sábado, 8 de junho de 2013

Pólen, conheça suas propriedades nutricionais

O pólen, coletado por abelhas, é um dos mais completos superalimentos da natureza.



A riqueza do pólen vem de uma parceria bem-sucedida: "O valor nutricional dos grãos é reforçado pela saliva das abelhas, repleta de enzimas e vitaminas, usada para aglutinar as partículas e transportá-las", afirma o zootecnista Silvio Lengler, presidente da Confederação Brasileira de Apicultura

Contém vitaminas do complexo B, principalmente a B9 e uma grande quantidade de proteína.
É boa fonte de antioxidantes, que neutralizam os radicais livres e retardam o processo de envelhecimento e previne o surgimento de doenças degenerativas como alguns tipos de câncer e Alzheimer. "Essa substância atua na prevenção da catarata e da fadiga ocular". Outras vitaminas do complexo B, que participam do desenvolvimento do sistema nervoso e na recuperação de tecidos, foram detectadas em doses expressivas.

O poder revigorante do produto se deve, em parte, às proteínas que possui, uma concentração semelhante à do leite integral", compara a farmacêutica- bioquímica Ligia Muradian, da Universidade de São Paulo e da Comissão Internacional do Mel. 

"Ela contém 18 dos 22 aminoácidos essenciais, partículas que constroem músculos e que o corpo não fabrica. É por isso que precisamos ingeri-las", revela Lengler. "Trata-se, portanto, de um excelente complemento alimentar, principalmente para atletas e para idosos com perda muscular".

Pesquisas sugerem que o pólen reduz a produção de histaminas, diminuindo as reações alérgicas e doenças respiratórias como asma, sinusite e bronquite. Seu consumo está relacionado também a diminuição de fadiga e stress e melhora do desempenho físico e intelectual.

A sugestão de consumo é de até 1 colher de sopa ao dia (8g) que pode ser consumida pura, bem mastigado para que haja melhor absorção, ou pode ser adicionado a sucos, vitaminas e shakes.

 Para tirar proveito de tantos efeitos positivos, é preciso apostar no produto certo. "Procure adquiri-lo de farmácias, supermercados ou lojas oficiais. E verifique se a embalagem possui 0 registro do SIF, sigla para Serviço de Inspeção Federal, que regulamenta o comércio".


Att, 
Nutricionista Giselle Barrinuevo

   

Um comentário:

  1. Nas ervanárias, lojas com produtos biológicos e ecológicos, com selo de agricultura biológica.

    ResponderExcluir