terça-feira, 29 de julho de 2014

Aproveite o inverno para cuidar da pele do rosto e corpo

Menor radiação solar é boa aliada de peelings, lasers, depilações e técnicas de rejuvenescimento. Roupas elegantes combinam com uma pele bem tratada. E a estação mais gelada do ano é o momento ideal para se investir em tratamentos mais intensos para a pele, diz a dermatologista Dra. Márcia Purceli.

Aquelas manchinhas, os resquícios do verão, a pele desidratada pelo próprio frio e que acentuam as rugas, as estrias, enfim, precisam de um investimento imediato para quem quer entrar na primavera/verão ainda mais bonito e saudável.

Conheça alguns tratamentos interessantes que devem ser realizados principalmente nesta época do ano, quando a radiação solar está presente, porém menos intensa.

Peeling


É um tipo de esfoliação e seu principal objetivo é a remoção de algumas camadas da pele, além de estimular a formação de um novo colágeno e a remoção de manchas superficiais.

O peeling pode ser químico - dividido em superficial, médio e profundo - ou físico:

Químico superficial – aplicação de ácidos que provocam uma descamação fina na pele durante cinco dias, em média. Exemplos: ácido salicílico (para pele mais acnéica e oleosa), ácido retinoico (manchas e rugas), entre outros.

Químico médio – aplicação de uma substância mais corrosiva que penetra mais profundamente na pele. Este procedimento provoca a formação de uma crosta de cor marrom na face. Neste tipo de tratamento é usado o ATA (ácido tricloro acético). Às vezes requer uns dois dias de afastamento do trabalho.

Químico profundo (aplicação de fenol)
– este procedimento deve ser feito em ambiente hospitalar, com monitoramento cardíaco e profissional habilitado. Provoca queimadura intensa e remoção da derma – camada mais profunda da pele.

Físico (peeling de cristal) – é a aplicação de um cristal de alumínio em forma de pó. É o procedimento mais seguro e pode ser feito a cada 15 dias. Esta técnica garante a remoção de camada córnea (células mortas), por meio de uma esfoliação mecânica e não descama.

A aplicação do peeling químico requer cuidados mais especiais, principalmente na primeira semana após o procedimento. O maior deles está relacionado à exposição solar, pois a pele fica mais sensível.

Laser

Depilação

Existem muitos tipos de laser para o tratamento da pele do corpo e do rosto. Um dos mais indicados para esta estação do ano é da depilação definitiva. E quanto mais clara for a pele, e mais escuro for o pelo, melhor o resultado da depilação. No inverno não temos mais aquele bronzeado do verão. Logo, este é o momento ideal para fazer algumas sessões que eliminarão os pelos desagradáveis, principalmente em áreas nas quais encravam com facilidade. Quanto mais morena estiver a pele, menor será a eficácia do tratamento, pois a energia usada é menor para não causar queimaduras.

Rejuvenescimento

Alguns lasers são mais profundos e, portanto, causam uma vermelhidão mais aparente e a formação de "casquinhas" nos dias seguintes. Com a radiação solar menos intensa, a chance de complicações, como a hiperpigmentação, é menor.

Estrias

Este é o momento! O tratamento de estrias está condicionado a não exposição solar durante todo o processo. Nestes meses de friozinho, temos a oportunidade de associar alguns métodos para garantir um bom resultado. Estrias brancas (mais antigas) e vermelhas (mais recentes) respondem bem à combinação microdermoabrasão (técnica de esfoliação não cirúrgica) associada ao peeling e ao laser.

Atenção: A radiação solar é menos intensa no inverno, mas não isenta o uso de filtro solar diariamente, principalmente para quem está em tratamento dermatológico. Bom inverno!

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo


Nenhum comentário:

Postar um comentário