segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Óleo de Peixe e seus benefícios

O  peixe  apresenta  importantes  características  nutricionais,  mostrando-se  uma  excelente  fonte
de  proteínas,  lipídios,  vitaminas  e  sais  minerais.  Além  do  seu  valor    nutricional,  trata-se  de  um  alimento  que  é  de  fácil  digestibilidade  e  com  baixos  níveis  de  colesterol,  as  proteínas  têm  todos  os aminoácidos essenciais e os lipídios são constituídos por um conjunto de ácidos gordos que, para além da sua importância nutricional, são também benéficos para a saúde.



Sobre os Peixes

 Para ser uma boa matéria-prima para a fabricação de Óleo de Peixe rico em Ômega 3, é necessário que o peixe seja de origem marinha, de águas frias e profundas. Várias espécies de peixes podem ser utilizadas, entre elas a sardinha, o atum e o salmão.

Sobre o Ômega 3

Ômega 3 é uma cadeia de ácidos graxos poliinsaturados, cujos principais constituintes são o EPA (ácido eicosapentaenóico – C20:5) e o DHA (ácido docosahexaenóico – C22:6), que seriam os responsáveis pela proteção contra as doenças cardíacas.

Sobre o Óleo de Peixe

 

O Óleo de Peixe é extraído de peixes marinhos, de águas frias e profundas. Ele apresenta-se como um óleo de cor que varia do amarelo forte ao âmbar, com sabor e odor característicos.

O interesse pelo Óleo de Peixe sempre existiu e as pesquisas em torno de seus benefícios se concentraram no fato de os esquimós, que tinham uma dieta com bastante gordura apresentarem baixo índice de doenças cardíacas. Descobriu-se que os ácidos graxos Ômega 3 diminuem a agregação das plaquetas no sangue tornando-o mais fluído ajudando a prevenir a formação de coágulos.

O Óleo de Peixe rico em Ômega 3 contribui para a prevenção de infarto do miocárdio e formação de arteriosclerose, reduzindo o colesterol, a hipertensão arterial, ajudando em estados inflamatórios como a artrite reumatóide e aliviando distúrbios como eczema e psoríase.

Além de ter aplicação na saúde humana, o Óleo de Peixe também é muito utilizado e apreciado na fabricação de ração para animais como cães, gatos, camarões, etc. Além de ter outras aplicações como: lubrificante de cabos de aço, proteção de equipamentos que ficam submersos em água, proteção de madeiras, alimentos e medicamentos para animais, entre outro.

A oferta de óleo de peixe é limitada no mercado, devido ao refino mais elaborado  exigido por este produto, quando comparado aos óleos vegetais

Método de extração do óleo



O método convencional para a obtenção industrial de óleo é conhecido como processo úmido, aplicado principalmente para peixes com alto conteúdo de óleo.  
*envolve as etapas de cozimento, prensagem e ou filtração e centrifugação do  material.
O óleo de peixe na forma bruta contém uma série de substâncias indesejáveis, para consumo humano, o óleo recuperado na centrifugação deve ser processado  para a remoção destas substâncias.

O óleo obtido deve  ser armazenado seco e livre de sólidos. Uma alternativa para a  obtenção de um óleo com melhor qualidade é o imediato resfriamento do óleo resultante das  etapas de cozimento e prensagem, o que retarda a oxidação e a deterioração dos TAGs 





Nenhum comentário:

Postar um comentário