terça-feira, 1 de maio de 2012

Curiosidades sobre o Arroz

Ingrediente comum da culinária em diversos países, o arroz é originário da Ásia e cultivado há pelo menos 5 mil anos. Os grãos foram introduzidos no Egito e na Itália pelos árabes e deram origem a diversas receitas.
Na América, o arroz foi introduzido quando um navio castigado pelas tempestades chegou às docas de Charleston, na Carolina do Sul. O capitão da equipe deu algumas sementes a um fazendeiro local. A matéria-prima do risoto também era utilizada na China para fazer sorvete. No Brasil, o arroz está presente no dia-a-dia das mesas dos brasileiros. Um hábito bastante saudável  uma vez que a principal fonte de energia que precisamos provem dos carboidratos.

                                 90% das calorias do arroz vêm dos carboidratos.

Devido à importância do arroz na dieta, sua composição e suas características nutricionais estão diretamente relacionadas à saúde da população. Este cereal constitui-se em fonte de energia, devido ao alto teor de amido, fornecendo também proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. São observadas variações na composição do arroz, tanto devido ao genótipo quanto ao processamento, afetando as características nutricionais. O arroz apresenta efeito positivo na prevenção de diversas doenças crônicas devido a diferentes constituintes, e sua composição vem sendo melhorada através da genética, obtendo-se grãos com características nutricionais mais interessantes. 

  

A principal forma de consumo do grão no Brasil é  o arroz branco polido, este apresenta redução na concentração da maioria dos nutrientes, afetando significativamente as características nutricionais.

 




Nos últimos anos, pesquisas vêm sendo desenvolvidas visando contornar esses problemas, utilizando tanto o melhoramento convencional como a transgenia, obtendo-se grãos com características nutricionais mais interessantes para o consumo humano. Cada vez mais, o arroz se destaca não somente como um dos principais alimentos para a população, mas também como um alimento de qualidade, que pode auxiliar na manutenção da saúde, devendo ser incentivada a produção desse cereal e a continuidade das pesquisas.


A fibra alimentar exerce diferentes funções no organismo humano. Sua capacidade de retenção de água auxilia na prevenção da constipação (WARNER, 1981). Além disso, por não ser digerida, a fibra torna-se disponível para fermentação pela microflora no intestino grosso, com diferentes efeitos no organismo. O maior consumo de fibra na dieta tem sido associado à redução na pressão arterial, na concentração de colesterol total, colesterol LDL e triglicerídeos, e ao controle da glicose sanguínea (LI et al., 2003; BEHALL et al., 2006), auxiliando na prevenção e no controle de algumas doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.

O melhor tipo de arroz para o consumo são as variações integrais. Este conserva suas vitaminas,  minerais e fibras. Auxiliando na saúde intestinal, na obesidade, diabetes, etc.







Tipos de arroz 
  
Arroz Vermelho Apresenta uma película vermelha em seus grãos
Arroz Parboilizado Passa por tratamento em água fervente quando os nutrientes são transferidos para a parte interna dos grãos
Arroz Basmati Especialidade indiana, esse tipo de arroz é perfumado e saboroso. Muito utilizado na Itália, Portugal e Espanha, principalmente nas paellas
Arroz Tailândes 
Arroz Selvagem
Arroz Japonês
Arroz Raris
Arroz Branco
Arroz Integral


Composição centesimal média (% na matéria seca) de arroz integral, branco polido e parboilizado polido.


Constituinte
Arroz integral
Arroz branco polido
Arroz parboilizado
Amido total

74,12

87,58
58,08
Proteínas
10,46
8,94
9,44
Lipídios
2,52
0,36
0,69
Cinzas
1,15
0,30
0,67
Fibra total
11,76
2,87
4,15
Fibra insolúvel
8,93
1,05
1,63
Fibra solúvel
2,82
1,82
2,52










 A combinação do arroz com feijão é perfeita, pois se completam. O aminoácido que tem em um não tem no outro. Arroz é rico em Metionina e o Feijão é rico em Lisina. Esses aminoácidos precursores de proteínas são essenciais para o organismo porém, não são produzidos pelo organismo é preciso consumí-los diariamente.
O hábito de substituir refeições por lanches ou salgados não é saudável pois não irá suprir os nutrientes que o organismo necessita no dia. Lembrando que os estudos comprovam que brasileiros vêm substituindo cada vez mais refeições principais por comida rápidas.



A proporção ideal é de 3 porções de arroz para 1 porção de feijão.

Um comentário: