quinta-feira, 16 de maio de 2013

Conheça os benefícios dos Chás

O chá é a bebida mais consumida no mundo, logo depois da água. Está disponível em mil e um sabores e contém imensos antioxidantes. Ao longo dos últimos anos, os estudos à volta desta bebida têm-se multiplicado e os benefícios para a saúde também.

 Os benefícios dependem do chá ou da infusão. Alguns são digestivos, calmantes, termogênicos (aceleram o metabolismo), combatem o envelhecimento precoce e diminuem a produção de radicais livres, ajudando a evitar algumas doenças.



O melhor jeito de consumir o chá é usando as próprias folhas, naturais ou desidratadas.

Os de saquinho, vendidos em supermercados, são feitos com folhas não tão boas e podem conter outras partes da planta. Podem estar misturados pequenos pedaços do talo e sementes, o que diminui o efeito desejado, além de não revelar o real aroma e sabor da bebida.

Na hora de consumir a bebida, o ideal é evitar açúcar ou adoçante. “O chá pode ser consumido quente, morno ou frio. Tradicionalmente, a bebida é consumida sem açúcar e sem adoçantes, por chineses e japoneses. É uma questão de hábito.


Você sabia que os chás verde, preto, branco e oolong derivam da mesma planta?
 Os graus de oxidação da Camellia sinensis é que os diferenciam:



- Chá preto: É de longe o tipo mais popular no mundo ocidental: mais de 90% do chá consumido é preto. Marcado pelo seu sabor intenso e cor escura, é também conhecido como chá vermelho. É produzido por meio da oxidação intensa das suas folhas, o que o leva também a ter o teor mais elevado de cafeína dentre todos os tipos de chá.

- Chá Branco: Trata-se de um chá feito a partir de folhas ainda jovens, sem oxidação. Por esse motivo, é também o que tem menor teor de cafeína. As semelhanças da produção fazem com que seja considerado, com alguma frequência, um subtipo de chá verde.

- Chá Verde:  É o tipo mais popular no oriente. No Japão nem é referido como “verde”, apenas como chá. É submetido a uma oxidação mínima, contém um teor muito reduzido de cafeína e as suas propriedades medicinais são conhecidas há vários milênios

- Chá Oolong: Tipicamente chinês, seu nome significa “dragão negro”. É caracterizado por uma oxidação variável, mas sempre inferior à do chá preto e superior à do verde. O sabor aproxima-se mais desse último, mas sem deixar de realçar o sabor de “ervas” característico do chá verde e que desagrada a muitas pessoas.

Outros chás
 Cidreira: indicado para combater cólicas e gases, é ainda um calmante natural para estados de nervosismo e de insônia.

Dente-de-leão e boldo: ajuda na desintoxicação o fígado, má digestão, gases e intolerância a gordura.

Gengibre:  acalma o sistema digestivo, é um excelente energizante natural.

Hortelã/Menta: relaxa os intestinos, incentivando o seu funcionamento pleno e regular, sendo ainda aconselhado para perturbações de estômago.

Valeriana: considerado um substituto natural dos vulgares comprimidos para dormir.

Hibiscus: diurético, cólicas menstruais, digestivo, levemente laxativo, antioxidante.

Chá verde e chá de cavalhinha melhoram a circulação linfática e diminuem a retenção de líquidos e o aspectode casca de laranja.

Maracujá: insônia, irritação, agitação, ansiedade. É considerado um dos calmantes naturais.

Beba chá todos os dias.

Como preparar:

A temperatura da água influencia bastante no preparo do chá. Água fervente, acima de 100°C, pode amargar a bebida e diminuir suas propriedades. Já a água fria não consegue extrair o aroma e o sabor. O ideal é que a água esteja entre 60°C e 85°C — quando ela começa a ferver, formando bolhas no fundo da panela. O tempo de infusão também influencia no sabor.
O ideal é que as folhas fiquem na água cerca de dois minutos, para que o chá não se torne amargo. Já para as infusões de plantas, como de camomila ou de erva doce, a recomendação é que a bebida fique em infusão por cerca de 15 minutos. 

Obs: Não adicione açúcares ou adoçantes ao chá e não opte pelos engarrafados. Sempre em infusão.

 Passo a passo de como prepara um chá:


Folhas - deve ser feito infusão (explicado abaixo) de 2 a 5 minutos.
Cascas e raízes - deve ser feito a cocção, ou seja, deixar ferver de 10 a 20 min para se extrair as propriedades.



O chá digestivo do dia é o hortelã! Dica (1): Coloque a erva seca ou fresca nesse acessório que imita o chá de saquinho! Como a erva é mais efetiva que o saquinho, é muito mais prático fazer o chá assim!

Dica (2): derrame a água quente sobre a erva e NUNCA o contrário! Assim conseguimos extrair todos os princípios ativos da planta.

Dica (3): Abafe a erva por 5 minutos não ultrapassando esse tempo. Esse tempo é suficiente para extração dos últimos ativos da planta! Se deixar por mais tempo pode ficar amargo por causa dos taninos. 
 Mas ATENÇÃO: essas dicas são para ervas em folhas! Se for raízes ou cascas, o modo de preparo é outro! Nesse caso deve-se ferver a erva por 10 a 20 min e servir depois de coado.

Dica (4):   2 colh de chá da erva para cada 500 ml ou 2 colh de sopa para cada litro! O preparado dura 12 horas, podendo ser quente ou gelado! O que não pode é esquentar o chá de novamente.
 
Se for fazer de saquinho, use 2 para cada xícara ou caneca, pois o saquinho atrapalha um pouco o princípio ativo de sair! Dessa maneira conseguimos ter mais propriedades.


 Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário