quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Hidratação deve ser redobrada em dias quentes

Durante os dias quentes, mudanças no cardápio dão mais disposição

Para ter mais disposição para aproveitar ao máximo os dias de calor, é preciso fazer mudanças na alimentação. Consumir alimentos de fácil digestão (mais leves) é uma das recomendações aliados com bastante líquidos (sucos naturais, chás, água de coco, etc).





Hidratação deve ser redobrada em dias quentes
 
No verão, o corpo humano pode eliminar o dobro de água se comparado aos dias com temperaturas mais amenas

A água traz diversos benefícios para a saúde, e sua ingestão diária e constante, principalmente em dias quentes, é essencial para manter o organismo em equilíbrio. No verão é preciso ficar alerta com os cuidados básicos de hidratação, pois as chances de perder água excessivamente são maiores.


O ser humano perde, em média, cerca de 2 a 2,5 litros por dia, que são eliminados pela urina, fezes e suor e, em dias com temperaturas mais altas, é possível eliminar o dobro disso.

Presente em todas as secreções, fluídos biológicos, no sangue, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, além da pele, a água é o elemento mais importante do organismo, sendo o principal componente das células e um solvente biológico universal, o que faz com que todas as reações químicas internas dependam dela.

Para manter todo esse sistema em ordem, beber água é a recomendação que vale para todos: crianças, adultos e idosos. Segundo especialistas, a ingestão ideal é de 2 litros por dia ou 8 copos, mesmo sem ter sede.


A sede é um sinal que o corpo envia quando precisa de reposição de água. Isso pode acontecer após a atividade física, a ingestão de um alimento doce ou salgado, um mal-estar, suor excessivo ou ainda por causa de medicamentos diuréticos.

Outra maneira de avaliar se o corpo está ou não recebendo a quantia suficiente de água, é observar a cor da urina - se ela estiver muito amarelada e escura, por exemplo, pode ser que o corpo precise de mais água. Nesses casos é recomendado procurar um médico para melhor avaliação.

Dicas para manter a hidratação


  • As frutas e legumes também ajudam a complementar uma hidratação saudável. Melancia, laranja, melão e abacaxi são frutas ricas em água, assim como o brócolis, berinjela, alface e pepino. Esses alimentos são ótimos para incluir em refeições leves nesse verão, e fazem muito bem para a saúde.
  • O consumo de água também ajuda a desinchar o corpo. Segundo o Doutor Nestor Schor, nefrologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a água ajuda a eliminar o excesso de sal no corpo, regulando a temperatura, reduzindo infecções, e até mesmo evitando a celulite e a desintoxicação.
  • Uma pessoa desidratada ou que não ingere água suficiente pode ter uma série de doenças, como alterações cognitivas (atenção e raciocínio por exemplo), cálculo renal, ressecamento da pele e até mesmo dificuldade nas funções intestinais. Por isso, é preciso ficar atento para repor todas as necessidades do corpo.
  • E, caso sinta fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga, fique alerta, pois são sintomas da desidratação. Ela pode ser evitada com boa alimentação e ingestão de líquidos, principalmente a água que, entre todos seus benefícios, ajuda também a digerir e absorver alimentos com mais facilidade.

As frutas e legumes também ajudam a complementar uma hidratação saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário