sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Exercícios físicos e a perda de gordura

Vários são os objetivos que levam as pessoas a exercitarem-se como, por exemplo, aumento do desempenho, controle do estresse, melhoria da qualidade de vida e das condições cardiorespiratórias, mudança da composição corporal (estética) ou mesmo como forma de relaxamento.



 Um dos principais objetivos da realização de exercícios físicos é a  perda de gordura corporal. Antes de ocorrer a oxidação lipídica, a gordura é quebrada sob a ação de hormônios lipolíticos.

A prática de atividade física e a mudança de hábitos alimentares são duas maneiras bem conhecidas e usadas para alcançar objetivos específicos. Elas têm crescido nos últimos tempos, o que é percebido pelo aumento do número de academias de ginástica e de suplementos alimentares, divulgados
na mídia. Tanto os exercícios físicos quanto a alimentação podem otimizar o aumento do desempenho físico ou a mudança da composição corporal

A redução ponderal ou de gordura corporal são objetivos muito comuns, pois além da mudança estética, elas proporcionam vários benefícios, como redução da pressão arterial e aumento da captação de glicose pela maior sensibilidade à insulina , fazendo com que a prática de exercícios auxilie o controle glicêmico de pacientes.

A perda de gordura pode ser otimizada durante exercícios executados em determinadas intensidades. Quanto maior é a intensidade de um exercício, maior é o gasto de energia obtido da oxidação de nutrientes e, consequentemente, maior é o consumo de oxigênio. Desta forma, a intensidade de um exercício é medida através do consumo de oxigênio . Por exemplo, exercícios de baixa intensidade, como uma caminhada, proporcionam um menor consumo de oxigênio que uma corrida em alta velocidade.

Quando o objetivo principal do praticante de atividade física é estético, seu intuito com a prática desportiva geralmente é a redução do percentual de gordura, ou seja, a redução da quantidade de gordura corporal sub cutânea. Para isso, várias modalidades são indicadas como, por exemplo, natação, ciclismo, caminhadas, corridas, sendo que a corrida parece ser mais eficiente que o ciclismo na queima de gordura. Alguns estudos ainda sugerem a musculação como alternativa de redução do percentual de gordura, um objetivo que pode ser alcançado a longo prazo.

Vários estudos têm demonstrado a redução no percentual de gordura de acordo com o tipo de exercício utilizado. Porém, a utilização da gordura como fonte energética irá depender diretamente da intensidade e duração do exercício

Aparentemente, a frequência cardíaca talvez seja o método de mais fácil utilização durante os treinamentos como fator de correlação entre a intensidade do exercício e o metabolismo lipídico.

A otimização da perda de gordura corporal através dos exercícios depende de vários fatores, como o nível de treinamento, sexo, estado nutricional e da intensidade do exercício. A lipólise (quebra de gordura) aumenta com a intensidade dos exercícios devido à maior liberação de hormônios lipolíticos, aumentando a disponibilidade de ácidos graxos e glicerol no sangue. Ela parece ocorrer em maiores taxas em indivíduos mais treinados, em mulheres e quando há menor disponibilidade de carboidratos.

Por fim, em jejum ou exercícios prolongados, os corpos cetônicos (provindos da gordura) são utilizados no lugar da glicose, fazendo com que menos aminoácidos sejam utilizados na gliconeogênese e conseqüentemente, as proteínas sejam relativamente preservadas

Nós somos o que comemos ao longo da vida e não apenas no final de semana, portanto, cuidar da alimentação em todas as fases da vida  é essencial para uma vida saudável.

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário