quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Doenças Reumatológicas

Reumatismo é um termo médico antigo, que há muitas décadas deixou de fazer parte dos dicionários médicos, mas que ainda é muito utilizado pela população leiga. Reumatismo costuma ser empregado nos casos de doenças dos sistemas muscular e osteoarticular de origem não traumática, o que, na prática, acaba por englobar centenas doenças de origens distintas.


Atualmente, a palavra reumatismo foi substituída pelo termo “doenças reumatológicas”. Não se diz mais que o paciente tem reumatismo, mas sim que ele tem uma doença reumatológica. Mas, mais importante do que dizer que o paciente tem uma doença reumatológica é identificar qual delas é a causa, uma vez que a origem, os sintomas e os tratamentos de cada uma costumam ser completamente diferentes.

A área da medicina que estuda as doenças reumatológicas é a Reumatologia, e o médico especialista é o reumatologista.

O que é reumatismo – O que é uma doença reumatológica

Podemos dizer que o reumatismo é um grupo de doenças que se caracteriza por alterações funcionais do sistema musculoesquelético de causa não traumática. Em outras palavras, são as doenças que acometem principalmente articulações, ossos ou músculos. 



Com o desenvolvimento da medicina moderna, passamos a compreender melhor os tecidos do nosso corpo e a fisiopatologia de muitas doenças. Com o passar dos anos, a área da medicina chamada reumatologia deixou de tratar apenas o que se chamava de reumatismos e passou a ser uma área de estudo do tecido conjuntivo, que é um grupo de tecidos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos do corpo. 


Como exemplos de órgãos compostos por tecido conjuntivo, ou por células do tecido conjuntivo, podemos citar:  os vasos sanguíneos, ossos, cartilagens, tendões, articulações, gordura, músculo e até algumas células do sistema imunológico.

Atualmente, portanto, a reumatologia expandiu sua área de atuação para muito além dos reumatismos, sendo responsável também pelo tratamento de doenças autoimunes e vasculites. Entre as doenças que pertencem ao ramo da medicina chamado reumatologia, podemos citar alguns exemplos:

    Artrite reumatoide
    Osteoartrite / Artrose
    Lúpus eritematoso sistêmico
    Gota
    Espondilite anquilosante.
    Atrite juvenil.
    Síndrome de Sjögren
    Esclerodermia
    Polimialgia reumática.
    Fibromialgia
    Sarcoidose.
    Polimiosite e dermatomiosite.
    Granulomatose de Wegener
    Púrpura de Henoch-Schönlein.
    Doença de Behçet.

A febre reumática, chamada popularmente de reumatismo no sangue, é uma doença que pode acometer as articulações, mas o seu quadro mais grave é o acometimento das válvulas cardíacas, motivo pelo qual essa doença é habitualmente tratada pelo cardiologist.

Sintomas do reumatismo / doenças reumatológicas

Apesar das origens distintas, alguns sintomas são comuns à maioria das doenças reumatológicas, motivo pelo qual antigamente eles eram chamadas de reumatismo.

Os sintomas típicos do reumatismo são:


  •  a dor na articulação, que pode ou não vir acompanhada de inchaço e incapacidade funcional.
  •  A presença de inflamação em uma articulação é chamada de artrite.

Diferenças entre reumatismo e artrite

O que as pessoas chamam de reumatismo é, muitas vezes, um quadro de artrite, que é a inflamação da articulação. Quando o paciente queixa-se apenas de dor articular, sem haver nenhum sinal de inflamação na articulação dolorida, dizemos que ele tem uma artralgia. 

Por outro lado, se a dor articular vier acompanhada de inchaço, vermelhidão e calor local, isso aponta para uma articulação inflamada, e o nome correto é artrite.


Várias das doenças listadas no tópico anterior pode apresentar artrite, sendo a artrite reumatoide, a osteoartrite e a gota as doenças mais típicas. Abaixo resumidamente os sintomas dessas doenças, que são as causas mais comuns de “reumatismo”.


1- Sintomas da artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune e o seu principal sintoma é uma poliartrite simétrica, ou seja, múltiplas artrites que surgem de forma bilateral, como em ambas as mãos, pés, joelhos, ombros, etc. Além da artrite, também é muito comum a rigidez articular nas primeiras horas da manhã.

Se não houver tratamento adequado, a artrite reumatoide pode causar  graves deformidades das articulações, principalmente nas mãos.


2- Osteoartrite

A osteoartrite, também chamada de osteoatrose ou, simplesmente, artrose, é uma doença que surge pelo desgaste da cartilagem que protege a articulação. É muito comum em idosos.

O principal sintoma da artrose é a dor, que normalmente piora com esforço físico e alivia com repouso. Alguns pacientes apresentam piora da dor com mudanças no clima. Conforme a osteoartrite avança, a dor pode surgir com atividades cada vez menos intensas, podendo, por fim, ocorrer mesmo em repouso e durante a noite. A artrose em fases avançadas é uma doença incapacitante.


3- Gota

A gota é um quadro de artrite provocado pela deposição de ácido úrico na articulação. A gota é habitualmente uma monoartrite, ou seja, uma artrite isolada em uma única articulação do corpo.

O principal sintoma da gota é uma artrite extremamente dolorosa, que pode surgir em várias articulações do corpo, mas é mais frequente na primeira articulação metatarsofalangiana (hálux ou dedão do pé).


Tratamento do reumatismo

Como espero ter ficado claro ao longo do texto, o reumatismo não é uma doença única, mas sim um termo que engloba sintomas musculoesqueléticos de várias doenças diferentes. Portanto, é impossível falarmos de forma extensa sobre o tratamento para o reumatismo, uma vez que cada uma das doenças reumatológicos possui um tratamento distinto.




Em geral, as artrites são tratadas com anti-inflamatórios comuns e, em alguns casos, corticoides. Nas doenças reumatológicas de origem autoimune, o tratamento é feito com medicamentos imunossupressores.







Apenas didaticamente, poderemos classificar as doenças reumáticas, de acordo  com os mecanismos de lesão ou localização preferencial da doença em:


 
1. Doenças difusas do tecido conjuntivo
 
Doenças que cursam com inflamação do tecido conjuntivo e que estão  relacionadas aos distúrbios do sistema imunológico, que passam a reagir contra  uma célula, tecido ou outro antígeno do próprio organismo:

a) Lúpus Eritematoso Sistêmico;
 b) Artrite Reumatóide;
 c) Esclerose Sistêmica;
 d) Doença Muscular Inflamatória (Polimiosite e Dermatomiosite);
 e) Síndrome de Sjögren;
 f) Policondrite Recidivante;
 g) Doença Mista do Tecido Conjuntivo (Doença de Sharp);
 h) Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide;
 
2. Vasculites Sistêmicas
 
a) Arterite De Takayasu;
 b) Granulomatose de Wegener;
 c) Arterite Temporal;
 d) Doença de Behçet;
 
3. Espondiloartropatias
 
Doença inflamatória da coluna vertebral podendo ou não causar artrite em
articulações periféricas e inflamação em outros órgãos como o olho.
a) Espondilite Anquilosante;
 b) Síndrome de Reiter;
 c) Espondiloartropatia da Psoríase;
 d) Espondiloartropatia das Doenças Inflamatórias Intestinais;
 e) Espondiloartropatias Reativas;

4. Doenças osteometabólicas
 
Doença que afetam principalmente os ossos.
 
a) Osteoporose;
 b) Osteomalácea;
 c) Doença de Paget;
 d) Hiperparatiroidismo;
 
5. Doenças Articulares Degenerativas
 
Doenças degenerativas que afetam as articulações.
a) Osteoartrose Primária;
 b) Osteoartrose Secundária (secundária a acromegalia, fraturas, má formação da
articulação e ossos, etc.);
 
6. Artropatias Microcristalinas
 
Doenças articulares causadas por microcristais.
a) Gota;
 b) Condrocalcinose;
 c) Artrite por hidroxiapatita;
 d) Artrite por outros microcristais;
 
7. Artropatias Reativas
 
Doenças reumáticas associadas a processos infecciosos.
a) Artrites Infecciosas (infecção dentro da articulação);
 b) Osteomielite (infecção no osso);
 c) Artrite Reativa (artrite secundária a processo infeccioso localizado em outros
locais Ex: Chlamídia, Viroses, Amidalite e etc);
 d) Febre Reumática;
 e) Doença de Lyme;
 
8. Reumatismos Extra-articulares
 
Doenças que acometem estruturas próximas às articulações, mas não afetam a  articulação propriamente dita.

a) Fibromialgia;
 b) Dor Miofascial ;
 c) Tendinites (de ombro, de extensores e flexores dos dedos, etc);
 d) Bursites (do ombro, do trocanter, etc);
 e) Esporões do calcâneo;
 f) Fasciíte Plantar;
 g) Epicondilite;

9. Artrites intermitentes
 
a) Febre Familiar do Mediterrâneo;
 b) Reumatismo Palindrômico;
 c) Hidrartrose Intermitente;
 
10. Artropatias secundárias a outras doenças não reumáticas
 
Queixas osteo-articulares que podem ocorrer na evolução de outras doenças.

a) Diabetes mellitus;
 b) Hipotiroidismo;
 c) Hiperteiroidismo;
 d) Tumores (ósseos, articulares, tecidos peri-articulares)

Muitas dessas doenças são de evolução crônica e necessitam tratamento  prolongado, mas a evolução e o prognóstico são muito variáveis, de doença para  doença e de paciente para paciente, assim ao contrário do que se diz  popularmente não é uma "doença de velho", mas  sim pode também acontecer em qualquer idade, inclusive em crianças recém-nascidas. Como o tratamento dependerá do tipo de doença e do paciente em si, o diagnóstico correto e o  tratamento adequado é fundamental, para um prognóstico mais favorável.

 

O diagnóstico precoce ("o quanto antes") é de suma importância para um a boa  evolução da doença, evitando complicações que podem incapacitar o paciente de  forma definitiva. Por isso, a busca do especialista é essencial. 

Desta forma, a Sociedade Brasileira de Reumatologia se propõe a criar um site  com noções de suas principais doenças. Esperamos com isso preencher as necessidades do público em geral, não só no
conhecimento de sinais e sintomas dessas doenças, mas sobretudo na importância
de procurar o especialista correto para elas, qual seja o REUMATOLOGISTA

Fonte: MS Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário