quarta-feira, 27 de abril de 2016

Roupas apertadas demais atrapalha a circulação

Quem nunca teve um jeans superapertado?

Pode até parecer que não, mas o uso de roupas que apertam muito podem trazer consequências muito desagradáveis. Calças apertadas, principalmente as que são feitas com tecido grosso acabam dificultando o retorno do sangue venoso, que fica concentrado na parte inferior do corpo, gerando graves problemas de circulação.



 Médicos descreveram um caso ocorrido na Austrália em que uma mulher sofreu lesões nos nervos e músculos da perna por ficar muito tempo agachada vestindo uma calça skinny. Questões relacionadas à circulação, à digestão e à saúde íntima de homens e mulheres também podem ser desencadeadas pelo excesso de aperto dos jeans da moda.

De acordo com o médico angiologista Henrique Pereira Lamego Junior, uma calça extremamente apertada pode impedir uma circulação adequada. “Se a calça vai até o tornozelo, o sangue chega até o pé, mas não consegue voltar. O pé vai inchando e o inchaço sobre gradativamente até a virilha”, explica. Portanto formigamento, inchaço, dor e até lesão nos nervos, em casos mais críticos, podem ocorrer.



O angiologista acrescenta que a calça skinny muito apertada pode favorecer o surgimento de varizes e até celulite. “A celulite pode ser formada pela ausência de circulação. Se pensarmos que a calça pode diminuir a circulação, então ela também pode favorecer o surgimento de celulite como um efeito secundário.”

Pernas finas são mais vulneráveis
 
Segundo Lamego Junior, pessoas com pernas mais magras estão mais vulneráveis a esses problemas de circulação provocados pelo aperto da calça. “Pernas finas são as que podem ser mais lesadas. Isso porque os gordinhos têm um tecido adiposo grosso, que funciona como uma espuma que segura a pressão, o que os mais magros não têm”, diz.



Evite o desconforto
 
Uma dica para quem não quer abrir mão da calça justa é usar calças tipo legging, que fazem uma pressão anatômica regular, sem formar vincos nem anéis de compressão. “É importante não usar uma calça que esteja desconfortável e, se notar que a perna ficou inchada no primeiro uso, não use mais”, diz Lamego Junior. "Querer transformar o corpo mediante a compressão de uma calça não é adequado."

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 17% da população sofre com problemas vasculares. Então, para tirar suas dúvidas, confira a lista dos principais problemas causados pelo uso de roupas apertadas. 

1. Varizes: é o principal problema. Com a roupa apertada, certamente a circulação nas pernas será prejudicada, levando a formação dos primeiros vasinhos. E não são só as calças apertadas as causadoras do problema. Meias, meias-calças e cintas também podem geral esse problema. Se há casos de varizes na sua família ou se você toma algum tipo de contracepção hormonal que altera a regulação hormonal, prefira peças mais largas.

2. Infecções ginecológicas: quando a roupa está apertada não há oxigenação na região genital. Com isso irão morrer algumas bactérias e algumas outras ruins para o corpo irão proliferar. Além disso os vasos presentes na região genital são bem sensíveis e não devem ficar pressionados o tempo todo.


Mas a calça apertada é apenas um dos fatores que aumentam o risco do problema e só é determinante quando o uso é muito prolongado. “O uso esporádico não tem problema. Mas tem pessoas que ficam 12, 14 horas, aí sim pode favorecer essas ocorrências”, diz Sobral.

3. Dores nas costas: qualquer coisa que acaba comprimindo os nervos acaba dando dores nas costas, porque muda o eixo da gravidade. Quando esse eixo muda acaba causando o estresse em outros pontos da coluna que não estão acostumados.



4. Digestão: roupas muito apertadas atrapalham na hora da alimentação e nas duas horas seguintes, onde ocorre a digestão. Isso acontece porque o organismo tira sangue dos músculos para mandar para o estômago e fazer a digestão. Se a pessoa usar roupa muito justa, tem dificuldades de oxigenação, então o sangue fica parado, consequentemente, o alimento também.

5. Respiração: um cinto apertado demais prejudicam a passagem de ar pelo seu corpo. Você tem respiração curta na maior parte do dia, ou seja, a inspiração só chega até a parte alta do tórax. Com isso, as trocas gasosas não acontecem de maneira eficiente e seu corpo acumula mais gás carbônico, que é prejudicial para o organismo. A respiração curta deixa o cérebro mal oxigenado, dificultando a concentração e trazendo ansiedade.

6. Dor no testículo: Segundo o urologista Daher Chade,  um problema comum entre os homens que pode estar relacionado, em alguns casos, às calças apertadas é a orquialgia, que é uma dor crônica no testículo.


Ao investigar as causas externas do problema, normalmente encontram-se dois extremos: de um lado, homens que fazem atividade física com roupas muito soltas e cuecas estilo samba-canção e, de outro, homens que usam calças muito justas. As duas situações podem desencadear esse tipo de dor.

Chade diz que não existe uma relação direta, cientificamente comprovada, entre calça apertada e infertilidade masculina. “Isso é difícil de comprovar porque a maioria dos pacientes que tem infertilidade tem uma causa genética”, observa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário