segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O que é Psoríase?

Psoríase é doença inflamatória crônica da pele e articulações, imuno-mediada, de base genética.
De ocorrência universal, a psoríase acomete igualmente homens e mulheres, sendo das dermatoses mais frequentes na prática clínica.


A palavra psora, do grego, significa prurido, coceira, sintoma frequente em pacientes que possuem doença cutânea. A psoríase caracteriza-se pelo aparecimento de lesões avermelhadas, escamosas, que acometem principalmente joelhos, cotovelos e couro cabeludo. Entretanto, estas lesões podem surgir em qualquer parte do corpo.


 A psoríase é uma doença crônica que afeta tanto homens como mulheres de todas as faixas etárias, mas, é mais comum na terceira e quarta década de vida. É uma doença caracterizada por lesões descamativas onde se apresenta com padrões de variadas formas, tais como vulgar, ungueal, pustulosa, gutata e eritrodérmica. A doença afeta 3% da população mundial e prejudica a qualidade de vida do paciente portador.








Os locais mais comuns de envolvimento são os cotovelos, joelhos, mãos, pés e tronco, podendo a lesão se espalhar por todo corpo. As áreas que são mais afetadas podem causar incômodo físico e constrangimento, afetando a qualidade de vida do paciente. As lesões são bastante delimitadas com o aparecimento de escamas secas e esbranquiçadas na superfície ou placas bem delimitadas e vermelhas. As lesões surgem com intensidade variável durante toda a vida, mas às vezes desaparecem por um tempo de meses ou anos, ou são minimizadas após tratamentos.

Dentre os fatores desencadeantes da patologia destacam-se:

  •  traumas cutâneos,
  • infecções (causada pelos estreptococos e pelo HIV, por exemplo), 
  • certas drogas (lítio,betabloqueadores e alguns anti-inflamatórios não hormonais), 
  • o estresse emocional causado pela perda ou por algumas modificações que ocorrem no decorrer da vida
A doença não tem cura, mas tem vários tratamentos que podem amenizá-la, prolongando o tempo sem sintomatologia, o que traz melhorias para a qualidade de vida do paciente. 
Os tratamentos utilizados são: tópicos, sistêmicos e a fototerapia. A escolha para o tratamento vai depender muito da severidade da lesão, o local que se encontra e da vontade de cada paciente quanto ao tipo de terapia 


 A estetica também pode auxiliar o portador da psoríase com outros tratamentos como a hidratação cutânea diária, a quick massagem que ajuda a diminuir o estresse causado pelo dia a
dia, o ácido salicílico que é um queratolitico que ajuda na diminuição das escamas e até mesmo indicar quais os alimentos que ajudam a diminuir as lesões, promoven do uma melhora na qualidade de vida do paciente.


  
A psoríase não é uma doença contagiosa e não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas.

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo


Nenhum comentário:

Postar um comentário