quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mulheres estão bebendo tanto quanto homens

As consequências da bebida alcoólica nas mulheres
Mulheres bebem tanto quanto homens. Esse foi o resultado de um estudo realizado pelo Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool). Há 20 anos a proporção de mulheres que bebiam era de uma para cada sete homens e em 2011 esse número chegou em 1  para 1. É claro que isso está associado ao espaço das mulheres na sociedade, que é cada dia maior e se iguala cada vez mais com o do homem, mas é preciso dizer que os danos da bebida alcoólica ao organismo feminino são bem maiores do que ao masculino.

“Em mulheres essas consequências podem ser ainda piores porque a mulher tem mais gordura e menos líquido no corpo, o que faz com que o álcool demore mais tempo para ser metabolizado e eliminado do organismo”, explica Flávia Moraes, nutricionista da rede Mundo Verde. O oncologista Ricardo Caponero, médico do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que o álcool também potencializa os fatores de risco de câncer de mama. “Não existem ainda estudos que comprovem a relação entre o álcool e o câncer de mama, mas sabe-se que a substância aumenta de 1,5 a duas vezes as probabilidades da doença”, diz.

Além de todos esses fatores, o álcool ainda está relacionado à gravidez precoce e à maior incidência de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). A psiquiatra Camila Magalhães explica que quando a mulher atinge o que chamamos de “beber pesado episódico” (HED – sigla em inglês), ou seja, ingere quatro ou mais doses de bebida numa única ocasião, ela fica mais vulnerável e suscetível a violência sexual e a DSTs.

E quando a mulher bebe durante a gravidez pode gerar filhos com Síndrome Alcoólica Fetal. O álcool tem ação direta no cérebro do feto, causando prejuízos no sistema nervoso central, como um retardamento neurológico e oscilações de humor. Fisicamente, ela poderá ter o lábio mais afilado, um maior distanciamento entre os olhos e apagamento do filtro nasal.

Depois de todos esses dados e informações é hora de parar para pensar se vale a pena exagerar nas bebidas alcoólicas. A ressaca na mulher leva mais tempo para ser eliminada e os efeitos são maiores que nos homens. Eu recomendo quando sair para beber nunca estar com estômago vazio e intercalar  sempre com bebidas não alcóolica (refrigerante, água, suco), assim o alcóol terá um efeito menos devastador no organismo.

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário