segunda-feira, 4 de março de 2013

Conheça a Quinua

Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.), uma Chenopodiaceae originária dos Andes, destaca-se por tolerância à seca, elevada qualidade da proteína, baixo colesterol, ausência de glúten (útil a pacientes celíacos), e uso na alimentação animal.


 É um grão nativo dos Andes e melhor cultivado nos altiplanos e vales altos da Bolívia. Há mais de oito mil anos, é considerado sagrado pelos incas.
A sua cultura foi banida pelos conquistadores espanhóis e caiu no esquecimento.


 O principal mérito da Quinua é que seus grãos possuem proteína de alto valor biológico, ou seja, é bastante aproveitada pelo organismo humano. Seus grãos ofertam todos os aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo e devem ser obtidos pela alimentação), sendo especialmente ricos em lisina (aminoácido essencial com funções chaves de desenvolvimento celular e crescimento do organismo, mas não muito abundante no reino vegetal).
Além de ser fonte de proteína de alta qualidade e possuir baixos valores de gorduras saturadas, a Quinua possui quantidades importantes de fibras, ferro, cálcio e vitaminas quando comparada a outros tipos de cereais. E não contém glúten.



Todas as pessoas recebem os benefícios da Quinua quando a incorporam ao seu cardápio diário, mas algumas necessitam mais das qualidades desse cereal e tornam-se os públicos-alvo.
  • Vegetarianos restritos (que não consomem alimentos de origem animal, onde são encontradas as maiores fontes protéicas),
  •  atletas (que requerem um maior aporte de aminoácidos), 
  • celíacos (que são intolerantes ao glúten presente na farinha de trigo) 
  • e populações carentes de países pobres, formam o grupo mais bem auxiliado pelas propriedades da Quinua.
A Quinua pode ser encontrada sob a forma de flocos, grãos e farinhas, além de derivados como macarrão e barras energéticas. As formas de preparo são variadas.













 2013 é o Ano Internacional da Quinoa, declara a ONU
A ação pretende divulgar os benefícios do alimento e promover a agricultura







Considerada um dos superalimentos nos últimos tempos, a quinoa acaba de ganhar um ano dedicado exclusivamente a ela. Na semana passada, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou oficialmente que 2013 é o Ano Internacional da Quinoa.


“Espero que este Ano Internacional seja um catalisador para aprender sobre o potencial da quinoa para a segurança alimentar e nutricional, para reduzir a pobreza – especialmente entre os pequenos agricultores do mundo – e para a agricultura ambientalmente sustentável”, disse Ban Ki-moon, secretário-geral da instituição, no lançamento da ação que aconteceu na sede da ONU em Nova York, nos Estados Unidos.

Além disso, a adaptabilidade e versatilidade do alimento permitem que a quinoa seja cultivada nos mais diferentes ambientes, facilitando sua produção e comercialização.

Desde que a NASA a incorporou ao seu cardápio básico, utilizando-a em viagens espaciais de longa duração, a Quinua vem sendo largamente divulgada e considerada um dos cultivos promissores para a humanidade junto ao Amaranto.


Quinua também pode se chamada de Quinoa (devido ao seu nome científico Chenopodium quinoa W.) ou Quínua, como é chamada em seu país de origem;
É importante lavar bem os grãos de Quinua em água quente antes de consumí-los, pois a forma crua possui fatores antinutricionais que reduzem o valor biológico de suas proteínas



Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário