quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Dormir Cedo Faz Bem

Dormir Cedo é Fórmula Para Sentir-se Cada Vez Melhor

Dormir cedo é muito mais importante que imaginávamos. Foram estudadas 470 mil pessoas em 8 países. Aquelas que dormiam 6 horas ou menos por noite apresentaram chance 48% maior de doenças cardiovasculares seguidas de morte e 15% maior de AVC (Acidente Vascular Cerebral) seguido de morte. O estudo foi publicado no European Heart Journal.

Os mesmos pesquisadores também comprovaram que noites mal dormidas trazem toda sorte de desequilíbrios hormonais, predispondo a doenças desde diabetes até pressão alta. E por noite mal dormida não se deve entender apenas dormir pouco, mas também não dormir cedo!

Acrescente a tudo isso o risco de se expor a más notícias na TV e computador durante a noite e madrugada e se estressar ainda mais! Ah, e também o risco de ter uma “fome atroz” durante a madrugada e ceder a algo bem doce que lhe fará engordar e perder a beleza e auto-estima (além da saúde, é claro). Ao dormir cedo você “pula” tudo isso.

Dormir cedo não apenas propicia uma vida mas longa, mas também mais feliz e saudável. O sono é mais importante que a maioria de nós imaginamos. Um sono suficiente e de boa qualidade durante a noite (e não durante o dia) diminui a incidência de depressão, pois promove o equilíbrio de neurotransmissores, hormônios e neuro hormônios que beneficiam o bom humor, otimismo e motivação.

Repare que praticamente 100% dos sofredores de depressão trocam o dia pela noite , ou seja, passam grande parte da noite acordados, e grande parte da manhã (e em alguns casos até da tarde) dormindo, o que contribui para o desequilíbrio daquelas importantes substâncias biológicas responsáveis pela saúde, imunidade e bom humor.

Dormir cedo é importante para a vida. Dicas Para Dormir Mais Cedo e Melhorar Sua Vida


  •     Desligue equipamentos eletrônicos a partir das 19:00h. Por equipamentos eletrônicos entendem-se computador, smartphone, tablet e quaisquer outros emissores de luz direcionada aos olhos. Isso inclui a televisão
  •  Ao mesmo tempo em que esses equipamentos distraem a mente das atribulações do dia, a luz e a estimulação cerebral provocada por eles provoca um atraso nos mecanismos cerebrais que culminam no sono, resultando num horário de dormir bem mais tardio. Ao mesmo tempo em que distraem, equipamentos emissores de luz dificultam dormir cedo.
  •     Use iluminação indireta, agradável e de baixa intensidade à noite em sua casa. Abajur, velas, lâmpadas incandescentes, dimmers e até lamparinas a óleo que você encontra em lojas de antiguidades e dão um charme incrível ao ambiente.  Uma conversa agradável com entes queridos ou simplesmente uma leitura relaxante provocará um estado de calma propício para atrair um bom sono, muito mais cedo que você imagina.

Durma o quanto mais cedo, durante 8 horas, todas as noites. Além de dormir cedo, é importante dormir no escuro total. Qualquer ponto de luz, por mais tênue que seja, é percebido pelas nossas células e modifica para pior o equilíbrio químico do nosso cérebro. Leve essa informação a sério e apague tudo (até a luzinha vermelha do aparelho eletrônico desligado).

Vede qualquer ponto de luz que você não possa apagar:

 cubra a luz do ar condicionado com fita isolante, feche as cortinas, tenha blackout além de cortinas (blackouts são cortinas de lona que costumam ser instaladas por trás das cortinas com a finalidade de escurecer mais o ambiente). Tenha persianas e mantenha-as fechadas. Lembre-se: a escuridão total é vital para que a qualidade do sono seja ótima. Isso vale também para suas crianças!

Experimente, com diligência e disciplina, esta simples mudança no seu sono e veja, em poucas semanas, sua imunidade, humor, motivação, concentração, memória, capacidade de aprendizado e competitividade aumentar mais que qualquer remédio seria capaz de fazer isoladamente.

                                                                                                                               

Horário de Verão, Sim ou Não?

Artigo publicado no The New England Journal of Medicine demonstrou aumento de 5% (um aumento imenso) nos ataques cardíacos (infartos do miocárdio) na primeira semana do horário de verão. Quanto se gasta de dinheiro público com os tratamentos, afastamentos e aposentadorias provocadas por esse aumento?


Agressão ao relógio biológico

Implantar fuso horário de 1 hora em toda população é uma agressão ao relógio biológico. Os ritmos e ciclos biológicos, principalmente sono e alimentação, determinam nossa saúde e bem-estar. A maioria de nós, por força dos estudos e/ou trabalho, já é obrigada a empurrar os limites desses ritmos ao extremo. Vamos dormir mais tarde e acordamos mais cedo do que seria seguro e recomendável.

Com o horário de verão, você que normalmente acorda às 06:30 da manhã passa a acordar às 05:30. Sim, pois embora o relógio digital marque 06:30, o relógio biológico marca 05:30. É ele quem conta, quando a saúde está em pauta. O sono foi cortado em 1 hora. Justamente aquela última hora em que o sono é mais gostoso e rico em sonhos memoráveis.

  • Acordamos mais cansados, porém o trabalho e a escola não perdoam. Aumenta o stress. Aumenta a sonolência durante o dia. Aumenta a probabilidade de acidentes causados por essa sonolência. Diminui a produtividade. Altera-se o humor. Aumenta o número de crises de enxaqueca e outras doenças pioradas por saídas da rotina.

E o que dizer de quem trabalha no campo e na lavoura? 

Para o organismo e os ciclos biológicos desses trabalhadores, que normalmente já acordam muito mais cedo que os habitantes das cidades, tal mudança é ainda mais perversa!

Os prejuízos são imensos

Quanto custa tudo isso aos cofres públicos e aos nossos próprios bolsos?

Sim, é verdade que existe um processo de aclimatização após cerca de uma semana. Após esse período, a maioria de nós (mas não todos), idealmente, consegue se adaptar ao fuso horário. Mas o custo dessa uma semana pode ser imenso, em termos financeiros, para a população. Infelizmente não é possível medir precisamente esse custo, mas ele vai muito além do aumento dos ataques cardíacos.

 Não se consegue nem sequer comprovar algo tão objetivo quanto a se o horário de verão realmente economiza energia elétrica no país. Tudo o que se divulga no tocante à economia são estimativas, sem comprovação científica.


Existem estudos sérios, como o realizado pela Comissão de Energia da Califórnia (EUA). Esse estudo demonstrou ausência de economia de energia elétrica com o horário de verão. Os resultados foram divulgados na Scientific American. Então por que continuar a impor mais esse stress ao organismo de toda uma população de crianças, adultos e velhos?

Se existe realmente uma preocupação com gastos públicos e saúde, é importante suspender a lei que institui o horário de verão. Nosso relógio biológico controla um grande número de funções vitais do organismo. Um bom sono é crucial para uma boa saúde. E já está comprovado que o adiantamento e posterior atraso dos relógios em uma hora traz prejuízos a ela.

Texto do Dr. Alexandre Feldman (CRM-SP 59046), clínico-geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário