quarta-feira, 6 de março de 2013

Chocolate Amargo o melhor para saúde

 Veja alguns benefícios à saúde que estão relacionados ao consumo de chocolate amargo.

O chocolate tal como é consumido hoje é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização da América. Astecas e Maias já utilizavam o fruto sagrado e dele produziam um líquido amargo e escuro ao qual chamavam tchocolatl. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central, foi levada para europa pelos colonizadores.



O chocolate é um alimento, encontrado na forma pastosa, sólida e de bebida doce ou amarga, feito a partir da amêndoa torrada do cacau. O segredo do chocolate amargo está na altíssima concentração de certos flavonóides, como as catequinas, substâncias encontradas no cacau. São elas que agem nas artérias, promovendo a queda da pressão. Esses compostos elevam a produção de óxido nítrico, um vasodilatador natural.



O chocolate amargo é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas. Deve-se usar um mínimo de 35% de cacau, segundo as normas européias.

  

Diminui o risco de ataque cardíaco

Um estudo feito em 2011 na Suíça mostrou que mulheres que comeram mais de 45 gramas de chocolate pro semana têm 20% a menos de chance de ter um ataque cardíaco, quando comparadas quando às que comem menos que 9 gramas por semana.

Aumenta a saúde do coração

Pessoas que consomem chocolate regularmente podem ver sua pressão sanguínea diminuída, menor risco de doenças do coração e até mesmo de doenças cardiovasculares, uma vez que o chocolate amargo tem propriedades antiinflamatórias.

Aumenta a sensação de saciedade

Rico em fibras, o chocolate amargo pode trazer a sensação de saciedade. De acordo com um estudo conduzido pela universidade de Copenhagen, comer chocolate pode até mesmo diminuir o desejo por alimentos doces, muito salgados ou gordurosos.

Pode combater a diabete 
Um pequeno estudo italiano de 2005 mostrou que comer chocolate regularmente pode aumentar a sensibilidade à insulina, reduzindo o risco de diabetes.

Protege a pele 
Ao contrário do que muita gente pensa, o chocolate pode sim fazer bem para a pele. O chocolate escuro contém antioxidantes chamados flavonoides, que oferecem proteção contra os raios UV.

Ameniza a tosse

Um ingrediente presente no chocolate chamado teobramina parece reduzir a atividade da parte do cérebro responsável por desencadear a tosse.

Melhora o humor

Pessoas que comem chocolate se mostram menos estressadas.

Melhora o fluxo sanguíneo

O cacau tem propriedades anticoagulantes que trabalham de forma semelhante à aspirina, podendo atuar na melhora da circulação e do fluxo sanguíneo.

O chocolate melhora a visão

Devido à capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo, especialmente no cérebro, pesquisadores da University of Reading concluíram, a partir de um pequeno estudo de 2011, que o chocolate também pode aumentar o fluxo de sangue para a retina, e, dessa forma, melhorar a visão.

Pode aumentar a inteligência

O aumento do fluxo sanguíneo no cérebro criado pelos flavonoides do cacau aparentemente mantém as pessoas mais alertas e acordas, de acordo com um estudo britânico, colaborando para o melhor desempenho em tarefas. 

 

 Encontram-se no mercado as seguintes formas de chocolate:

 

