sábado, 16 de março de 2013

Glândula Tireóide: pequena porém de grande importância

A função da glândula tireóide é produzir, armazenar e liberar hormônios tireoideanos na corrente sanguínea. Estes hormônios, também conhecidos como T3 e T4, agem em quase todas as células do corpo, e ajudam a controlar suas funções. 




Se os níveis destes hormônios tireoideanos no sangue estão baixos, seu corpo funciona mais lentamente. Esta condição se denomina hipotireoidismo.
Se existe um aumento dos níveis dos hormônios tireoidianos no sangue, seu corpo trabalha mais rapidamente. Esta condição se denomina hipertireoidismo

Glândula Tireóide

Produz os hormônios T3 Triidotironina e T4 tiroxina, que apresentam o elemento químico Iodo na sua composição. Sendo assim, a deficiência de Iodo compromete a produção hormonal, podendo levar ao desenvolvimento do Bócio - uma hipertrofia da Tireoide, causada pelo estimulo hipofisário que entende a não produção de hormônios como problema na glândula.

Outro hormônio produzido é a Calcitonina, um dos responsáveis pela regulação do cálcio no organismo. Sua função é  reduzir a concentração de íons Ca 2+ no sangue, fixando-os nos ossos.


Hipotiroidismo


O hipotiroidismo é uma condição decorrente da baixa produção de hormônios pela glândula tiroide.

Nos quadros mais leves, em que a diminuição dos hormônios não está tão acentuada, o paciente pode ter poucos ou até nenhum sintoma, o que dificulta o diagnóstico.

Com a piora da disfunção, pode apresentar uma variedade grande de queixas, entre as quais cansaço, depressão, raciocínio lento, pele e cabelos ressecados, unhas quebradiças, prisão de ventre, fraqueza muscular, anemia, perda de apetite, aumento de peso, intolerância ao frio, inchaço no rosto e nos membros inferiores, elevação do colesterol sanguíneo e, na mulher, irregularidades no ciclo menstrual e surgimento anormal de leite nas mamas.

Nos adultos, a maioria dos casos de hipotiroidismo tem, como causa, a tiroidite de Hashimoto, que, na verdade, é uma doença autoimune determinada por um descontrole do sistema imunológico, que passa a produzir anticorpos que se voltam contra a tiroide. Esse ataque compromete o funcionamento da glândula, que, assim, diminui sensivelmente a produção hormonal.

A doença ainda pode ocorrer depois de cirurgia para a retirada da tiroide, feita em decorrência de tumor ou de aumento acentuado da glândula – o bócio. Além disso, pode surgir como conseqüência do uso continuado de medicamentos ou de tratamentos que interfiram na produção dos hormônios tiroidianos.

Outra causa importante é a dieta pobre em iodo, elemento usado pela tiroide para sintetizar tiroxina e triiodotironina, presente sobretudo no sal marinho e em frutos do mar.

Já nos recém-nascidos, o hipotiroidismo provém de anomalias na formação da tiroide e, em menor escala, da ausência de substâncias que participam da fabricação de T4 e T3. Ambas as situações derivam de alterações genéticas ainda não totalmente esclarecidas.


Hipertiroidismo

O hipertiroidismo é uma doença marcada pelo funcionamento exagerado da tiróide.

Numa fase mais leve, a doença pode até passar despercebida e ser diagnosticada apenas em exames de rotina, mas, com sua progressão, os sintomas podem incomodar bastante, com risco de haver complicações cardíacas importantes, como a arritmia, que evidentemente pode ser evitada com tratamento adequado.

O hipertiroidismo afeta sobretudo as mulheres, especialmente na faixa etária dos 20 aos 40 anos

Os principais sintomas incluem fraqueza muscular, tremores nas mãos, batimentos cardíacos acelerados, fadiga, perda de peso importante, fome excessiva, diarréia ou aumento do número de evacuações, irritabilidade e agitação, ansiedade, insônia, sudorese excessiva, sensação exagerada de calor e irregularidade menstrual. Esses sinais clínicos raramente surgem em conjunto e podem nem estar presentes na fase inicial da doença.

Há várias causas para o hipertiroidismo, mas a mais comum é a doença de Graves, um processo auto-imune no qual o sistema imunológico, em decorrência de um descontrole de origem desconhecida, passa a produzir anticorpos que estimulam o funcionamento da glândula.

Outras causas de hipertiroidismo incluem nódulos tiroidianos que produzem hormônios tiroidianos em excesso (chamados de “nódulos quentes” ou “nódulos tóxicos”) e tiroidites, ou seja, inflamação da tiróide, que pode causar hipertiroidismo passageiro.

O hipertiroidismo também pode surgir como consequência da ingestão exagerada de hormônios tiroidianos, usados no tratamento do hipotiroidismo e em fórmulas para emagrecimento.

Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário