sexta-feira, 28 de julho de 2017

Gordura Marrom e metabolismo acelerado

Gordura marrom ajuda a queimar as calorias, você sabia? Especialistas explicam que em vez de guardar energia, as células queimam rapidamente o combustível. É localizado principalmente na nuca, ombros, coluna vertebral, órgãos importantes e vasos sanguíneos.



Novas pesquisas mostram que a gordura do corpo tem um tecido adiposo marrom. Em vez de guardar energia, as células da gordura marrom queimam rapidamente esse combustível para nos aquecer em temperaturas muito baixas. Em lactentes sempre se reconheceu tais células, cujo  papel  seria  idêntico,  ou  seja,  prevenir  a  hipotermia  nessa  faixa  etária os  recém-nascidos.  Em adultos têm pessoas que continuam com taxa alta dessa gordura e outros que têm pouco dessa gordura armazenada dificultando muitas vezes seu emagrecimento.


Existem  dois  tipos  de  tecido  adiposo  nos  mamíferos,  o  tecido  adiposo  branco  e  o  tecido   adiposo marrom.







 O tecido adiposo marrom é um tecido-órgão encontrado em todos os neonatos  das   espécies   mamíferas são encontrados em fetos e recém-nascidos humanos,   mantendo-se   presente    em   quantidades   consideráveis   apenas   em    indivíduos  adultos  de  espécies  hibernantes. 

O  tecido adiposo marrom é especializado na produção de calor (termogênese) e, portanto, participa
ativamente na regulação da temperatura corporal. Atua essencialmente na produção de calor em  recém nascidos, no desenvolvimento do estado febril e na hibernação dos mamíferos. Apresenta  um grande número de mitocôndrias que, por não possuírem o complexo enzimático necessário  para a síntese de ATP, utilizam a energia liberada pela oxidação de metabólitos, principalmente  ácidos  graxos  para  gerar  calor. 

Temos no nosso corpo dois tipos de gordura:
  • a gordura branca que funciona apenas como depósito
  •  e a gordura marrom que tem como função gastar energia para manter a nossa temperatura corporal.
*Diversos estudos têm demonstrado que pacientes que apresentam uma maior quantidade de gordura marrom tem menor peso e um menor risco de ganharem peso.

*Tratamentos de crioterapia têm a capacidade de aumentar a quantidade de gordura bege ou marrom e consequentemente o metabolismo individual de cada paciente.


A gordura branca

A gordura branca acumula energia no corpo, é aquela gordura que aparece quando comemos em excesso e fazemos pouco ou nenhum exercício. Quando totalmente desenvolvido armazena os triglicerídeos em uma única e grande gota de gordura que ocupa o centro da célula.



Apesar de apresentar volumes variáveis, a gordura branca madura são células grandes que podem alterar acentuadamente seu tamanho, conforme a quantidade de triglicerídeos acumulados.

Ele possui uma distribuição generalizada pelo organismo, envolvendo ou mesmo se infiltrando por quase toda a região subcutânea, por órgãos e vísceras ocas da cavidade abdominal e por diversas partes do músculo.

A função deste tipo de gordura é fornecer proteção mecânica, amenizando o impacto de choques, ou seja, protege nossos órgãos caso nos machuquemos ou batamos em algum lugar, e permitindo que os músculos funcionem de forma adequada. Além disso, por possuir distribuição mais abrangente é também considerado um excelente isolante térmico.

A gordura branca é a gordura acumulada pelo excesso de alimentação, logo, ela pode causar doenças cardíacas e prejudicar a circulação, não é uma gordura saudável.

A gordura marrom

Esse tecido  adiposo diferenciado, bem vascularizado e rico em mitocôndrias, que queima energia ao  invés de armazená-la, é sensível às flutuações da temperatura corporal e age como gatilho
nos momentos oportunos, prevenindo a hipotermia.

A gordura marrom é considerada uma gordura boa pois é importante para a produção de calor que irá nos aquecer. Esse fator contribui para a queima de calorias o que vai estimular o emagrecimento. 

*Este tipo de gordura está muito mais presente em recém nascidos e filhotes de mamíferos que vivem no frio ou que hibernam, justamente por conta da produção de calor.

Para nós, que não hibernamos e não vivemos em ambientes com frio extremo, a redução de gordura marrom é bastante significativa, apenas 5 a 10% do tecido adiposo corresponde à gordura marrom.

Estudos verificaram que quem tem mais deste tipo de gordura tem maior facilidade de emagrecimento ou não engorda com tanta rapidez.
  • Foi constatado que indivíduos obesos têm menos gordura marrom que os magros;
  •  homens têm menos gordura marrom que as mulheres;
  • idosos têm menos gordura marrom que os jovens; 
  • e pessoas com excesso de açúcar no sangue têm menos gordura marrom.
A gordura marrom já nasce no ser humano, ela pode aumentar ou diminuir. O frio é um fator que ajuda (e muito!) para o aumento da gordura marrom, já que essa gordura é a responsável pela manutenção do calor no organismo.



Sabe-se que, em dias mais frios, a gordura marrom é ativada para produção de calor ela queima a gordura branca, ou seja, facilita o emagrecimento. Por isso, aproveite o frio para emagrecer e saia debaixo das cobertas com aquele chocolate quente! Fazer exercícios físicos no frio com poucas roupas ajuda  a acelerar o metabolismo através da gordura marrom.


Existem estudos que relatam que o consumo de ômega 3 podem aumentar essa gordura marrom  que  ajuda a reduzir a gordura branca,  assim como os alimentos termogênicos gengibre, pimentas.



Mas não espere que a gordura marrom seja milagrosa e que vá mudar a sua vida. A alimentação e o exercício ainda são as melhores estratégias para o controle e a redução do peso.  A gordura branca pode surgir do consumo excessivo de alimentos industrializados ou do consumo de frituras e com muitas gorduras e carboidratos simples.

Video sobre o assunto do programa Você Bonita-Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário