomate fresco por dia. Dica o licopeno é melhor absorvido pelo organismo na forma de molho. No tomate cru a biodisponibilidade é menor.


AZEITE DE OLIVA 


Principal representante dos ácidos graxos monoinsaturados. Muitos  estudos comprovaram que o consumo  moderado de azeite de oliva extravirgem, combate a ação dos radicais  livres, ajuda a manter os níveis de  colesterol total dentro dos limites  normais e aumenta os níveis de colesterol bom.
Consumo = 2 colher de sopa rasa por dia.
Dica o azeite é excelente para saúde desde que não ultrapasse o limite desejável, pois cada ml de óleo contém 9 cal. Para quem está fazendo reeducação alimentar tome cuidado.


MAÇÃ

Rica fonte de potássio, ferro, vitaminas C e do Complexo B. A  principal fibra presente nessa  fruta é a pectina, que auxilia na  redução dos riscos de problemas  cardiovasculares e ainda diminui os níveis de colesterol sanguíneo.
Consumo = 1 maçã/dia.
Dica quem consome uma maçã por dia fica longe dos médicos. 


Os Alimentos Funcionais só fazem o efeito desejável como vocês podem perceber na  matéria se consumidos com frequência. Em breve postarei outros alimentos funcionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário