domingo, 8 de setembro de 2013

Creatina: suplemento nutricional deve ser utilizado com acompanhamento

A creatina (ácido α-metil guanidino acético) é uma amina de ocorrência natural encontrada primariamente no músculo esquelético e sintetizada endogenamente pelo fígado, rins e pâncreas a partir dos aminoácidos glicina e arginina. Também pode ser obtida via alimentação, especialmente pelo consumo de carne vermelha e peixes.



Os suplementos nutricionais ainda são considerados produtos sujeitos a muitas controvérsias, principalmente por falta de informações. Certamente, o suplemento nutricional mais polêmico é a Creatina que, por falta de esclarecimento, chegou até a ter sua comercialização proibida pela própria ANVISA. Vale lembrar que esta proibição já foi revogada há alguns anos.


A creatina na realidade é um nutriente. É uma substância produzida no nosso organismo pelo fígado, rins e pâncreas. Sua molécula é sintetizada a partir de três aminoácidos: arginina, lisina e metionina. 
Não é medicamento, como muitos chegaram a considerar. A creatina está presente nas células e armazena energia, sustentando as contrações musculares mais vigorosas, principalmente em exercícios de força, potência e velocidade. 
Como se armazena nos músculos, faz parte da dieta, estando presente na carne bovina, aves e peixes. 
Em cada 100 gramas de carne bovina, encontramos aproximadamente 0,5 gramas de creatina.

Como funciona

Nesta última década, vários trabalhos científicos foram publicados relatando os efeitos e explicando o mecanismo de ação da suplementação de creatina. Inúmeros estudos mostraram que a suplementação de três gramas diárias de creatina, quando associada com programa de exercícios de força, promovia aumento da sua concentração dentro das células musculares em uma média de sete entre dez usuários.

Este aumento da creatina dentro das células melhora a gênese de energia, aumenta o volume das células por entrada de água, estimula a síntese de proteínas musculares, aumentando a massa muscular com consequente aumento da força. 

Tal efeito pode trazer um benefício importante não só para atletas, como para melhoria da qualidade de vida, podendo contemplar até as pessoas idosas, nas quais a perda de massa muscular é um dos grandes problemas do envelhecimento, predispondo a quedas e perda de autonomia.  A suplementação de Creatina pode melhorar o desempenho físico em esforços repetidos de alta intensidade e curta duração comprovado em estudos.

Recomendações

É importante destacar algumas considerações a respeito do uso da creatina:



- Deve ser sempre orientada por profissional da área;
- Só tem efeito quando associada a programa de exercícios;
- O abuso da dose pode provocar problemas. A dose recomendada é de três gramas diárias;
- Recomenda-se que seu uso respeite ciclos de administração para evitar a supressão da síntese da creatina pelo próprio organismo;
- Portadores de qualquer problema de saúde só devem utilizar com orientação médica.

Apesar da existência de inúmeros relatos de caso na literatura indicando que a creatina possa prejudicar a função renal, não há evidências sustentáveis de que essa substância possa apresentar riscos a homens saudáveis. 

A creatinina é indicador de função renal. Se a filtração renal está deficiente, os níveis de creatinina na urina aumenta.

Fonte: Dr. Turibio Leite de Barros

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Um comentário: