quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Hipoglicemia em diabéticos

Embora o diabetes seja caracterizado por níveis altos de glicose no sangue, um dos maiores medos do tratamento dos diabéticos é exatamente o contrário, a Hipoglicemia (níveis baixos de glicose na corrente sanguinea).

O organismo na tentativa de baixar esses níveis,  acaba baixando mais do que deveria. Isso é comum com alguns remédios orais (como as sulfas), mas ainda mais frequente com o uso da Insulina. Nos diabéticos do tipo 1, ou seja, aqueles que não produzem insulina e portanto necessitam de insulina exógena para viver, com várias aplicações ao dia, a presença de hipoglicemias é praticamente inevitável para quem quer atingir um bom controle.

O importante é que sejam hipoglicemias leves (acima de 60mg/dL nos aparelhos de ponta de dedo), infrequentes e sintomáticas, isto é, que o paciente saiba reconhecê-las e tratá-las prontamente. Deve-se também evitar ao máximo hipoglicemias noturnas.

Quando um diabético tem muitas hipoglicemias, ele passa a ter menos sintomas e isso pode ser perigoso, pois hipoglicemias graves podem ter consequências sérias. É importante ressaltar isto, pois é comum diabéticos referirem estar felizes por não ter mais os incômodos sintomas da hipoglicemia. Os mais comuns são sudorese, mal estar, tremores, mas pode ocorrer desmaios. Também é comum, principalmente em idosos, sintomas neurológicos como confusão mental, perda de memória, atitudes estranhas... Em geral, os sintomas melhoram após comer.

O ideal é comer alimentos com alto índice glicêmico em crises de hipoglicemia 
  •  Suco, água com açúcar, bolacha, fruta, balas. Chocolate e leite não são recomendados pois tem gordura e com isso a absorção é mais lenta e a hipoglicemia demora mais para resolver. 
  •  Importante: deve-se comer com Moderação, isto é, um copo de água com açúcar ou 1 fruta ou 2 balas ou 2 bolachas ou 1 copo de suco ou refrigerante normal. 
Um dos principais problemas relacionados à tentativa de correção de hipoglicemia é o hipertratamento. Quando ocorre hipoglicemia, os sintomas são tão desagradáveis, por vezes tão angustiantes, que não é incomum que pessoas com diabetes passem a comer continuamente até ficarem assintomáticas. O resultado é a intensa hiperglicemia após o evento hipoglicêmico e instabilidade glicêmica.

  • em média 15 gramas de carboidrato aumentam a glicemia em 40 a 50 mg/dL;
  • a absorção de carboidrato pelo trato gastrintestinal não é instantânea, por isso, recomenda-se a ingestão de 15 gramas de carboidrato simples e após 15 minutos repetir o procedimento, se necessário.
Veja a diferença entre os Sintomas da Hiperglicemia e Hipoglicemia
Para evitar um episódio de hipoglicemia deve-se:
  • Manter os horários das refeições, não pular refeições, evitar jejum prolongado, principalmente antes de uma atividade física, tentar não variar muito os tipos e as quantidades de alimentos em cada refeição.
  • Ou seja, comer de três em três horas, comer antes das atividades físicas, seguir o plano alimentar da sua nutricionista, ter visitas frequentes ao médico.


 
A Sociedade Brasileira de Diabetes tem ainda algumas outras recomedações: http://www.diabetes.org.br/perguntas-e-respostas/122-como-cuidar-de-uma-hipoglicemia#.UASB0pJixVo.facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário