sábado, 20 de abril de 2013

Níveis de Iodo no Sal serão reduzidos no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em 16 de abril de 2013 a redução dos níveis de iodo adicionados no sal para consumo humano no Brasil.

      Os novos valores de adição de iodo no sal deverão ficar entre 15 a 45 mg/kg de sal, sendo que                             valor adicionado atualmente fica na faixa de 20 a 60 mg/kg de sal.
O objetivo desses novos valores é adequar os níveis de iodo de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pois pesquisas revelam que a população brasileira tem uma taxa de consumo de iodo maior do que é recomendado pela OMS.

O iodo é um componente essencial dos hormônios da tiroide e a sua deficiência causa distúrbios que incluem o bócio, retardo mental, anormalidades do crescimento e desenvolvimento em crianças. 
Por essa razão, a partir da década de 50, a adição de iodo no sal foi adotada como estratégia de prevenção de sua deficiência nutricional.

No entanto, com os novos padrões de consumo alimentar do brasileiro, por ingestão excessiva de alimentos ricos em sal, houve um excesso também do consumo de iodo, que pode trazer:
  •  dados à saúde, especialmente doenças relacionadas com a glândula tireoide, como o hipertireoidismo em idosos e a síndrome de Hashimoto, uma doença autoimune.

De acordo com Patrícia Jaime, coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, “esse acordo incentiva a indústria a oferecer alimentos menos prejudiciais à saúde e reforça o compromisso do governo federal na promoção de hábitos de vida mais saudáveis dos brasileiros. Com a iniciativa, o Brasil protagoniza a elaboração de um modelo que pode virar referência para diversos países”.

A Anvisa disponibilizou a apresentação, em slides, que reúne diversas constatações que justificam a redução de iodo no sal. A apresentação inclui as funções biológicas do iodo, as consequências da deficiência de iodo, a ingestão diária recomendada, entre outras questões relevantes.


Clique abaixo para conhecer o documento completo
http://www.nutritotal.com.br/diretrizes/files/299--IodonoSal.pdf


Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário