domingo, 30 de outubro de 2016

Compulsão por doces

Muitas pessoas relatam que tem dificuldades em comer pouco, com moderação, tem muita vontade de comer doces ou guloseimas. Este é um fator muito associado a deficiências nutricionais e a alterações hormonais.

A compulsão alimentar nada mais é que o corpo anunciando que precisa de um determinado alimento e que ele não está funcionando adequadamente. Este sintoma aparece geralmente em pessoas que são mais ansiosas, agitadas, nervosas ou até mesmo em outras.


As causas para a compulsão por doces que não precisa ser somente por doces, mas sim por salgados, massas, pães que são carboidratos simples e estão associadas com deficiência de um hormônio do humor chamado serotonina, resistência a insulina, aumento do hormônio do estresse, o cortisol e pelo fato de haver algumas deficiências de ácido fólico, vitamina B6, magnésio, zinco, vitamina B12 e outros.

Os sintomas podem ficar além da vontade de comer doces como: fadiga, cansaço, sonolência durante o dia, preguiça, dor de cabeça, enxaqueca, suores e tremores em casos mais graves.

A compulsão por doces nos remete a falta que eles estão fazendo no corpo e por isso ele nos emite algum sinal para aumentarmos a ingestão. O aumento da vontade de comer doces geralmente está relacionado com a diminuição do hormônio da serotonina, que é o hormônio do humor. Quando há diminuição deste o corpo precisa de doces para aumentar a sensação de prazer.



Outro fator ligado é a resistência a insulina. Pessoas com esta resistência tendem a querer mais doces porque a insulina não consegue colocar o açúcar para dentro das células e produzir energia e assim parece que não tem açúcar nunca e o corpo emite sinais porque ele precisa de açúcar. A mesma explicação serve para os diabéticos descompensados (sem controle correto).

O aumento do hormônio cortisol, que está relacionado ao o estresse e ansiedade também faz aumentar esta ingestão. Falta de zinco, magnésio, vitamina B6, B12, colina, selênio e outros minerais quando deficientes aumentam a ingestão de doces.

Algumas patologias também estão associadas como: 
  •  a depressão, hiperatividade, diabetes, resistência a insulina, síndrome do ovário policístico, câncer e outras menos comuns.
Algumas dicas para diminuir esta compulsão por doces
  • aumentar a ingestão de banana porque é rica em triptofano, 
  • aminoácido precursor da síntese da serotonina, comer abacate que diminui o cortisol,
  • oleaginosas que são ricas em vitaminas e minerais importantes, 
  • frutas secas por ajudar também nos sintomas da TPM e por serem ricas em fibras, 
  • comer sempre de 3 em 3 horas, isso é muito importante, evitar o consumo de adoçantes, colocar a canela porque é doce e ainda diminui a absorção de açúcar.

Ao dormir bem, produzimos os hormônios serotonina e dopamina, substâncias calmantes que controlam a ansiedade e regulam humor e saciedade, mas é possível que a pessoa não tenha condições de produzi-las de maneira satisfatória pela falta de triptofano, magnésio, vitamina B, cromo. Por isso é essencial termos matéria-prima para produzi-las, que vem da alimentação. Fabricadas a um níveis cerebrais bons, conseguimos controlar a saciedade.

Consumir os alimentos que o corpo não metaboliza bem também interfere na produção dos neurotransmissores e pode ser a chave para o tratamento da compulsão.

Algumas dicas pra não elevar a glicose:

– Evite misturar vários tipos de carboidrato na mesma refeição;

– Adicione fontes de fibras como sementes de abóbora, girassol ou chia para diminuir o impacto do carboidrato no organismo;

-Procure consumir um tipo de proteína com o carboidrato para absorção ser mais lenta e você não entrar no ciclo vicioso que falamos aqui.

Outro fator bastante comum também é ficar longos períodos sem se alimentar e haver um aumento do hormônio do estresse, o cortisol, que é responsável por aumentar a energia no nosso corpo e para isso ele emite sinais no cérebro para que haja uma ingestão de energia, no caso de alimentos ricos em calorias como doces, massas, guloseimas, pães e outros.

- Sempre comer de 3 em 3 horas para não haver o aumento do hormônio do estresse, o cortisol;

- Comer frutas, verduras e legumes variados para tentar garantir o aporte de vitaminas e minerais importantes;

- Evitar a ingestão de produtos diet e light porque contém adoçantes e estes foram relacionados com o aumento da vontade de comer doces. Verificar sempre o rótulo dos alimentos.

- Aumentar o consumo de alimentos ricos em triptofano como: banana, feijão, lentilha, leite e derivados, nozes;

- Sempre praticar atividade física;

- Consumir fibras na alimentação como aveia em flocos, germén de trigo, granola, linhaça dourada triturada;

-Uma dica interessante para diminuir a vontade de comer doces é no café da manhã ter fontes doces como geleias, sucos e frutas doces. Isto ajuda no decorrer do dia precisar de menos doces.

É sempre importante ressaltar que a consulta com o nutricionista é fundamental para se ter melhores resultados pensando na individualidade bioquímica e que todos nós respondemos diferentemente aos tratamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário