quinta-feira, 5 de maio de 2016

Orientações Nutricionais para a Prisão de Ventre

Nada mais desagradável do que o intestino preso. A obstipação ou constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre, pode ter diversas causas sendo necessária uma avaliação médica para verificar se não alguma doença por trás deste problema.


Na maioria das vezes, o intestino preso é fruto de uma dieta inadequada, pobre em fibras, com baixa ingestão de líquido e que soma-se ao sedentarismo e estresse.
 
 
A constipação define-se não somente como a baixa frequenta das evacuações mas também como uma dificuldade para evacuar, com um esforço excessivo, fezes duras e sensação de não ter evacuado o suficiente.

Tratamento
 
Muitos fatores podem gerar a constipação, portanto o tratamento deve ser individualizado, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Pessoas paraplégicas ou em uso de analgésicos opióides, por longo tempo, terão tratamento diferente daqueles que estão constipados agudamente, devido ao uso de alguma medicação ou por erros alimentares, por exemplo.


Em suma, na atenção farmacêutica direcionada à constipação intestinal, a primeira medida de atuação é de tentar solucionar o problema, através de medidas higiênico dietéticas, como realizar exercício físico moderado, manter uma alimentação rica em líquidos e fibras e em último caso recorrer a utilização de medicamentos tipo laxantes.


Por outro lado, o paciente deve se conscientizar da importância de ter um hábito de defecação diária em um ambiente agradável, de preferência com um horário fixo estabelecido para se dirigir ao banheiro e sem pressa. Cultivando estes hábitos, o paciente estará promovendo sua saúde

O controle alimentar é o primeiro passo para a correção do problema. Abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar o funcionamento do intestino:
    

  • Aumente o consumo de água. Consuma no mínimo de 8 a 10 copos por dia;
  • Substitua alimentos refinados por integrais como pães, arroz, biscoitos e macarrão;
  • Selecione melhor as frutas que você usa: mamão, ameixa, manga, laranja, melancia, são sempre boas opções. Evite a goiaba e a banana prata;
  • Utilize a linhaça na vitamina. A linhaça deve ser adquirida inteira e liquidificada na hora de usar;
  • Faça de 5 a 6 refeições por dia, se alimentando de 3 em 3 horas, em pequenas quantidades sem esquecer das principais refeições. Mastigue muito bem os alimentos;
  • Aumente o consumo de verduras, legumes e frutas. Estes são ricos em fibras, importantes para um bom funcionamento intestinal;
  • Consuma iogurte, coalhada ou leite fermentado diariamente;
  • Consuma frutas de preferência com casca e bagaço;
  • Faça atividade física regularmente. Este ajuda a manter bons movimentos do peristaltismo intestinal;
  • Estabeleça horários regulares para ir ao banheiro, sendo estes em momentos tranquilos;
  • Controle o estresse e a ansiedade. Muitas pessoas que apresentam crises de cosntipação intestinal durante estes momentos.
Um detalhe importante na prevenção da constipação intestinal é a hidratação. Tomar no mínimo 2 litros de água por dia (equivalente a 8 – 10 copos) é imprescindível pra o funcionamento intestinal adequado. Outra dica, não menos importante, é manter o corpo ativo, a atividade física também ajuda na regulação do trânsito intestinal.

Clinicamente, o sintoma da constipação na maioria das vezes significa menos do que três evacuações por semana com sintomas ou dificuldade no esvaziamento retal.

Melhorar a flora intestinal é um caminho não só para corrigir o funcionamento do intestino como também para evitar doenças. A nossa flora atua como mecanismo de defesa, protegendo nosso corpo. Neste processo, os pré e probióticos são nossos alidados.

Os prebióticos 

São substâncias não digeríveis pelo organismo humano e que, por isto, chegam ao nosso instestino intactas sendo fermentadas pelos micro-organismos lá presentes. Este processo gera uma série de benefícios ao organismo tais como:
   
  • Ajuda na manutenção da flora intestinal;
  • Melhora o sistema imune;
  • Estimula a motilidade intestinal (trânsito intestinal);
  • Contribui com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal;
  • Pode auxiliar na diminuição do colesterol e triglicérides
   
Possui efeito bifidogênico, isto é, os prebióticos estimulam o crescimento das bifidobactérias. Essas bactérias suprimem a atividade de outras bactérias que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas.


Na alimentação, são encontrados em alimentos como:  chicória, cebola, alho,alcachofra, banana, batata Yacon. Este último alimento, rico em inulina, um conhecido prebiótico, tem sido indicado para controle dos níveis de glicose sanguíneo. Outro alimento que faz parte do grupo é a banana verde, rica no amido resistente, também prebiótico.

A indústria também disponibiliza alimentos que tiveram os prebióticos adicionado a suas formulações. Outra opção é o uso de prebióticos em saches. O nutricionista poderá prescrever se for o caso.

Já os probióticos (derivado do grego a palavra significa pró-vida)

São alimentos que contém micro-organismos vivos que quando ingeridos em determinada quantidade, apresentam efeito benéfico sobre a saúde e bem estar do hospedeiro, por estimular o crescimento e atividade de bactérias benéficas. Isso é importante porque um desequilíbrio na microbiota intestinal interfere no aproveitamento de vitaminas e nutrientes, aumenta os problemas intestinais e o risco de cânceres.

Os probióticos possuem diversos benefícios como: 

atividade anticarcinogênica, agem melhorando quadros alérgicos alimentares e intolerância à lactose, auxiliam na redução do colesterol, melhoram o funcionamento intestinal, evitam a prisão de ventre, fortalecem o sistema imunológico. 

A indústria dispõe de produtos ricos em probióticos como os leites fermentados e diversos tipos de iogurte. Além disto, os probióticos podem ser manipulados para consumo em sachê ou cápsulas. Existe no mercado os Simbióticos que é uma mistura de Probióticos com Prébioticos juntos.
O consumo destes alimentos deve ser associado a uma dieta equilibrada, pobre em gorduras saturas e trans, rica em líquidos e em alimentos como frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas, carnes brancas e magras.

  Confira a seguir os onze alimentos que combatem a prisão de ventre 


Laranja com bagaço
Não adianta só chupar a fruta ou tomar o suco. A maior quantidade das fibras da laranja está no bagaço. Por isso, afora a casca e os caroços, você deve comê-la inteirinha!

Abacaxi
Ele ainda não conquistou fama, mas, pode acreditar, é ótimo no combate à prisão de ventre. Isso porque contém bromelina, substância que "irrita" a mucosa intestinal, estimulando os movimentos peristálticos (contrações involuntárias que empurram as fezes pelos intestinos até sua expulsão).

Água
A água é essencial na lubrificação dos intestinos. Aliás, sem ela as fibras não ficam umedecidas e podem inclusive piorar a prisão de ventre. Beber bastante líquido (pelo menos 2 litros todos os dias) colabora para que o organismo tenha um bom funcionamento, mesmo porque nosso corpo é constituído aproximadamente por 70% de água.

Ameixa-preta
Essa fruta contém sorbitol, substância com efeito laxativo muito eficiente. Pode ser ingerida seca ou em calda.

Cereais integrais
Aveia, arroz, pão e macarrão integrais, milho e outras sementes e grãos comestíveis possuem grande quantidade de fibras, que estimulam a atividade intestinal e, conseqüentemente, a evacuação.

Farelo de trigo

As fibras do trigo aumentam e amolecem o bolo fecal. farelos integrais, cereais integrais, grãos (trigo, aveia, milho), produtos integrais em geral

Iogurte
O iogurte contém lactobacilos, micro-organismos que mantêm e recuperam a flora intestinal.

Maçã com casca
Essa fruta contém fibras solúveis -- que, em contato com água, aumentam a massa fecal e a tornam mais "macia" -- e insolúveis -- que não se dissolvem em água nem são absorvidas pelo organismo, mas estimulam o peristaltismo. Os dois tipos são ótimos no combate à prisão de ventre.

Papaia
Outro conhecido alimento laxante. A papaína, substância presente em sua composição, estimula a mucosa intestinal de maneira natural, facilitando os movimentos de expulsão das fezes.

Pipoca
Pode acreditar. A pipoca é um alimento riquíssimo em fibras! E elas ajudam bastante na reeducação do trânsito intestinal, facilitando os movimentos peristálticos.

Vegetais
Alface, agrião, brócolis, cenoura, couve, escarola, espinafre, rúcula... Todos esses vegetais contêm fibras que aumentam o volume das fezes. Por isso eles são itens obrigatórios no cardápio diário de quem sofre de prisão de ventre. 

Escala Fecal de Bristol, é uma escala que caracteriza se o paciente é obstipado conforme o tipo das fezes.

 

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário