terça-feira, 18 de março de 2014

Crianças e adolescentes não devem fazer dieta

 Crianças e adolescentes não devem fazer dieta, pois a  redução de consumo alimentar sem orientação pode levar a alterações no desenvolvimento e formação dos ossos, prejudicar o sistema imunológico e sobrecarregar órgãos.

Induzidos pelo padrão de beleza atual, não é difícil encontrar pessoas ainda jovens já insatisfeitas com o próprio corpo. Isso acaba fazendo com que elas, muitas vezes, apelem para qualquer método de emagrecimento que encontram em revistas, indicação de amigas  e sem nenhum acompanhamento especializado.

Isso pode gerar problemas para elas no futuro. “Na adolescência, o corpo ainda está em formação, especialmente os ossos. “Geralmente após a puberdade (maturidade sexual), ocorre aproximadamente, entre 10 e 13 anos para as meninas e entre 12 e 14 anos para os meninos.










O fato da criança estar acima do peso com relação às demais não deve ser encarado como um problema, já que ela ainda irá crescer. O importante é fazer o controle da alimentação. “Geralmente nesta idade elas optam  por fast food, não consumindo os nutrientes necessários. Mudar alguns hábitos é essencial para o desenvolvimento da criança, elas precisam ter hora pra ficar na frente da  Tv, ter hora para se exercitar, fazer melhores escolhas alimentares.

As crianças tendem a imitar os adultos, especialmente os pais e irmãos mais velhos. Portanto, não adianta os pais quererem que as crianças consumam frutas, legumes e verduras e se eles mesmos não o fazem.


 O ideal para as crianças e adolescentes acima do peso é evitar o consumo excessivo de doces, fast-foods, sorvetes, chocolates, etc. Estipular momentos na rotina  para estas extravagancias.
Estes tipos de lanches geralmente apresentam elevadas quantidades de substâncias que não benéficas à nossa saúde, como gorduras (especialmente as trans), carboidratos simples (açúcares), sódio. Estas substâncias contribuem para o aparecimento de doenças como  obesidade, diabetes e hipertensão arterial (pressão alta). É notável que nossas crianças e adolescentes estão desenvolvendo estas doenças de forma bem precoce, o que certamente trará graves consequências na vida adulta.




Padrão de altura e estética deve ter pais como base

“Não adianta ir muito contra a natureza”, os jovens não devem se comparar aos amigos ou ao que encontram na internet. A genética e as características físicas dos pais, é  influência na composição corporal dos filhos. Por isso, o ideal é que os adolescentes tentem não exagerar em nada e comam de tudo um pouco. “O controle alimentar não tem idade, mas ele deve ser feito sempre com o acompanhamento de especialistas, como médicos e nutricionistas. Não adianta o jovem se empolgar com o que muitos treinadores falam e exagerar na dieta e academia”.




Bulimia: o extremo do controle do peso corporal

Vendo-se sem saída para melhorar seu corpo, muitos jovens, geralmente meninas, apelam para o perigoso hábito de vomitar após as refeições, o que leva a uma série de problemas. “Além de provocar a perda de peso de forma agressiva e não saudável, a bulimia pode prejudicar a concentração, mudar o humor, causar dores fortes de garganta e lesões nos dentes devido à presença do líquido ácido presente no estômago, que volta pela garganta durante os vômitos. Sem contar a enorme perda dos nutrientes, vitaminas e minerais que estão nos alimentos”.

Caso esta ação já tenha se tornado um hábito e o jovem não consiga mais parar de vomitar após as refeições, é necessário buscar ajuda de especialistas, como médicos, psiquiatras, nutricionistas e psicólogos.


“O ideal é que os adolescentes se conscientizem de que a alimentação equilibrada é a chave para o sucesso da boa nutrição. Deve-se comer de tudo um pouco, investir em alimentos naturais, deixar os fast foods e industrializados somente para serem consumidos em datas festivas, não deixando que seu consumo vire rotina. É válido priorizar o aumento do consumo de frutas e verduras”.

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo



Nenhum comentário:

Postar um comentário