quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Os excessos das festas de final de ano

Fartura de comidas e bebidas, horas e horas de divertimento, troca de presentes. As festas de final de ano são regadas de prazeres. O problema é que as comemorações chegam acompanhadas de muitos exageros. E, são eles, os vilões da saúde e do bem-estar. Passar dos limites com a quantidade de comida e de bebida, passar muitas horas sem dormir e até mesmo se descontrolar com as finanças tem seu preço. 



 A seguir, confira quais são estes prejuízos e as dicas para afastá-los das festas.

Perigo: exagerar nos pratos de fim de ano



 Com a chegada das festas de final de ano, as tentações à mesa aumentam. Os cardápios natalinos, por exemplo, são recheados por alimentos ricos em sal, doces, bebidas alcoólicas, gorduras, e calorias vazias. Esses produtos podem representar um grande risco à saúde das pessoas, principalmente para aquelas que sofrem de hipertensão, diabetes e  obesidade.

Comer em excesso em qualquer período do ano coloca a saúde em risco pode sobrecarregar o sistema digestivo causando má digestão, além de provocar desconfortos como refluxo, dores abdominais e gases. Portanto, é importante curtir o momento e, no dia seguinte, retomar uma alimentação balanceada e com menor quantidade calórica e ingerir bastante líquido para eliminar o álcool do organismo. O ideal é sempre comer em pequenas quantidades, sem se privar dos alimentos favoritos.

Perigo: encher o copo

Espumante, vinho, cerveja, caipirinha. As festas de final de ano costumam ser recheadas de bebidas alcoólicas e extrapolar pode significar uma noite inteira passando mal e com uma ressaca daquelas. "Consumir álcool em excesso pode trazer prejuízos para o fígado e, dependendo da pessoa e do organismo, pode resultar até mesmo em um coma alcoólico", diz o clínico geral do Hospital HCor, Abraão Cury.

As dicas  incluem a hidratação. Para não acabar a noite em um hospital se hidratar antes de consumir bebidas alcoólicas é essencial, e claro, não abusar. Já, durante a festa, intercale um copo de vinho, por exemplo, com uma de água ou até mesmo de suco. Assim, os efeitos da bebida não aparecem com tanta intensidade e a ressaca do dia seguinte também não.


Perigo: dormir pouco


É hora de comemorar. Não é difícil encontrar pessoas que passam quase toda a época de fim de ano dormindo muito pouco. A concentração, o equilíbrio e a imunidade ficam prejudicados. "As pessoas que não dormem o número de horas adequado deixam o sistema imunológico mais fraco e, consequentemente ficam mais suscetíveis à doenças, como a gripe", diz o clínico. "Outro fator preocupante é que estas pessoas acabam dirigindo mesmo nessas condições, correndo o risco de acidentes.


Perigo: Estresse dessa época

Comprar presentes, agendar as férias, finalizar os trabalhos, terminar a faculdade, ocupar o tempo livre das crianças, organizar a ceia; a época de final de ano não é composta apenas de comemorações.

As responsabilidades também aparecem com força total, o que acaba deixando muita gente estressada e ansiosa. "O estresse de final de ano também precisa ser saudável. Quando ele passa dos limites, o organismo pode reagir, seja com crises alérgicas e até com problemas estomacais.

Perigo: extrapolar nas dívidas


Os presentes, as viagens, a ceia e tudo o mais que envolve dinheiro também podem fazer você perder os sono. Estourar o cartão de crédito e entrar no cheque especial também é característica da época de comemorações de fim de ano. O problema é que já entramos no ano novo com a conta no vermelho e as dívidas aparecem (ou crescem). "É importante lembrar que em janeiro as contas também são altas, como matrícula das crianças, IPVA, IPTU e outras. O ideal é planejar todos os gastos antecipadamente, assim os riscos de ficar no vermelho diminuem", explica o consultor financeiro Alexandre Lignos.

Fica a dica, todo excesso é prejudicial,  precisamos ter equilibro e controle em tudo que fazemos para que corpo e mente reage de maneira natural sem gerar estresse. 
Boas Festas de Final de Ano. Com muita paz e amor.

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo


Nenhum comentário:

Postar um comentário