sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Alimentos que devem ser evitados para redução de peso

Basicamente, para que o emagrecimento aconteça, a alimentação precisa evitar ao máximo alimentos que possam vir a ser armazenados em forma de gorduras. Esses alimentos podem, além de prejudicar uma dieta emagrecedora, comprometer a qualidade de vida.

Gorduras saturadas

 As gorduras saturadas são de origem animal (leite e derivados, carnes), deve ser consumida com moderação, além de causar o sobrepeso podem prejudicar a pressão arterial e causar problemas cardíacos. Dar preferências aos produtos com baixo teor de gordura. Além disso, cuidados como o aquecimento de óleos que são benéficos, também podem transformá-los em gorduras saturadas, como é o caso do óleo de soja.




Gordura Trans ou hidrogenada

Essas são as gorduras insaturadas, de origem vegetal, que modificadas industrialmente podem ser mais prejudiciais  do que as saturadas. Estão presentes em inúmeros alimentos industrializados como: fast food,  salgadinhos, bolachas, chocolates, produtos  congelados, bolos, margarina etc. Esse tipo de gordura deve ser evitado.

Refrigerantes

Essas bebidas não contribuem de forma alguma para uma dieta balanceada e muito menos para o emagrecimento. Ao contrário disso, além de ser um grande causador de males estéticos, como as celulites, inchaços na região do abdômen e ganho de quilos extras, o consumo diário pode levar a ingestão de grandes porcões de açúcar, sem contar a quantidade de sódio, que podem levar o pâncreas a uma sobrecarga perigosa. São chamadas de calorias vazias, pois não contribuem em nutrientes para o organismo. Deve ser evitado até as versões Diet, substituir por sucos naturais de frutas.


Frituras e outros alimentos gordurosos

As frituras são conhecidas popularmente por serem formas baratas e rápidas de se alimentar. Comidas gordurosas, podem dar uma falsa sensação de saciedade.

Muitas pessoas substituem refeições como o almoço e jantar por salgados fritos e cheio de gordura. O excesso de calorias vai ser “estocada” no organismo causando sobrepeso. Além disso, com a falsa sensação de saciedade a fome pode aparecer muito mais rapidamente.

O ideal é trocar as frituras e alimentos fritos por refeições mais leves, como assados e cozidos. A noite opte por saladas e sopas, elas são tão práticas quanto as frituras e podem ajudar no emagrecimento.

Bebidas Alcoólicas
As bebidas alcoólicas por si só podem engordar e muito, elas podem ter calorias equivalentes a refeições inteiras principalmente as destiladas. Uma única dose, em muitos casos, equivale a um prato de macarrão com bastante molho e queijo. São calóricas e a quantidade muito vezes passa do limite desejável. 

Bebidas alcoólicas, além de serem altamente lesivas contra as células hepáticas,  tem um elevado índice glicêmico, que faz com que elas devam ser evitadas por pessoas que se preocupam com o corpo e com a saúde em geral.

 Carboidratos simples

 Alimentos ricos em carboidratos simples ou mesmo em açúcares, fazem com que o nosso organismo absorva-os rapidamente, causando assim, uma descarga mais elevada de insulina e transformando os excessos de glicose na corrente sanguínea em tecido adiposo. Além disso, por serem rapidamente absorvidos, estes alimentos não oferecem uma sensação de saciedade mais prolongada.


Conclusão


No geral, os alimentos que se enquadram nos citados acima, precisam ser evitados por quem está buscando o emagrecimento. Lembre-se que a dieta é tão importante quanto o exercício para quem busca emagrecer e não é por que você está se exercitando, que pode se “premiar” comendo de tudo. Quem vai te indicar o que comer e as quantidades necessárias é um profissional nutricionista, que vai saber equilibrar adequadamente sua dieta, de acordo com o que você busca e com o seu estilo de vida.  

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário