domingo, 7 de abril de 2013

Manteiga ou Margarina

Um assunto bastante polêmico.  Embora os sabores sejam relativamente semelhantes, as origens são completamente distintas: a manteiga é derivada da gordura do leite e, por isso, tem origem animal. Já a margarina é obtida por meio da hidrogenação parcial de óleos vegetais


MARGARINA

A margarina era feita a partir da hidrogenação de óleos vegetais, ricas em gorduras trans. Como foram descobertos os males associados à esse tipo de gordura, a indústria modificou a composição da margarina adicionando gorduras interestificadas, que também não são ideais, já que podem aumentar os níveis de glicose no sangue e contribuir para o aumento do colesterol ruim (LDL).
 Além disso, esse tipo de gordura é estranha ao organismo que não consegue metabolizá-la apropriadamente. Por isso, mesmo as versões de margarina light ou enriquecidas com cálcio e ômega 3 devem ser evitadas.
Seu processo atual inclui o uso de solventes de petróleo (geralmente o hexano, bem barato), ácido fosfórico, soda, resultando numa substância marrom e malcheirosa, que sofre novo tratamento com ácidos clorídrico ou sulfúrico, altas temperaturas e catalisação com níquel, que deixa o produto parcialmente hidrogenado. Isso resulta em um produto com longo prazo de conservação, textura firme mesmo em temperatura ambiente, que não rancifica, não pega fungos nem é atacado por insetos ou roedores. 

O processo todo acaba por formar uma substância rica em um tipo particular de gordura chamado "trans", insólita na natureza e de efeitos nocivos ao homem. Além disso, o principal predicado da margarina é ser rica em óleos poliinsaturados, que contribuem para um grande número de doenças.
A margarina pode estar relacionada a disfunções imunológicas, danos em fígado, pulmão e órgãos reprodutivos, a distúrbios digestivos, diminuição na capacidade de aprendizado e crescimento, problemas de peso, aumento no risco de câncer e, principalmente, a transtornos do metabolismo do colesterol, incremento de aterosclerose e doenças cardíacas. Ou seja, a margarina promove o que ela se propõe a tratar.

                                                                                                                                   
MANTEIGA
A manteiga, por ser derivada do leite, possui níveis de colesterol e de gorduras saturadas, e tem, sim, um valor calórico considerável. No entanto, se consumida com moderação, faz bem à saúde:A manteiga é naturalmente rica em ômega 6, que é um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do organismo, combatendo o colesterol ruim e os altos níveis de glicose no sangue. Também auxilia na absorção de alguns nutrientes importantes, como as vitaminas A, B, E e K. Além disso, o organismo reconhece a gordura da manteiga como natural e consegue metabolizá-la. O ideal é consumir duas colheres de chá de manteiga por dia. Se não houver exageros, a manteiga não compromete a dieta e faz até bem à saúde

A manteiga, por sua vez, é saudável, acompanha a humanidade há dezenas de séculos, pode ser feita artesanalmente no ambiente familiar e só foi considerada nociva e politicamente incorreta após a Revolução Industrial, que conseguiu deformar nosso entendimento de saúde e bom senso.







Manteiga ou margarina?




A manteiga possui altos níveis de colesterol e de gorduras saturadas, pois é feita a partir da gordura do leite. Já a margarina é obtida por meio da hidrogenação parcial de óleos vegetais - ricos em gorduras insaturadas, ou seja: gordura trans.

Com as descobertas sobre os males da gordura trans para saúde, a industria modificou a composição da margarina adicionando gorduras interesterificadas, também prejudicial a saúde, pois estudos mostram que esse tipo de gordura pode aumentar os níveis de glicose no sangue favorecendo o desenvolvimento de um diabetes.

Resumindo....
-Comer margarina ao inves de manteiga aumenta em ate 53% o risco de desenvolver doencas coronarianas principalmente em mulheres;
- A margarina triplica o risco de doencas coronarianas e aumenta em ate cinco vezes o risco de cancer
- A margarina, aumenta o colesterol total, diminui o HDL ("bom" colesterol) e aumenta o LDL (colesterol "ruim")


Além disso:
- A manteiga, principalmente aquelas naturais, conhecidas como "manteigas da terra" tem açãao anti-fungica e, ao contrario do que se pensa: NÃO AUMENTA O COLESTEROL!
- A manteiga é naturalmente rica em omega-6 (um tipo de gordura essencial ao nosso corpo)
- A manteiga aumenta a absorcao de alguns nutrientes presentes em outros alimentos como, por exemplo, vitaminas A, D, E e K, além de ser tambem fonte natural de algumas dessas vitaminas, enquanto que as vitaminas presentes na margarina são adicionadas industrialmente.

Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário