segunda-feira, 9 de maio de 2016

Como evitar gripes e resfriados


Os vírus da gripe e do resfriado são muito contagiosos, apresentam sintomas semelhantes e infectam diversas pessoas. Atacam predominantemente o sistema respiratório das pessoas e podem se manifestar com sintomas como mal-estar geral, perda do apetite, irritação na garganta, coriza, tosse com ou sem catarro, espirros, febre, dor de cabeça e no corpo. O resfriado comum infecta o nariz e a garganta, já a gripe ataca o sistema respiratório. No entanto, adotando bons hábitos de higiene e atacando os primeiros sintomas pela raiz, você poderá impedir uma gripe ou resfriado forte ou até mesmo evitá-los completamente.



Hábitos de Higiene

  • Lave as mãos. Uma das formas mais fáceis e eficazes de prevenir gripes e resfriados é lavando bem as mãos, várias vezes ao dia. Esse hábito reduz a proliferação de bactérias e do vírus da gripe ou do resfriado em superfícies e espaços comuns.

   - Molhe as mãos antes de ensaboá-las com água e um sabonete suave. Esfregue-as por 20 segundos, lembrando-se de esfregar debaixo das unhas, entre os dedos, as palmas e as costas das mãos.
  -  Enxágue as mãos com água corrente e seque-as com uma toalha limpa.
   - Use um desinfetante para as mãos quando não tiver acesso à água e sabão (álcool em gel).
  •  Cubra a boca e o nariz. Quando tossir ou espirrar, use as mãos ou um lencinho para cobrir a boca e o nariz. Assim, você minimizará o risco de espalhar germes e vírus por aí.

    -Considere tossir ou espirrar no cotovelo para evitar a contaminação das mãos.
    -Jogue fora o lenço utilizado e lave as mãos.Você também deve lavar as mãos depois de tossir ou espirrar nelas.

  • Fique longe de multidões. A gripe e o resfriado são muito contagiosos e costumam se espalhar nos locais onde multidões se reúnem. Evitar multidões e espaços lotados poderá minimizar o risco de contrair qualquer vírus.

   - Lave as mãos após tocar superfícies dentro de espaços lotados. Portas e maçanetas (principalmente de banheiros), por exemplo, são superfícies que podem abrigar os vírus de gripes e resfriados.
    -Caso se sinta doente, passe pelo menos um dia em casa para reduzir o risco de propagação da doença para outras pessoas e evitar contrair algum outro vírus que possa piorar o quadro.
   - Quando estiver escolhendo uma creche para uma criança, opte por uma com políticas claras sobre manter os alunos doentes em casa e que apresente bons hábitos de higiene.
  • Desinfete espaços comuns. Os vírus de gripes e resfriados podem se espalhar facilmente por superfícies e espaços compartilhados, principalmente banheiros e cozinhas. Desinfetar tais áreas poderá evitar que eles se espalhem.

    Concentre a limpeza nos espaços compartilhados, como o vaso sanitário, a pia do banheiro, a mesa e a pia da cozinha. Não se esqueça de também desinfetar as maçanetas.
    Você pode usar qualquer desinfetante de superfície disponível no comércio, embora seja recomendável optar por um produto que propicie ampla proteção contra diferentes vírus, germes e bactérias.

Fortalecendo o sistema imunológico

  • Vacine-se. Embora a gripe não tenha cura, você ainda pode se vacinar contra o vírus para fortalecer o sistema imunológico durante a temporada de gripes e resfriados. Converse com um médico para saber se a vacina é uma boa opção você.

    A vacina contra a gripe deve ser aplicada todos os anos, já que a vacina do ano anterior perde a validade na nova temporada de gripes.
    Qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode receber a vacina contra a gripe.
 Pessoas com mais de 65 anos também podem tomar a vacina pneumocócica (Pneumovax).
    Tenha em mente que é normal sentir um pouco de dor no local da injeção.
    Também é possível receber a vacinação na forma de spray nasal. Ela não inativa o vírus da mesma forma que a injeção, mas pode reduzir os sintomas da gripe.
    Informe o médico a respeito de quaisquer efeitos colaterais, como febre ou dores no corpo, principalmente se eles forem persistentes.
    Obtenha um certificado de vacinação. Após ser vacinado contra a gripe, você deverá receber um certificado de vacinação, que ateste o tipo de vacina recebido e como ela o mantém seguro e elimina epidemias de gripe.
  • Tenha em mente que, ao contrário da gripe, não há nenhuma vacina para os resfriados. O melhor método de prevenção é a adoção de hábitos adequados de higiene e cuidados com a saúde geral. Mantenha uma dieta balanceada, pratique exercícios físicos regularmente e lave sempre as mãos.

  •  Evite o contato com pessoas doentes. Tente evitar contato próximo e prolongado com uma pessoa resfriada ou com os sintomas da gripe. Isso evitará que bactérias e vírus o infectem.

  •     Retire-se educadamente de recintos com pessoas doentes. Por exemplo, se um amigo ou colega estiver falando com você ou convidando-o para sair, diga algo como "Sinto muito, mas não posso porque tenho um compromisso".
    Se a pessoa doente viver com você, evite ficar nos mesmos ambientes que ela até que ela esteja curada.
  • Use utensílios próprios. Tome cuidado para não compartilhar objetos com pessoas doentes, isso minimizará o risco de uma infecção viral ou bacteriana.

   - Considere usar utensílios descartáveis, como copos e garfos de plástico, enquanto tiver alguém enfermo em casa.
   - Etiquete os objetos pessoais para minimizar o risco de contaminação.
   - Lave quaisquer utensílios que não tenha certeza se a pessoa tocou usando água a quente ou, melhor ainda, uma máquina de lavar louças.

  •  Experimente a medicina alternativa. Algumas pessoas acreditam nos benefícios da medicina alternativa para prevenir e aliviar os sintomas das gripes e resfriados. Embora não haja nenhuma evidência científica definitiva que comprove a eficácia do zinco, da vitamina C ou da equinácea no tratamento ou na prevenção das gripes e resfriados, talvez esses remédios funcionem para você.

    -Embora a crença popular afirme o contrário, não há evidência suficiente de que a ingestão de vitamina C possa evitar resfriados ou acabar com um logo no início.
   - Tomar equinácea logo após o surgimento dos primeiros sintomas de um resfriado pode diminuir a gravidade e a duração dos sintomas.
    -Estudos sobre o zinco demonstram que ele pode reduzir os sintomas de um resfriado quanto tomado em até um dia após o aparecimento dos sintomas.
    -Evite o zinco em forma de spray nasal, pois ele pode causar danos permanentes ao olfato.

Tratando os sintomas iniciais

  •  Mantenha o corpo hidratado. Beba bastante líquido para compensar a desidratação causada pela febre ou produção de muco.

    -Manter-se hidratado o ajudará a sentir-se melhor e diminuirá o risco da doença piorar.
    -Para manter o corpo hidratado, as mulheres precisam de pelo menos nove copos de líquido diários, e os homens precisam de pelo menos 13.
    -Tome água, sucos, caldos,  chás sem cafeína.
   - Evite as bebidas com cafeína, incluindo os chás e o café, pois elas podem causar desidratação e agravar os sintomas.

  • Tome canja de galinha. Estudos atuais comprovam que um dos remédios caseiros mais antigos, a canja de galinha, pode prevenir o resfriado e aliviar os sintomas. Tomar canja de galinha poderá ajudá-lo a combater um resfriado logo no início ou a reduzir os sintomas da gripe e do resfriado.

    -Além disso, a canja de galinha ajuda a aliviar o congestionamento nasal e pode evitar a desidratação.
    -Tenha em mente que canja de galinha age como um anti-inflamatório no organismo. Além disso, ela aumenta temporariamente a circulação de muco pelo nariz, o que limita a quantidade de tempo em que o vírus fica alojado na mucosa nasal.

  • Evite o álcool e os cigarros. O álcool e o tabaco pioram os sintomas das gripes e dos resfriados. Interromper ou limitar o consumo de tais produtos poderá encurtar a duração dos sintomas e ajudar a prevenir complicações.

  • Alivie a dor de garganta com água salgada. Fazer um gargarejo com solução salina pode ajudar a tratar a dor de garganta.Embora os benefícios sejam temporários, você poderá usar esse remédio tanto quanto for preciso para combater a inflamação.

    -Para preparar a solução, dissolva 1/2 colher de chá de sal em 1 copo de água morna.
    -Gargareje a água salgada durante 30 segundos, sempre que precisar. Isso também poderá ajudar a aliviar uma inflamação na garganta relacionada à gripe ou resfriado.

  • Use pastilhas ou sprays. Os analgésicos leves podem aliviar a dor de garganta, e os produtos que contêm cânfora ou eucalipto, como sprays e pastilhas, também podem aliviar a congestão nasal.

   - A cada duas ou três horas, tome as pastilhas para a garganta ou aplique o spray.
    -Evite mastigar ou engolir as pastilhas, pois elas podem tornar a garganta dormente e causar dificuldade para engolir.

  • Tome remédios para a dor. A gripe e o resfriado podem causar dores no corpo. Para aliviar quaisquer dores, tome um medicamento de venda livre para a relaxar e a recuperar-se mais rapidamente.

    -Tomar paracetamol, ibuprofeno ou naproxeno sódico para aliviar as dores corporais.

  • Descanse bastante. Permitir que o corpo descanse pode aliviar os sintomas e propiciar uma recuperação mais rápida. Falte na escola ou no trabalho, principalmente se você estiver com febre. Descansar o bastante também reduz o risco de você infectar outros membros da família, amigos ou colegas.

    -Durma pelo menos oito horas por noite e tire cochilos para ajudar o sistema imunológico a combater o desenvolvimento do vírus.
    -Durma em um quarto confortável, quente e ligeiramente úmido (use um umidificador de ar se necessário) para aliviar o congestionamento nasal e a tosse. 

Dicas

    A melhor forma de prevenir a gripe é a vacinação. Tomar a vacina uma única vez na vida não é o suficiente, embora ajude a reduzir a severidade dos sintomas da gripe. Tome a vacina anualmente para desenvolver o sistema imunológico.

Fonte: wikihow.com
Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário