sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Veja as calorias das bebidas alcoólicas e não alcoólicas

Tome cuidado comas bebidas destiladas o teor alcoólico é bem mais alto e as calorias também. Altere sempre a bebiba alcoólica com água para diminuir a ressaca. Lembrando que a bebida alcoólica diminue os reflexos motores, não dirija se beber.



Pesquisa indica que consumo de bebidas adoçadas com açúcar aumenta o risco para obesidade

Estudo publicado na revista The New England Journal of Medicine demonstrou que o consumo frequente de bebidas adoçadas com açúcares simples, como os refrigerantes, aumenta a predisposição genética para a obesidade.

Foram avaliados 33.097 indivíduos (28.674 mulheres e 4.423 homens) e utilizados questionários de frequência alimentar semiquantitativo para avaliar a ingestão de alimentos e bebidas. As bebidas adoçadas com açúcar analisadas foram: refrigerantes com ou sem cafeína, bebidas gaseificadas, sucos industrializados e outros.

Os participantes foram divididos em quatro grupos, a partir da quantidade de bebidas adoçadas com açúcar que consumiam: a) menos de uma bebida por mês; b) uma a quatro bebidas por mês; c) duas ou três por semana; d) uma ou mais bebidas por dia.

Foram selecionados 32 polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) relacionados com a obesidade e atribuídas pontuações entre 0 e 64, sendo que os valores mais elevados indicariam uma maior predisposição genética para a obesidade.

Os pesquisadores descobriram que os indivíduos com 10 pontos de predisposição genética para obesidade, mas que consumiam menos de uma bebida por mês não apresentaram aumento de risco para obesidade. Entretanto, os indivíduos com 10 pontos de predisposição genética e com consumo de uma a quatro bebidas por mês apresentaram aumento no risco para obesidade em 12%, em 38% para o consumo de 2-3  bebidas por semana e em 78% para uma ou mais bebidas por dia.

Os autores da pesquisa verificaram que os indivíduos com essa mesma pontuação de predisposição genética, mas que tinham hábitos alimentares saudáveis, como consumo diário de frutas e hortaliças, apresentaram diminuição do risco para obesidade.

“Nossas descobertas reforçam a necessidade de intervenções que reduzam a ingestão de bebidas açucaradas como um meio de reduzir o risco de obesidade e doenças relacionadas”, destacam os autores.
“Em conclusão, nossos dados fornecem evidências consistentes de que o maior consumo de bebidas adoçadas com açúcar está associado com o aumento na predisposição genética para a obesidade entre mulheres e homens”, concluem.
Qi Q, Chu AY, Kang JH, Jensen MK, Curhan GC, Pasquale LR, et al. Sugar-sweetened beverages and genetic risk of obesity. N Engl J Med. 2012;367(15):1387-96.
Fonte: Nutritotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário