quinta-feira, 7 de abril de 2016

Cirurgia plástica reparadora para retirar excesso de pele

No estágio final de perda de peso, quando ocorre a sua estabilização, o paciente encontra-se mais disposto, com melhora acentuada do humor e autoestima, porém com um problema novo a enfrentar: o que fazer com o excesso de pele e gordura gerados pela grande perda de peso? Afinal, o que antes era um grande abdômen, hoje se transformou em um em excesso de pele e gordura que pendem sobre o abdômen inferior e a genitália, ocorrendo fenômeno semelhante em braços e pernas (sobretudo nas faces internas de coxas), além de uma queda acentuada da mama e da face, principalmente na região do pescoço.


 Para melhor controle do contorno e harmonização corporal, a Cirurgia Plástica vem se aprimorando com novas e avançadas técnicas, com soluções específicas para cada setor do corpo.

Cirurgia plástica após grandes perdas de peso

 

1. Cirurgia plástica no abdômen 

Abdômen: Local onde se concentra a maior queixa dos pacientes, além de ser símbolo da obesidade por si só, o excesso de pele e gordura acumulados principalmente sobre o abdômen inferior e região genital comumente é a primeira região a ser abordada. Dependendo da composição corporal e da perda de peso atingida, a técnica pode variar desde uma abdominoplastia convencional até procedimentos mais complexos, como a abdominoplastia em âncora
.
a) Abdominoplastia convencional = Uma incisão é feita na altura do púbis, semelhante àquela realizada para a cesariana, porém com extensão lateral até o quadril. O tecido composto de pele e gordura é descolado em toda região do abdome até o tórax e seu excesso retirado. São dados ainda pontos na musculatura abdominal, para reforçar a parede abdominal e prevenir novo relaxamento da mesma. Um novo umbigo é feito, em dimensões menores que as anteriores. É deixado um dreno no subcutâneo, que deve ser retirado após cinco dias em média. O paciente tem alta hospitalar em um ou dois dias, dependendo da extensão do ato operatório e da recuperação individual. Uma cinta modeladora específica é usada pelo paciente por pelo menos 2 meses, para otimizar o resultado da cirurgia.

b) Abdominoplastia em âncora = Outra técnica para abdominoplastias em pacientes com grande perda de peso é a abdominoplastia em âncora. Utilizada para ressecar amplas quantidades de tecido, esse procedimento fica reservado para pacientes onde somente a abdominoplastia convencional não ofereceria um bom resultado estético final. Os princípios da técnica e os cuidados pós-operatórios são os mesmos da cirurgia convencional, diferindo unicamente no tipo de incisão aplicada, onde uma segunda incisão é feita na parte medial do abdome, da incisão do púbis até o limite do tórax, ressecando-se o excesso de pele e gordura da região medial do abdome.

-c) Lipoaspiração = Seja qual a técnica escolhida para a abdominoplastia, pode ser necessária a realização de uma Lipoaspiração em conjunto ao procedimento, para se retirar maior quantidade de gordura em excesso, contribuindo ainda mais para um melhor resultado estético 
2. Cirurgia plástica nas mamas
A Mamaplastia é o segundo procedimento mais realizado por pacientes que apresentaram grandes perdas de peso, perdendo apenas para a Abdominoplastia. A perda de peso confere uma queda acentuada do tecido mamário, sendo necessária a reparação local. A dificuldade encontrada aqui é justamente a perda do conteúdo da mama, uma vez que ela é composta basicamente de tecido mamário e gordura. Diferentes técnicas têm sido desenvolvidas para retomar a forma e o conteúdo mamário, trazendo um resultado final mais gracioso às mamas. Elas envolvem a ressecção do excedente de pele e tecido glandular e variam na utilização ou não de próteses de silicone. Não são utilizados drenos na maioria dos casos e a paciente tem alta hospitalar no dia seguinte ao procedimento, utilizando um sutiã pós-cirúrgico específico, que deve ser mantido pelos próximos 2 meses.
Particularmente, prefiro o resultado da Mamaplastia com a utilização de próteses de silicone. A grande variedade em volumes e formas hoje apresentadas no mercado, como as próteses com perfil alto, super alto, anatômico ou cônico, faz com que o conteúdo mamário seja adequadamente reposto, conferindo resultados mais harmônicos e duradouros.

3. Cirurgia plástica em braços e coxas


O excedente de pele e gordura conferidos nos braços e pernas de pacientes que apresentaram grande perda de peso é corrigido cirurgicamente através de técnicas mais simples.

a) Cirurgia plástica em braços: A Braquioplastia ou Lifting Braquial é realizada através de uma incisão na parte interna do braço, estendendo-se da axila ao cotovelo. Todo tecido em demasia é ressecado e a pele suturada. Pode ser necessária uma Lipoaspiração local, para a retirada de toda gordura redundante. Não são utilizados drenos, e o paciente tem alta hospitalar no dia seguinte, utilizando uma malha compressiva específica nos 2 meses seguintes ao procedimento.

b) Cirurgia plástica em coxas: A Coxaplastia, Dermolipectomia Crural ou Lifting de Coxas é semelhante à braquioplastia em seus princípios. Pode variar de uma simples Lipoaspiração local, até ressecções mais amplas, situadas na face medial das coxas, podendo de estender à região inguinal em casos mais singulares. De rotina, não são utilizados drenos locais, com o paciente sendo liberado para casa no dia seguinte à cirurgia, andando sem maiores dificuldades, fazendo uso também de uma cinta modeladora específica por 2 meses.
 

4. Cirurgia plástica na face

A Ritidoplastia ou Lifting Facial tem sido cada vez mais procurada nos consultórios de cirurgia plástica por pacientes que obtiveram grande perda de peso. A queixa principal se concentra na região do pescoço e pálpebras, porém o tecido da face como um todo sofre uma queda. Muitas vezes é necessária uma Lipoaspiração da região do pescoço em conjunto ao Lifting Facial, para se atingir melhores resultados. As cicatrizes são escondidas ao máximo na região do couro cabeludo e atrás das orelhas, ficando somente uma incisão mais aparente próxima às orelhas. Usa-se um dreno que é retirado no dia seguinte à cirurgia, antes da alta hospitalar, não sendo utilizadas cintas rotineiramente. O pós-operatório não costuma ser incômodo, com retorno às atividades rotineiras de forma mais precoce que as demais cirurgias.

5. Cirurgia plástica nos glúteos

Com a perda ponderal, ocorre também uma acentuada mudança na região glútea, sendo necessária a sua remodelação. A Gluteoplastia pode ser realizada com ou sem a inclusão de próteses de silicone específicas. Nos casos onde predomina um excesso de tecido gorduroso, a ressecção deste tecido e a remodelação da região glútea pode ser realizada sem próteses, através de uma incisão na porção superior dos glúteos. Naqueles casos onde há somente uma queda dos tecidos locais, a inclusão de próteses de silicone deverá ser a opção escolhida. Em ambos os casos, uma Lipoaspiração pode ser realizada para a retirada do excesso de gordura local, e a recuperação pós-operatória envolve o uso de cintas modeladoras nos 2 meses posteriores à cirurgia.

Vale lembrar que, no Brasil, os planos de saúde são obrigados por lei a cobrir todos os gastos com a cirurgia plástica reparadora. Nesse contexto, os pacientes que se submeteram a uma grande perda de peso, por cirurgia ou não, têm as cirurgias citadas acima cobertas em sua maioria, não havendo qualquer custo por parte do paciente.
 São elas a Abdominoplastia, os Lifting Braquial e de Coxas, além de alguns casos de Mamaplastia. Portanto, procure um Cirurgião Plástico conveniado ao seu plano de saúde e tire suas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário