quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Estresse e suas consequências

 O stress  é um problema de saúde comum tanto no âmbito profissional como no pessoal e possui várias etiologias. Atualmente, os estudos sobre stress abrangem não apenas as consequências no corpo e na mente humana, mas também suas implicações para a qualidade de vida da sociedade. O
stress pode afetar a saúde, a qualidade de vida e a sensação de bem-estar como um todo.




Foi Hans Selye, que em 1926, utilizou este termo pela primeira vez, definindo o estresse como “um conjunto de reações que o organismo desenvolve ao ser  submetido  a  uma  situação  que  exige  esforço  para  adaptação”,  e  estressor  “é todo  agente  ou  demanda  que  evoca  reação  de  estresse,  seja  de  natureza  física,mental ou emocional.

O estresse pode ser definido como um estado antecipado ou real de ameaça ao equilíbrio  do  organismo  e a reação do  mesmo, que  visa  restabelecer  o  equilíbrio através  de  um  complexo  conjunto  de  respostas  fisiológicas  e  comportamentais.

 A manutenção  deste  estado  de  equilíbrio,  homeostase,  é  essencial  para  a  vida  e  é constantemente  desafiado  por  forças  internas  ou  externas.

Fisiologia do estress

As  respostas  ao  estresse  são  mediadas  pelo sistema  nervoso  autônomo  (SNA) e pelo eixo  hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA),  com  ações  complementares  através  de todo o organismo.



Na sociedade pós-moderna, o stress tem se tornado um problema de saúde muito comum, atingindo o marco de 40% na população de São Paulo. No Brasil as pessoas estão cada vez mais estressadas, pois a grande maioria não possui conhecimento de como lidar com suas fontes de tensão.



 No âmbito do trabalho, as consequências do stress podem incluir:


  • depressão, falta de ânimo, falta de envolvimento com pessoas, o trabalho e a organização, faltas e atrasos frequentes, excesso de visitas ao ambulatório médico e farmacodependência.
 O stress ocupacional tem recebido muita atenção de pesquisadores e também de instituições governamentais. As empresas podem tentar combater o stress  por meio de metas realistas, melhoria do ambiente de trabalho e da comunicação, aumento do envolvimento dos funcionários nas decisões, implantação de programas de bem-estar, diminuição de ruídos no local de trabalho, reconhecimento e recompensa aos colaboradores e redução de conflitos pessoais.

O stress  emocional tem várias etiologias, podendo se desenvolver devido à necessidade da pessoa de lidar com 74 fatores externos ao organismo capazes de criar tensões patológicas.


As fontes internas incluem:
  •  a ansiedade, o pessimismo, os pensamentos disfuncionais, o padrão de comportamentos de pressa, a competição, a falta de assertividade, entre outros, capazes de gerar um estado de tensão com consequências físicas e psicológicas

Percebe-se que os efeitos do stress excessivo e contínuo não se limitam ao comprometimento da saúde. O stress pode, além de ter um efeito desencadeador do desenvolvimento de inúmeras doenças, propiciar um prejuízo para a qualidade de vida e a produtividade do ser humano

Qualidade de vida é um estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças. As pessoas que se consideram felizes atribuem sua felicidade ao sucesso em quatro áreas (social, afetiva, saúde e profissional). 

O pouco tempo dedicado à família em função do alto investimento no trabalho pode acarretar a falta de suporte e apoio quando necessários. Na área social, pode ocorrer o isolamento e a consequente falta de amigos, além do desencadeamento de sérios prejuízos à saúde da pesso.



Eliminar  totalmente  o  estresse  do  cotidiano  de  um  indivíduo  seria  o mesmo que emitir seu atestado de óbito. Fisiologicamente falando, a ausência total de estresse equivale à morte. O que se deve procurar é reduzir os efeitos danosos do  estresse  que  a  sociedade  proporciona.  Deve-se  buscar  uma  postura  onde  o estresse  seja  um  acontecimento  positivo  e  não  um  empecilho  ao  desempenho pessoal, à saúde e à felicidade


Efeitos do estresse em sistemas específicos

Sistema Cardiovascular, Metabolismo, Sistema Gastrointestinal, Sistema Imunológico e outros sistemas:   reprodução,   crescimento,   memória,   sono, envelhecimento,  osteoporose  e  outros

A  redução  do  estresse  envolve  vários  aspectos  e  nenhum  deles  pode  ser  deixado  de lado  para  garantir  que  os  resultados  sejam  satisfatórios.  Os  fatores  para  redução  de  estresse são:
  • alimentação, relaxamento, exercício físico, estabilidade emocional e qualidade de vida



Nenhum comentário:

Postar um comentário