quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ministério da Saúde e a Sociedade de Pediatria lançam Campanha Nacional de Amamentação com a cantora Wanessa Camargo

A Campanha deste ano terá como tema "Amamentar hoje é pensar no futuro", e tem como madrinha a cantora Wanessa Camargo



Campanha tem como objetivo incentivar às mães brasileiras a amamentar até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até os sexto mês de vida do bebê. O leite materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil. Com o slogan Amamentar hoje é pensar no futuro, as peças trazem a madrinha da campanha Wanessa amamentando o seu primeiro filho e com orientações para as mulheres sobre como amamentar e quais os benefícios dessa prática.


 A Organização Mundial de Saúde recomenda a amamentação exclusiva por 6 meses e a continuidade da amamentação até os 2 anos ou mais. 

O leite materno tem poder imunológico funciona como uma primeira vacina, seu grau de proteção é único, as crianças amamentadas ao seio tem menor risco de morrer por doenças infecciosas e redução das doenças gastrointestinais, diarréias, pneumonias e meningite; possui anticorpos, leucócitos que protegem contra a maioria das bactérias e vírus; alergia alimentar são menos frequentes em crianças amamentadas exclusiva. É considerado o alimento mais completo.



No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o país. A pasta também tem o apoio de organismos internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

Pesquisa da Organização Mundial da Saúde e do Unicef, realizada em 2009, mostra que 43% das mães param de amamentar antes que a criança complete três meses de vida. A pesquisa revela que 58% das mulheres em fase de amamentação apresentam algum tipo de trauma nos mamilos. Os machucados mais comuns são rachaduras no bico dos seios. 

Benefícios do Aleitamento Materno

O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos.
É bom que o bebê continue sendo amamentado até 2 anos ou mais. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.


Benefícios para o bebê

- O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele.
- Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças.
- Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho.
- A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.
- Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.


Benefícios para a mãe
 
- Reduz o peso mais rapidamente após o parto.
- Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia de anemia após o parto.
- Reduz o risco de diabetes.
- Reduz o risco de câncer de mama e de ovário.
- Pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez nos primeiros seis meses desde que a mãe esteja amamentando
exclusivamente (a criança não recebe nenhum outro alimento) e em livre demanda (dia e noite, sempre
que o bebê quiser) e ainda não tenha menstruado.




Veja o video

Nenhum comentário:

Postar um comentário