sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Sedentarismo

Sedentário, do latim sedentarius, tem origem na palavra sedere (estar sentado), é o sinônimo de inativo, passividade, ou seja, aquele que faz o mínimo possível de movimento”.

Nos primórdios da humanidade o homem dependia de sua força, velocidade e resistência para sobreviver.  Os povos da antiguidade, principalmente os gregos e romanos, praticavam atividades físicas através de extenuantes exercícios de condicionamento físico para fins bélicos, e/ou esportivos, nas arenas, como gladiadores, alem do próprio culto a um corpo perfeito


A inatividade física é fortemente relacionada à incidência e severidade de um vasto número de doenças crônicas. Estudos epidemiológicos demonstram que a inatividade física aumenta substancialmente a incidência câncer de cólon (41%), câncer de mama (31%), diabetes do tipo II (50%) e osteoporose (59%).

As evidências também indicam que a inatividade física é independentemente associada à mortalidade, obesidade, maior incidência de queda e debilidade física em idosos, dislipidemia, depressão, demência, ansiedade e alterações do humor 


Inatividade física é um dos grandes problemas de saúde pública na sociedade moderna, sobretudo quando considerado que cerca de 70% da população adulta não atinge os níveis mínimos recomendados de atividade física.  Todas as idades podem ser afetadas pelo sedentarismo. Pais sedentários geram filhos sedentários.


O ambiente moderno, contudo, mudou drasticamente. Com o advento das revoluções industriais e tecnológicas, o alimento tornou-se abundante e a todo o momento disponível.







Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é considerado suficiente a prática de 30 minutos diários, pelo menos cinco dias na semana, de atividade leve ou moderado, ou 20 minutos diário de atividade vigorosa em três ou mais dias. A recomendação do Colégio Americano de Medicina Espor
tiva para promover a saúde e a perda de peso é o gasto semanal em atividades físicas iguais ou superiores a 2000 kcal ou 150 a 200 minutos por semana.

Um estilo de vida sedentário pode ter inúmeros problemas de saúde como: 
  • flexibilidade articular, regressão funcional, compromete o funcionamento de muitos órgãos, causa hitrofia de fibras musculares e doenças como diabetes, hipertensão arterial, aumento do colesterol, obesidade, infarto do miocárdio e também possui uma grande parcela de culpa em casos de morte súbita. 


Diante da constatação de que a falta de atividade física nos períodos de lazer traz prejuízos à saúde dos empregados, e levando-se em consideração que é no trabalho que o indivíduo passa a maior parte do seu tempo, se submetendo também às sobrecargas físicas e psicológicas inerentes aos seus postos de serviço, algumas empresas têm investido na adoção de programas de atividade física para seus funcionários, como uma forma de dirimir esse prejuízo. Um desses programas, o mais utilizado deles, é a implantação da Ginástica Laboral, uma tentativa das organizações que se preocupam com seus funcionários, de realizar um aumento da qualidade de vida desse trabalhador.



Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário