quarta-feira, 12 de junho de 2013

Benefícios da linhaça

Pesquisa publicada na revista Hemodialysis International demonstrou que o consumo de linhaça melhorou a dislipidemia e reduziu a inflamação sistêmica em pacientes renais em hemodiálide (HD).


Foram avaliados trinta pacientes em HD apresentando dislipidemia, que foi considerada quando os níveis séricos de triacilglicerois foram maiores que 200 mg/dL e/ou quando os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL-c) foram menores que 40 mg/dL.

Sendo assim, a linhaça torna-se uma grande aliada, pois apresenta significativos teores de fibras alimentares, cerca de 28% de seu peso seco. Além disso, contém quantidades apreciáveis de proteínas e ácidos graxos poliinsaturados ômega-3. Outra vantagem é sua facilidade de consumo, podendo ser incorporada a receitas tradicionais.

São diversos os efeitos benéficos das fibras alimentares no metabolismo humano. Elas interferem positivamente na prevenção e tratamento de várias afecções, como: diabetes melito, arteriosclerose, câncer de cólon, síndrome do intestino curto e doença diverticular dos cólons. Ainda auxiliam na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos sanguíneos e exercem controle sobre a pressão arterial e glicemia.

Sua contribuição para o tratamento da obstipação intestinal se dá principalmente devido à propriedade que as fibras insolúveis (que estão presentes em maior quantidade na linhaça) têm de aumentar o volume das fezes, devido à maior absorção de água, acelerando o trânsito intestinal e diminuindo a pressão da luz intestinal.

A linhaça pode ser encontrada sob as formas de semente, farinha, óleo ou pasta. Pensando em aproveitar ao máximo todos os seus nutrientes, seria melhor evitar comprá-la sob a forma de farinha, devido à alta suscetibilidade de oxidação dos ácidos graxos. 

O ideal é comprar as sementes e triturá-las antes do consumo, já que alguns estudos apontam que os efeitos dos grãos potencializam-se quando moídos ou, preferencialmente, recém-triturados.



Segundo a American Dietetic Association (ADA), a recomendação de fibras para um indivíduo sadio é de 20 a 35 g/dia ou 10 a 13 g de fibras para cada 1000 Kcal ingeridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário