quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Saiba o que é Nutrição Funcional

A Nutrição Funcional trabalha com a prescrição dos alimentos de forma individualizada. Atua correlacionando sinais, sintomas e características do paciente com carência ou excesso de nutrientes. Dessa forma, é possível ajustar a alimentação e auxiliar no equilíbrio do organismo ou manutenção da saúde.



Centrada no indivíduo, a Nutrição Funcional busca não apenas a ausência de doenças crônicas degenerativas não transmissíveis como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, mas a saúde integral. Contribuir para que as pessoas não apresentem depressão, TPM (síndrome da tensão pré-menstrual), alterações na pele, queda de cabelo, hiperatividade, obstipação intestinal (intestino preso) entre outros problemas é o que faz da Nutrição Funcional a Ciência do Futuro.


Os alimentos funcionais são definidos pelo International Food Information Council (IFIC) como alimentos que provêm benefícios adicionais à saúde aos já atribuídos nutrientes que contêm. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), de acordo com a resolução nº 18, de 30 de abril de 1999, alega que propriedade funcional é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, no desenvolvimento, na manutenção e em outras funções normais do organismo humano. Esse mesmo órgão descreve como alegação de propriedade de saúde aquela que afirma, sugere ou implica a existência de relação entre o alimento ou ingrediente e a doença ou condição relacionada à saúde.

Nutrientes são necessários para o desenvolvimento e crescimento normais dos indivíduos. Mas não é somente para todas essas necessidades, é preciso também, proteger os indivíduos contra os riscos por agressões genéticas e do meio ambiente, incluindo os hábitos
 alimentares, reduzindo riscos que poderiam ser minimizados ou, protelados, através de uma nutrição preventiva, iniciada logo após o desmame e continuada ao longo de toda a vida.

 Os nutrientes em geral, agem em conjunto. A carência de qualquer nutriente essencial, mesmo aquele necessário em quantidades irrisórias, pode determinar a alteração do equilíbrio geral do organismo. Existe a “lei do mínimo”, segundo a qual o nutriente que está
em menor quantidade, proporcionalmente, determina o desempenho total do organismo
.
Em resumo se falta de um lado ele retira do outro, não importando se é mais necessário ou não.

Veja o que mudou em 40 anos atrás em relação ao estilo de vida e alimentação

                                                                                                   40 ANOS ATRÁS

-Solo rico em nutrientes.
-Alimentação equilibrada, natural, valorizada, e
no tempo certo.
-Qualidade Ambiental.
-Atividade física regular (no trabalho).
-Menor estresse psicológico e social.
-Medicina mais natural e integrada



ATUALMENTE

 -Solo pobre em nutrientes.
-Alimentação desequilibrada,pouco natural, com excesso de químicos ,
fora de hora e sem tempo adequado.
-Qualidade ambiental ruim.
-Atividade Física não regular.
-Alto estresse social e psicológico .
-Medicina mais especializada, menos integrada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário