quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Suco verde ou de clorofila ajuda na saúde do organismo

A clorofila é o pigmento verde das plantas, substâncias existentes nas células vegetais e é
muito importante para a saúde, pois sua ação é desintoxicante e antibacteriana. Seu sabor pode ser muito agradável, dependendo do modo de preparo.

 Benefícios do suco verde

Esses sucos são ricos em vitaminas e minerais, possuem propriedades antioxidantes que auxiliam o organismo no combate aos radicais livres e contra substâncias tóxicas indesejáveis. “Também ajudam na regularização e equilíbrio do organismo e, associados a uma reeducação alimentar, auxiliam no emagrecimento, combatem o inchaço e evitam a constipação por serem ricos em fibras”. É rico em cálcio e diversos outros  nutrientes que o nosso organismo necessita para a entrada do cálcio nos ossos, portanto previne osteoporose.

Serão observadas as mudanças nos cabelos, nos olhos, nas unhas e na pele, além do intestino funcionar melhor. Esses benefícios só serão percebidos se o consumo for constante.



O suco de clorofila ou suco verde deve ser preparado a partir de vegetais frescos e orgânicos, por exemplo: couve, brócolis, chicória, salsa, coentro, folhas de beterraba, folhas de nabos, etc. E ser acrescentado de frutas como laranja para a base do suco, maçã.


DICAS


  • utilização integral dos componentes das frutas pode garantir o acesso a minerais, vitaminas e fibras, vitais para o bom funcionamento do organismo. São boas fontes de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados 
  • Para variar um pouco, prepare sucos naturais que misturam frutas com legumes ou verduras, que ajudam a aumentar as defesas orgânicas. 
  • Uma dica é ingerir sucos minutos antes das refeições, pois essa prática ajuda na absorção dos nutrientes. Aliás, é importante que os sucos naturais sejam consumidos neste período para não perderem suas propriedades nutritivas.
  • Utilize pouca água no preparo para evitar grande diluição dos nutrientes.
  • Outra dica importante é não guardar sobras de sucos na geladeira ou congelar. Tente sempre colocar o mínimo de água possível nas receitas para evitar a diluição dos nutrientes. O ideal é
  • tomá-lo sem adoçar.
  • Reduzir a ingestão de açúcar também ajuda para uma melhor apreciação do sabor dos alimentos "in natura". Mas se preferir, use frutas secas (meia colher de sobremesa), como uva passa ou ameixa preta picada, ou adicione uma pequena dose de adoçante natural, chamado esteviosídeo.
  • Benefícios dos sucos são numerosos, principalmente por que a absorção dos nutrientes é
  • mais rápida e intensa. 
Dica: Você pode colocar na forminha de gelo  o suco de couve e congelar não perde muito nutriente e facilita no dia a dia.
Existe diversas receitas de suco verde, faça a que melhor se adaptar a seu gosto.



Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Um comentário:

  1. Algumas das vantagens de tomar chá verde
    http://www.grupoalimenta.com.br/beneficios-do-cha-verde/

    ResponderExcluir