  •  Chocolate amargo:
  •  
    É o mais escuro de todos e tem sabor amargo. É produzido com massa de cacau, manteiga de cacau, com grãos de cacau torrados, sem adição de leite e com menos açúcar. É o tipo de chocolate mais indicado para o consumo no dia a dia, garantindo benefícios a saúde por causa de seu alto teor de flavonoides.
  •  Chocolate meio amargo:
  •  
    É bastante escuro, e tem sabor amargo. É produzido com menos massa de cacau, manteiga de cacau, com menos grãos de cacau torrados, não tem adição de leite e com menos açúcar. É um tipo de chocolate também indicado para o consumo no dia a dia, garantindo benefícios à saúde por causa de seu ainda alto teor de flavonoides.
  • Chocolate ao leite:
  •  
    O chocolate ao leite diferencia-se em sua constituição em relação aos outros dois primeiros por ter um maior percentual de leite em pó e açúcar do que cacau (por isso é mais doce). Não tem praticamente nenhuma atividade cadioprotetora.
  • Chocolate branco:
  •  
    O chocolate branco, é feito com leite em pó, açúcar e com a manteiga do cacau (não com o fruto). Não tem nenhuma atividade cadioprotetora.
  • Chocolate colorido:
  •  
    O chocolate colorido, é feito com leite em pó, açúcar, corantes e com a manteiga do cacau (não com o fruto). Não tem nenhuma atividade cadioprotetora.
  • Chocolate diet ao leite:
  •  
    O chocolate diet ao leite possui na composição: massa de cacau, manteiga de cacau, vanilina (aroma baunilha), sorbitol, sacarina,(para substituir o açúcar) e leite em pó, com uma pequena percentagem de cacau. Não tem praticamente nenhuma atividade cadioprotetora.
  • Chocolate diet branco:
  •  
    O chocolate branco, é feito com leite em pó, vanilina (aroma baunilha), sorbitol e sacarina,(para substituir o açúcar). Não tem nenhuma atividade cadioprotetora.
Segundo estudos, o brasileiro não só consome pouco chocolate como a preferência recai sobre o chocolate ao leite, ou seja, um alimento com maior quantidade de açúcar e de gordura, e com nenhuma propriedade nutricional benéfica à saúde.

Portanto, na hora de escolher o chocolate que você vai comer, é indicado optar por aqueles com maior quantidade de cacau em sua formulação, eles tem menos gordura, menos açúcares por conta do cacau.

 E, além disso, vale lembrar que, mesmo com todos esses benefícios, o chocolate é um alimento de alto valor energético e com grande quantidade de gorduras, assim, devendo ser consumido com moderação


O consumo diário recomendado pelo Ministério da Saúde é de 30 gramas. O consumo exagerado pode estragar os benefícios do chocolate

 

Benefícios do chocolate amargo

 

O chocolate escuro é rico em flavonóides epicatequina e ácido gálico, que são antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração. Outros estudos também observaram que ocorre uma pequena diminuição na pressão sangüínea após o consumo diário de chocolate amargo
  
Os resultados ligados ao chocolate escuro foram bastante positivos, mas os especialistas reiteram que o alimento é rico em gordura saturada e calorias, por isso, deve ser ingerido com moderação.
Ingerir grandes quantidades de alimentos altamente energéticos, tais como o chocolate, aumenta o risco de obesidade. O ideal seria 1 quadradinho de uma barra /dia de chocolate amargo com 50 a 70% de cacau.

Outra opção saudável para quem não pode consumir o chocolate é o ALFARROBA, você conhece!

Tem cara de chocolate, gosto de chocolate, mas não é chocolate. Além de nutritivos, os produtos feitos com alfarroba são isentos de lactose, glúten e açúcar, podendo ser consumidos inclusive por quem tem alergia ao leite e diabéticos.

Naturalmente doce, a Alfarroba dispensa o uso de açúcar na fabricação de seus produtos. É uma ótima alternativa ao chocolate, pois além de não conter estimulantes como cafeína e teobromina, ela é rica em vitaminas e minerais. Em 100gr do produto você encontra 303mg de cálcio, 633mg de potássio e 126mg de fósforo, além de outros minerais como ferro e zinco e vitaminas E, B6 e B12. 

  O alfarroba é encontrado em casa de produtos naturais.

   

 Veja os 10 Maiores consumidores de chocolate do mundo:

  1. Alemanha: 11,16 kg por pessoa ao ano
  2. Reino Unido: 10,29 kg por pessoa ao ano
  3. Suíça: 10,05 kg por pessoa ao ano
  4. Bélgica: 9,25 kg por pessoa ao ano
  5. Noruega: 8,76 kg por pessoa ao ano
  6. Áustria: 8,22 kg por pessoa ao ano
  7. Dinamarca: 7,65 kg por pessoa ao ano
  8. Irlanda: 7,64 kg por pessoa ao ano
  9. França: 7,07 kg por pessoa ao ano
  10. Finlândia: 6,92 kg por pessoa ao ano
  11. Brasil: 2,16 kg por pessoa ao ano

Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário