domingo, 12 de maio de 2013

Glúten

O glúten é uma das proteínas mais consumidas no mundo e está em quase todos os produtos industrializados. Encontrada no trigo, centeio, cevada, malte e aveia.


O glúten é uma substância fibrosa, elástica, pegajosa, de coloração âmbar, formado pelas proteínas quando a farinha de trigo é misturada com água e submetida a mistura mecânica.
Encontrado na farinha (a de trigo é a mais rica neste composto), o glúten é composto por dois grupos de proteínas:

O trigo contém a proteína glúten, que abriga uma das piores prolaminas ofensoras, chamada gliadina. Pesquisadores estão descobrindo que muitas partes diferentes do glúten são problemáticas, mas a gliadina tem os efeitos tóxicos mais poderosos sobre a barreira intestinal e prejudica severamente o revestimento do intestino mesmo em pessoas saudáveis.
  • as gliadinas e as gluteninas. As primeiras são prolaminas responsáveis pela extensibilidade da massa. Já as gluteninas são as responsáveis pela elasticidade da massa. 
  • Quando a farinha é misturada com a água, sob esforço mecânico, essas duas proteínas hidratam-se formando um complexo protéico, este complexo é o que chama-se glúten.




Existem muitas pessoas que não tem doença celíaca, porém apresentam sensibilidade ao glúten sem mesmo saberem disso. 

Os sintomas mais comuns são: 
  • distensão abdominal, gases dores articulares e musculares, dores nos ossos, edema, inchaço, dores nas pernas, formigamento, TPM, problemas na tireoide, infecções urinárias de repetição, constipação alternada com diarréia, psoríase.   
  • Sempre que percebo muitos desses sintomas nos pacientes eu corto o glúten por algum tempo e depois reintroduzo. O resultado é satisfatório em todos os sentidos.

Do mesmo modo que o sódio, os aditivos químicos e as gorduras saturadas, o glúten deve ser consumido com moderação, principalmente por aqueles que apresentam intolerância permanente (doença celíaca) ou hipersensibilidade a essa proteína.

Não é sempre que uma condição médica séria (Doença celíaca) vira uma dieta da moda, mas aconteceu com os produtos sem glúten. Dados mostram que os americanos gastam mais de 6 bilhões de dólares em alimentos livres de glúten com o intuito de perda de peso.

O emagrecimento com a exclusão do glúten da dieta pode acontecer em alguns casos, onde a pessoa apresenta hipersensibilidade e inflamação causada pela ingestão da proteína e quando esse glúten é retirado da dieta o organismo responde melhor, inclusive levando a perda de peso.
 

 O glúten é uma proteína considerada de difícil digestão e a redução do seu consumo, ou exclusão do cardápio, não compromete a saúde.

"Hoje já existem diversas marcas de  alimentos isentos de glúten que podem suprir as necessidades nutricionais do indivíduo".  O valor é bem alto em relação aos alimentos com glúten.




Existem pessoas que apresentam certo grau de sensibilidade ao glúten, com sintomas comuns à doença celíaca (DC), porém os exames bioquímicos e autópsia do intestino delgado são negativos.

Estudos demonstram que na hipersensibilidade ao glúten os danos intestinais são menos agressivos do que na DC e sintomas como dor de cabeça, distensão abdominal, flatulência e constipação também são comuns.
                                                           

                                                                      Pão sem glúten 



Nem sempre produtos sem glúten são mais saudáveis, alguns podem ser ricos em calorias, gorduras e carboidratos, então mesmo sendo sem glúten opte pelos que tiverem maiores teores de fibras e menores de calorias, gorduras e sal.

Veja matéria sobre o assunto
http://www.jasminealimentos.com/nutricao

Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário