quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Tapioca virou moda no cardápio fitness

Farinha de tapioca é um alimento produzido artesanalmente a partir da fécula de mandioca. é um produto característico das regiões Norte e Nordeste do Brasil, que é produzido a partir da fécula extraída das raízes da mandioca.



Conhecida como primeiro pão brasileiro, a tapioca, massa feita de fécula extraída da mandioca, descoberta pelos índios é hoje sucesso absoluto. Foram os índios que ensinaram aos portugueses a extrair da mandioca uma farinha branca. A tapioca vem ganhando status, nos últimos anos em. Hoje em dia a tapioca é uma espécie de cultura. Esse produto representa atualmente um dos principais atrativos da culinária nordestina, com reconhecimento mundial.

A mandioca se destaca como uma das principais culturas do Brasil, e a maior parte da sua produção é destinada à fabricação da farinha de mandioca. O restante é utilizado na alimentação humana e animal e na obtenção da fécula. A fécula é a forma mais ampla de aproveitamento industrial da mandioca e é empregada como matéria-prima no processamento de diversos alimento

Em muitos países, as denominações cassava starch, tapioca flour e tapioca starch são confundidas com a denominação farinha de tapioca, mas significam fécula de mandioca, que é um produto diferente

Da mesma forma que outros derivados da mandioca, a farinha de tapioca apresenta elevado teor de amido e baixo teor de proteínas, lipídios e minerais, o que faz dela um alimento altamente calórico



Veja porque virou a "queridinha" das dietas

Vem ganhando destaque no café da manhã, principalmente em dietas sem glúten, em substituição ao pão. Em refeições pré-treinos, por ser fonte de carboidrato de alto índice glicêmico, acompanhada de recheios mais proteicos.

                         Por ter sabor neutro pode ser preparada com recheio doce ou salgado


1 – Prática - Basta apenas hidratar o polvilho e a massa, quando aquecida, já está pronta.
2 – Versátil - Permite diversos tipos de recheios e sabores. É possível transformá-la em panquecas e até em pizzas.
3 – Substitui o pão - Fonte de carboidratos, ela pode ser uma aliada no café da manhã em substituição ao pão. Basta escolher o recheio mais adequado ao seu plano alimentar e necessidades nutricionais.
4 – Não contém glúten - Por ser feita a partir da mandioca, favorece na redução dos efeitos colaterais presentes no glúten a quem tem doença celíaca.
5 – Tem pouca caloria - 50g de tapioca corresponde a metade das calorias de duas fatias de pão.
6 – Alternativa de refeição pré-treino e pós-treino - Por ser digerida mais rápido, fornece energias mais rapidamente para o corpo, deal durante a prática do exercício físico. E também como recuperação rápida de energia no pós-treino.
7 – Baixo teor de sódio - Tem menos teor de sódio do que alimentos industrializados, como pães, biscoitos.
8 – Livre de gorduras e açúcar - Como sua preparação é feita a partir de farinha e água, não possui, áçucar e nem gordura


Emagrecimento

Auxilia no emagrecimento, pois não contém um valor calórico muito elevado e também por ser um alimento mais leve. Ajuda principalmente em dietas em que o foco seja redução da gordura da região abdominal.

Cuidado: Como todo alimento em excesso pode engordar, ainda mais por ser um alimento fonte de carboidrato o recheio deve ser leve.


Composição nutricional
Uma porção de 50 gramas tem cerca de 70 calorias, 14 gramas de carboidrato e 1,6 grama de proteína. Contém vitamina B1, B6, B9, cálcio, ferro, teor de sódio baixo. Como não tem glúten, pode ser consumida por pessoas portadoras de doença celíaca.




Diferença da tapioca para o pão integral

Embora o pão integral tenha glúten e a tapioca não, ele possui mais fibras que proporcionarão maior saciedade do que ela, pois a tapioca não possui fibras. Por isso, é importante consumi-lá em horários em que seja necessária uma digestão mais rápida do carboidrato (café da manhã, pré-treino e pós-treino).

Dica
Incremente a sua tapioca adicionando recheios como frutas, legumes e/ou verduras; proteínas como carnes, ovos , whey protein; e gorduras do bem como pasta de amendoim integral, nozes, castanhas, amêndoas. Além de torna-lá um alimento completo você ainda deixá ela mais saborosa.

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário