terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Queimadura do Sol, como prevenir

A queimadura solar (queimadura de sol) ou eritema solar ocorre geralmente após a exposição solar, principalmente em crianças, pessoas de pele clara ou cabelo claro. Mas em dias nublados também é possível se queimar, pois os raios ultravioletas (UV), responsáveis pela queimadura, passam pelas nuvens.


Aproximadamente 30% dos adultos, 70% das crianças e adolescentes relatam pelo menos uma queimadura solar durante o período de um ano. Apesar da maioria não ser severa, é importante evitar a queimadura solar, pois pode aumentar os riscos de:

câncer de pele (existem vários tipos de câncer de pele, a maioria é tratada facilmente, mas a queimadura solar aumenta o risco de desenvolver um tipo sério, o melanoma),

problemas na visão (cataratas, que pode deixar uma pessoa cega),

rugas e outras mudanças na pele relacionadas com o envelhecimento

*Alguns fatores como ter a pele clara, cabelos claros, estar em montanhas ou praias e tomar certos tipos de medicamentos (exemplo: doxiciclina), aumentam as chances de queimadura solar.

O primeiro sintoma a surgir é o vermelhidão na pele:




-aparece 3 a 5 horas após a exposição solar  piorando durante o período de 12 a 24 horas após a exposição.
-Geralmente é acompanhada de dor e ardência, seguida de descamação. Nos casos mais severos há dor severa, bolhas e insolação.

                                   Geralmente a queimadura SOLAR é  de grau 1




A seguir algumas perguntas frequentes sobre queimaduras solares

Posso tratar uma queimadura solar sozinho?
Sim, as queimaduras solares leves a moderadas podem ser tratadas pelo próprio indivíduo

  • – Tome um analgésico livre de prescrição médica (como paracetamol, ibuprofeno, novalgina, entre outros).
  • – Utilize cremes, loções ou sprays para queimaduras solares, que geralmente contém aloevera ou um medicamento calmante.
  • – Fique longe da exposição solar.
  • – Tome bastante água, pois muitas vezes a queimadura solar está acompanhada de desidratação.
Posso tratar a queimadura solar com fitoterápicos e remédios caseiros?

Existem muitas plantas que são popularmente utilizadas para tratar queimaduras solares, mas que não possuem estudos e muitas vezes prejudicam mais a condição. As plantas que podem ser utilizadas sem preocupação são: aloe vera e calêndula.

  • gel de aloe vera, 
  • pomada de calêndula, 
  • compressa fria (água ou leite), 
  • amido de milho (em pó ou misturado com água gelada)
O que fazer para evitar os efeitos maléficos do sol ?

  • Existem diversas formas, a primeira é evitar a exposição ao sol entre às 10 horas da manhã até às 4 horas da tarde, utilize protetor solar 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol e a cada 2 a 3 horas, não esqueça no protetor labial, utilize boné ou chapéu, fique no abrigo de sombras e utilize óculos escuros.

 As queimaduras de sol, também conhecidas como eritemas solares em uma linguagem médica, podem ser definidas como queimaduras superficiais, superficial de profundidade parcial ou ainda como inflamações agudas da pele.


Alguns dermatologistas preferem o termo inflamação ao invés de queimadura ou queimadura solar, porque o processo biológico escondido atrás dessa condição é precisamente o tipo inflamatório.

Pesquisadores norte-americanos confirmaram esta hipótese, em julho de 2012. Estes têm de fato observado os danos da luz solar ultravioleta em uma pequena molécula de RNA dos queratinócitos de ratos (células da camada superficial da pele e que sintetizam queratina). Esta molécula modificada desencadeia uma reação em cadeia que leva a inflamação da pele. Ocorre geralmente quando a pessoa fica exposta ao sol por muito tempo, mas também pode ocorrer em dias nublados ou em camas de bronzeamento artificial.

Nossa pele possui uma proteção natural do sol, a melanina, que é uma pigmento colorido, responsável pela aparecia da pele mais clara ou escura. Quanto menos melanina possuímos em nossa pele, mais clara ela e maior o risco de queimaduras solares.

As queimaduras solares têm duas fases:

1º  a epiderme fica avermelhada (há uma sensação de queimação, que lembra uma inflamação)

2º.  a epiderme começa a descascar.








Causas

A causa mais frequente da queimadura solar é  a exposição excessiva e/ou mal protegida aos raios ultravioletas do sol (UVA e UVB), que é uma luz invisível. Os raios UVB são de fato a principal causa de queimaduras solares.
Algumas pessoas correm mais riscos do que outras, como:
  •  as crianças (que possuem uma pele muito sensível)
  •  e as pessoas com pele clara (loiras ou ruivas ou albinas), pois geralmente possuem menos melanina (molécula que protege a pele contra a exposição solar).

*É importante saber que a intensidade do sol pode aumentar em 30%  na praia ou na montanha, devido ao aumento da reflexão dos raios UV sobre a areia, a água e a neve. É, portanto, necessário ampliar ainda mais a proteção nestes lugares. Também é necessário se proteger mesmo em dias nublados, pois os raios UV passam pelas nuvens, podendo causar queimaduras.

Outra maneira de ter queimadura solar é através de câmaras e cabines de bronzeamento artificial, que utilizam raios UV para produzir o bronzeado (no Brasil foi proibido pela Anvisa)

Determinados medicamentos, em especial as tetraciclinas (doxiciclina, minociclina,…), uma classe de antibióticos utilizada com frequência em caso de problemas de acne podem favorecer o aparecimento das queimaduras de sol,  pois deixam a pele mais sensível. Falamos em fotossensibilidade. Caso esteja em tratamento com uma dessas substâncias, evite a exposição ao sol ou com um FPS superior a 30.

Outros medicamentos que tornam a pele mais sensível a queimaduras solares, mas são raros os casos: antiinflamatórios não esterioidais (exemplo: ibuprofeno), quinolonas, furosemida, hidroclorotiazida (HCTZ) e fenotiazínas.


Sintomas



 Após uma exposição muito intensa ao sol, a pele (mais precisamente a epiderme) fica vermelha, dolorida, pode ocorrer ardência e coceira. Podem ocorrer algumas irritações em casos mais severos, como inchaço e formação de bolhas).  Febre, fadiga e dores de cabeça às vezes podem estar presentes.

Diferente de outras queimaduras, os sintomas da queimadura solar não são imediatos, geralmente a vermelhidão aparece entre 3 a 5 horas após a exposição solar, sendo o pior período após 12 a 24 horas. Esta primeira fase dura normalmente dois ou três dias, após esse período, a vermelhidão desaparece e a pele começa a ressecar e  descamar.

Os sintomas de queimaduras severas incluem: 
  • dor severa, bolhas e insolação. 
  • A insolação pode causar febre, dor de cabeça, náusea, vômito, confusão mental, visão embaçada e desmaios. 
  • Caso apresente algum desses sintomas, procure o atendimento médico de emergência (pronto-socorro).
*É importante observar que apesar de o bronzeado estar na moda  hoje em dia, o excesso de exposição ao sol estraga e envelhece muito a pele.

Em um longo prazo...

  •  É possível desenvolver um câncer de pele dentre eles o melanoma, um tipo grave de câncer de pele e difícil de tratar. 
  • Além disso, a exposição solar pode também aumenta o risco de desenvolver cataratas (quando a película do olho se torna embaçada, podendo levar à cegueira). 
  • Portanto deve-se evitar tomar muito sol, principalmente nos horários mais perigosos, entre 10 da manhã e 4 da tarde.
Complicações

Apesar de um corpo bronzeado estar na moda e ser popular nos dias de hoje, a exposição repetida ao sol leva ao envelhecimento excessivo da pele.

Ter queimaduras solares, especialmente na infância, pode promover o desenvolvimento em longo prazo do câncer de pele (notadamente o melanoma).


  De acordo com um estudo de Harvard publicado em maio 2014, realizado com mais de 100 mil mulheres, aquelas que tiveram pelo menos 5 queimaduras solares entre as idades de 15 e 20 anos apresentaram um risco 80% maior de desenvolver melanoma alguns anos mais tarde.

Problemas oculares como a aparição da catarata, envelhecimento precoce com a formação de rugas também são complicações de queimaduras solares repetidas.

Tratamento

O tratamento das queimaduras de sol consiste em proteger ou tratar a pele antes (1), durante (2) ou depois (3)  da exposição solar.



1.  Antes da exposição [prevenção], é importante besuntar a pele com protetor solar (com um fator de proteção mais elevado, se você fizer parte do grupo de risco).

2.  A reaplicação do protetor deve ser feita 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol e a cada duas horas. É importante também evitar se expor ao sol nos períodos em que os raios ultravioletas estiverem mais fortes (entre 10h e 16h). Verifique qual o melhor protetor solar para sua pele.

3.  Se apesar das precauções citadas no 1 e 2., você ainda tiver uma queimadura, pode ser necessário tratá-la com cremes à base de hidrocortisona. Este é um anti-inflamatório bastante eficaz. Outros cremes, loções ou sprays para queimaduras solares também podem ser utilizados, eles geralmente contém aloe vera, um medicamento calmante ou diclofenaco (antiinflamatório).

4.  Compressas frias, como panos molhas dos com água fria, ajudam a aliviar a sensação quente da pele.

5.  Se a dor for muito intensa, pode ser necessário tomar calmantes, analgésicos (paracetamol) ou anti-inflamatórios não-esteroidais [AINES] como a aspirina ou o ibuprofeno. Estes medicamentos são mais úteis quando tomados assim que a dor aparecer, após 24 horas os benefícios começa a diminuir.

6.  Como as queimaduras de sol deixam a pele muito seca, é também aconselhado aplicar toda noite um creme hidratante (por exemplo, à base de uréia, uma molécula hidratante).

*Caso você tenha uma queimadura solar severa, procure o serviço médico de emergência (pronto-socorro), para que eles possam avaliar se é possível o tratamento em caso ou se é necessário maiores cuidados.

Fitoterápicos para queimadura solar

  • Aloe vera -Em caso de queimadura de sol, o uso de pomadas ou loções à base de aloe vera (babosa) pode ser bastante útil como cicatrizante, desinfetante e hidratante. Besunte a pele de loções contendo vitamina E ou aloe vera, que tratam a pele irritada.
  •  A calêndula e a arnica, na forma de creme ou pomada, podem agir aliviando a dor associada a queimaduras solares.
  • Compressa fria ( água ou leite gelado)
  • Amido de milho (Maisena): pode ser utilizado em pó para evitar o atrito da pele com a cama ou misturado com água gelada e aplicado sob a pele.

*Dica para não fazer:
  • Outros remédios caseiros como: vinagre branco, vinagre de cidra de maçã, iogurte, água com limão, mostarda; não são recomendados, podem piorar o quadro, principalmente se houver exposição ao sol.
  • consultar um médico quando ocorrer febre ou quando as bolhas estiverem infectadas.
  •  Tome banho ou uma ducha de água fria. A água fria esfria a queimadura, mas também tem um efeito analgésico. Também é possível aplicar à área afetada uma toalha embebida em água fria.
  • Evitar o uso de gelo (incluindo sacos ou pedras de gelo), porque a diferença de temperatura pode ser muito grande e levar a um ferimento da pele e até mesmo dos nervos.
  • Evite os cosméticos, perfumes e outros medicamentos que podem provocar efeitos secundários na pele (alergia) quando se expuser ao sol, como é o caso de determinados antibióticos.

 Dicas de Prevenção





Não   esqueça   de   proteger   as   orelhas,   lábios, pescoço, dorso das mãos e dos pés  e onde o cabelo está rarefeito.  Mas não se esqueça:  o protetor solar não lhe  garante  segurança  total,  evite  exageros  e   muito  cuidado  com  as  crianças.  Qualquer   sinal  ou  mancha  na  pele,  procure  o  seu  dermatologista.

  1. Mantenha as crianças menores protegidas do sol usando foto-protetores adequados  e expondo-as em horários mais favoráveis.
  2. Evite  a  exposição  ao  sol  das  10h  às  16h,  quando o sol é mais intenso.
  3. Utilize  a  proteção  adequada  nos  outros   horários:    chapéus,    guarda-sóis,    óculos    escuros  e  filtros  solares  com  fator  de proteção  (FPS)  15  ou  mais.  Aplique  30 minutos   antes   da   exposição   ao   sol   e   sempre  que  sair  da  água.  Reaplique  o  protetor  solar  quando  você  permanecer  mais de 2 horas ao sol.
  4. Mesmo nos dias nublados (mormaço), sob a água ou através do vidro nos carros com a   janela   fechada   a   radiação   solar   está   presente. 
  5. Consuma alimentos à base de cenoura: cenoura fresca, suco de cenoura. Esta também tem um efeito favorável como complemento de protetores solares (segundo um estudo de junho de 2008).
  6. O calor, muitas vezes associado a uma queimadura solar leva naturalmente à desidratação, é essencial beber bastante líquido para prevenir e tratar uma queimadura solar. Prefira água e evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.
*Não faça do sol um inimigo. Aprenda como aproveitar o verão sem estragar a sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário