segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Gorduras boas ou ruins?

Os alimentos, tanto os naturais como os processados, podem conter vários tipos de gordura. Alguns tipos têm efeito positivo à saúde, aumentando o HDL, que é o "colesterol bom" enquanto outros podem ser prejudiciais, aumentando o nível de LDL, o "colesterol ruim". Mesmo os tipos de gordura benéfica devem ser consumidos com moderação, pois qualquer tipo de gordura contém mais calorias do que proteínas e carboidratos.

Gordura Monoinsaturada e Poliinsaturada

Esses 2 tipos de gorduras insaturadas têm um efeito positivo para a saúde. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue. O corpo necessita de gorduras para que o corpo absorva as vitaminas A, D, E e K. Porém, seu consumo deve ser moderado pois todos os tipos de gorduras também são ricos em calorias. 

A gordura monoinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:
  •  abacate 
  • óleo de canola 
  • azeite de oliva /óleo de girassol /óleo de gergelim /óleo de amendoim. 
  •  
 A gordura poliinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:
  •  peixes e frutos do mar (Ômega-3, 6, 9) 
  • soja
  •  óleo de peixe 
  • grãos 

Gordura Saturada 

Ainda existem controvérsias sobre os efeitos maléficos da gordura saturada para a saúde do homem. No geral, especialistas condenam a gordura saturada, relacionando-a com o aumento de problemas cardíacos. Porém, existem especialistas que contestam esses supostos efeitos maléficos da gordura saturada, indicando que por trás dessa má fama estão as indústrias que queriam promover a gordura trans como uma melhor alternativa. 

As gorduras saturadas podem ser encontradas em alimentos de origem animal e vegetais:

  •  no óleo e derivados de côco, bacon e banha de porco, óleo de algodão, óleo de palma(dendê), carnes gordurosas e laticínios integrais. 
A gordura saturada aumenta o risco de doenças cardíacas, por isso o seu consumo deve ser moderado.

Gordura Trans 

 As gorduras trans são encontradas em produtos industrializados, após um processo de hidrogenação de óleos vegetais, como acontece com a margarina. A razão pela qual a hidrogenação de óleos vegetais é atraente para a indústria de alimentos é que ela proporciona diversas vantagens como:

  • aumento da validade do produto podem substituir óleos feitos com gordura animal, portanto, pode ser comercializado para atender aos vegetarianos e outras culturas onde a gordura de porco não é permitida. menor necessidade de refrigeração As gorduras trans também podem ser encontradas em pequenas quantidades naturalmente, como no leite de animais ruminantes. 
  • É utilizada como ingrediente, geralmente, nos biscoitos, recheados ou não, nos bolos e pães industrializados, e em outros tipos de massas, margarinas e creme vegetais.
A gordura trans deve ser evitada pois estudos indicam que o consumo de gorduras trans em maiores quantidades está ligado ao desenvolvimentos de doenças do coração


Funções dos lípidos:


  •  Energia - as células do nosso corpo (com excepção dos glóbulos vermelhos e do sistema nervoso central), é armazenado na forma de triglicerídeos nas células do tecido adiposo. Fornecem mais do dobro de energia do que o carboidratone proteínas (fornecem 9 kcal por grama de gordura);
  •  Ácidos gordos essenciais - apesar de serem necessários ao funcionamento normal, o nosso organismo não tem capacidade de sintetizar, pelo menos em quantidades significativas, alguns ácidos gordos. Este é o caso dos ácidos gordos ômega 3 e ômega 6, cujas necessidades só podem ser satisfeitas a partir da alimentação.
  • Componentes estruturais o tecido adiposo permite manter a estabilidade estrutural dos órgãos, absorve o choque e isola o corpo de alterações rápidas da temperatura ou de perda excessiva de calor e na integridade estrutural das membranas celulares.
  •  Funções reguladoras - os triglicerídeos absorvem e retêm o flavor dos alimentos, sendo determinante para a palatibilidade e aceitação de um alimento; a textura conseguida pela combinação dos lípidos com outros nutrientes melhora a palatibildade; aumentam o tempo de permanência dos alimentos no estômago e contribuem para a saciedade. 
  • São percursores de hormonas  que medeiam a comunicação entre as células; estão envolvidos na transmissão de informação nas células; são o veículo transportador das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e permitem a sua absorção a nível intesti


É de conhecimento geral que não podemos ingerir gordura em excesso, pois é o caminho mais rápido para chegarmos à obesidade, trazendo uma série de problemas à saúde. Mas como saber exatamente o que comer e quando passamos do limite?

Estudos recentes mostram que a gordura abdominal é nociva à saúde e está associada a uma série de problemas, tais como o aumento nos índices de infartos, derrames e alguns tipos de câncer.

 Existem dois tipos de gordura na região abdominal:


  •  a subcutânea, que é a parede abdominal palpável, os famosos "pneusinhos"
  •  e a visceral, que fica dentro da cavidade abdominal, praticamente envolvendo vísceras como: pâncreas, instestinos e fígado.

Segundo Luiz Francisco Rodrigues Ávila, doutor em cardiologia pela Universidade de São Paulo, dentre as duas gorduras, a visceral é a pior, pois é metabolicamente ruim. Ela entope as artérias, e, por isso, quem tem um acúmulo dela, tem maior predisposição a ter diabetes e lesões coronarianas.


Um indivíduo que apresenta grandes quantidades de gordura visceral não é necessariamente gordo. Um bom exemplo disso é a “barriguinha de chopp”. Nesse caso, a pessoa não tem muita gordura palpável, subcutânea, mas apresenta grandes níveis da visceral, dando o volume à barriga.

Porém não há uma maneira de reduzir apenas a gordura visceral. Aliás, ela é a última a ser reduzida por estar no interior do abdômen, diferente da subcutânea. A nossa atenção deve se voltar à barriga como um todo.


Cada vez mais as pessoas se preocupam com sua aparência, e por isso muitos de nós vivemos seguindo à risca regimes e dietas. Mas a verdade é que o importante é estarmos saudáveis e, como vimos, nem sempre uma pessoa razoavelmente magra é sinônimo de saúde.


Um indicador simples para avaliação do risco para essas complicações é a medida da circunferência abdominal. 
É considerada situação de risco quando a circunferência abdominal é maior do que 102 cm para homens e maior do que 88 cm para mulheres”.

Por isso devemos sempre estar atentos e frequentar regularmente consultórios médicos. Se for detectada alguma alteração prejudicial, o tratamento deve ser individualizado. Portanto não é correto seguirmos apenas cardápios e dicas de regimes propostos por revistas e amigos.

A reeducação alimentar é uma etapa indispensável no tratamento da obesidade e, ao contrário do que acontece com as dietas radicais, seus resultados são permanentes. Nesse caso, há um acompanhamento nutricional com profissionais e os cardápios são preparados de acordo com as necessidades de cada individuo, tornando o resultado mais eficaz.


Por isso existem vários tipos de lipídios e ingeri-los é muito importante para nossas funções metabólicas, mas é necessária muita atenção com a alimentação, pois, se tratando de saúde, todo cuidado é pouco.

Att. Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário