terça-feira, 24 de julho de 2012

Saiba mais sobre as doloridas Aftas

Normalmente conhecida como úlcera da membrana bucal, as aftas aparecem como pequenas e doloridas protuberâncias brancas ou amareladas. Provocam dor aguda nos primeiros dias, duram cerca de uma a duas semanas e cicatrizam sem causar menores problemas. 


Aftas maiores podem durar mais tempo e podem ser acompanhadas por fadiga, febre e inchaço dos gânglios linfáticos. Embora a causa das aftas seja desconhecida, os médicos acreditam que o problema possa ser uma reação imunológica anormal ou uma infecção viral. Em casos mais raros, as aftas podem ser um sintoma de um distúrbio sistêmico, como reações alérgicas a alimentos, anemia, doença celíaca, doença de Chron ou lúpus.

 Causas
 Ainda não se sabe exatamente o que provoca o aparecimento das aftas. Entretanto, alguns fatores, isolados ou em conjunto, podem ser determinantes.

 Sabe-se que as aftas são mais comuns em mulheres e que cerca de 30% das pessoas acometidas têm casos na família, talvez por associação genética ou exposição ambiental semelhante.

Pequenos machucados decorrentes de acidentes ou escovação excessiva podem criar ambiente propício ao aparecimento das aftas. Além disso, um sistema imunológico debilitado, carência de vitamina B12, reações alérgicas às bactérias bucais, doenças inflamatórias do sistema digestivo e até o estresse emocional podem contribuir para o surgimento das aftas.


  • É importante lembrar que as aftas NÃO são causadas pelos vírus herpes.

  • Deficiência de ferro, vitamina B12 a ácido fólico também foram associadas a uma maior propensão a aftas.

Os sintomas podem aparecer um ou dois dias antes de a afta surgir. É comum surgir ardor ou um tipo de queimação na região afetada. Quando as aftas aparecem em grande número, pode ser difícil engolir alimentos ou líquidos, especialmente os mais ácidos.
Eventualmente, podem aparecer gânglios no pescoço (“ínguas”), cansaço e até febre.

Melhor Evitar

  
Qualquer alimento ou bebida que possa irritar as úlceras como:   bebidas quentes, álcool, alimentos salgados ou condimentados e alimentos ácidos.

 
 









Pode Consumir 


Carnes magras, legumes, frutas secas, cereais e outros alimentos ricos em ferro; verduras de folhas verde-escuras, germe de trigo e legumes com ácido fólico; produtos magros derivados de animais, para obter vitamina B12.
Também ajuda quebrar pequenos pedaços de gelo e deixá-los dissolver na boca, como forma de aliviar a irritação.
  





Recomendações

Procure um médico

* Se as aftas forem muito grandes;

* Se as crises de aftas forem frequentes;

* Se for muito difícil deglutir (comidas ou líquidos);

* Se tiver dor que não melhora com analgésicos comuns;

* Se as lesões durarem mais de três semanas;

* Se surgirem lesões nos lábios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário