segunda-feira, 21 de abril de 2014

Alergia alimentar em crianças

O sistema imunológico é a nossa rede de defesa, protegendo nosso corpo contra toxinas, vírus e bactérias. Às vezes, nossas defesas podem confundir algo inofensivo com algo potencialmente perigoso e desencadear uma reação imunológica “desnecessária”, chamada reação alérgica.


A alergia pode ser ocasionada pela hipersensibilidade a muitas substâncias diferentes, e para algumas pessoas, os alimentos é que são os vilões. Como a maior parte das alergias alimentares é detectada ainda na infância, os pais devem prestar atenção a qualquer reação anormal em seus filhos após uma refeição.

De acordo com a Dra. Renata Cocco, pediatra e alergista do Einstein, algumas das reações alérgicas são mais imediatas e fáceis de notar, como a vermelhidão na pele, mas muitos sintomas podem ficar ocultos: 
  • Alterações de hábitos intestinais, como: diarreia, presença de sangue ou muco nas fezes e dor abdominal podem ser sintomas de alergia alimentar e os pais devem prestar atenção se isso acontece com seus filhos, diz a médica.



Durante a infância, os principais alimentos alergênicos (que causam alergia) são
  • o leite e seus derivados, 
  • ovos, 
  • soja 
  • e trigo. 
  • kiwi e o gergelim, por estarem recentemente fazendo parte da dieta das crianças e serem novidades na nossa cultura, afirma a pediatra.

A demora em detectar uma alergia alimentar pode causar problemas graves. “Nas reações mais imediatas, algumas alergias causam sérios problemas, como o choque anafilático, que é mortal se não for imediatamente tratado. Em outros casos não detectados, a alergia começa a danificar o aparelho digestivo da criança, podendo causar quadros de desnutrição prolongada e alterações corporais como queda de cabelo, problemas de pele, entre outras coisas”, alerta a Dra. Renata.

    Apenas uma consulta bem detalhada com um especialista garante o diagnóstico de uma alergia        alimentar, pois em muitos casos as alergias não são descobertas por exames laboratoriais.

A maioria das alergias é curável e não ultrapassa a infância, mas ainda assim deve ser acompanhada de perto pelos pais e especialistas desde o início dos sintomas. Uma dica importante da Dra. Renata é que não se deve pensar apenas em mudanças de dieta. “Restringir o alérgeno da vida da criança não pode ficar só na questão do alimento. Os pais precisam prestar atenção em outros tipos de produto que levam o ingrediente, como os derivados de leite, e outros tipos de produtos, como hidratantes ou remédios, que podem possuir a mesma substância em sua composição”, alerta a médica.

Diferença entre intoxicação, intolerância e alergia

A intoxicação, a intolerância e a alergia alimentar podem apresentar os mesmos sintomas, mas possuem causas bastante diferentes. Apenas um especialista consegue saber qual é o problema através de alguns exames.

Saiba qual a diferença entre eles:

  •  Intoxicação alimentar: quando ingerimos alimentos contaminados por microorganismos ou produtos químicos tóxicos, passamos por uma intoxicação.
  •  Intolerância alimentar: nesse caso, o organismo é incapaz de metabolizar o alimento, seja pela falta ou pela deficiência de algumas enzimas que digerem nossa comida. A intolerância pode ser congênita ou adquirida.
  • Alergia alimentar: o sistema imunológico se volta contra alguma substância presente no alimento, causando uma resposta que pode variar de grau de intensidade. As alergias podem apresentar sintomas leves – como uma vermelhidão na pele– ou outros mais graves, como o edema de glote, que pode ser fatal.

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo


Nenhum comentário:

Postar um comentário