quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Lixeira de Pia, Sim ou Não?

A resposta é NÃO

As lixeiras armazenam muitas bactérias e isso é prejudicial à saúde. Não devemos deixar a lixeira em cima da pia, ela deve ficar sempre no chão com abertura por pedal e o saco de lixo precisa ser trocado todos os dias. Lixo atrai moscas, formigas, baratas e até larvas.


 A Lixeira da Pia pode ser Perigoso para sua Saúde


O fato é que o lixo em cima da pia fica em contato com a louça e os alimentos, causando contaminação cruzada. Se você lava a louça, a lixeira está logo ao lado, e se você apoia os alimentos na pia, também estão próximos à lixeira. Mas ai você pensa: “Minha lixeira é limpa, estou sempre limpando.” Na lixeira entram bagaços, restos de alimentos, embalagens, rótulos, entre outras coisas. Você pode até lavar com frequência, mas isso não garante que estará isenta de contaminação.


 A maioria das pessoas utilizam a lixeira na pia porque é mais cômodo, mas não sabem os riscos de contaminação que estão correndo. Os restos de comida que ficam na lixeira podem propiciar a proliferação de bactérias e consequentemente serem transferidas para os alimentos repousados na pia, essas bactérias e fungos podem causar intoxicação alimentar. Os sintomas de intoxicação alimentar em geral são náuseas, vômitos, diarréia e cólicas abdominais, dor de cabeça, febre, calafrios e dores musculares, mas em casos mais graves pode levar até a morte.

As praticidades dessas lixeiras na pia não beneficiam nossa higiene! 

Para evitar o contato com as bactérias, os especialistas recomendam:

  •     Lixeira no chão
  •     Jogar o lixo diariamente
  •     Trocar o saco de lixo e limpar a lixeira
  •     Evitar contato com a lixeira
  •     Usar lixeira com pedal para evitar contato
  •     Lavar a lixeira com cloro.

Segundo o infectologista Caio Rosenthal, o microbiologista  Eneo Alves da Silva e o biólogo Fernando Bernardini, o ideal é esvaziar e limpar esse recipiente todos os dias, para evitar o aparecimento de fungos e bactérias. Acima de mil de bactérias por centímetro quadrado, já pode ser perigoso para a saúde e o sistema gastrointestinal – por isso, o ideal é que o número total de micro-organismos não passe de cem.

Para evitar o mau cheiro na cozinha, a dica é não acumular lixo, não deixá-lo no sol nem na chuva. O calor fermenta esses restos, que atraem bichos. A umidade também aumenta o mau cheiro e provoca a proliferação de fungos e bactérias. Manter a lixeira da pia da cozinha sempre limpa pode evitar a contaminação de alimentos, a transmissão de doenças, o mau cheiro do ambiente e a presença de insetos como formigas, baratas e moscas

Se você estiver cozinhando, evite que o recipiente fique próximo dos alimentos. Uma dica é colocá-lo dentro da pia com a tampa aberta enquanto joga os restos de comida fora. Isso evita que você tenha que encostar no lixo e na comida ao mesmo tempo.



link sobre o assunto:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/02/limpar-lixeira-da-pia-todo-dia-evita-contaminacao-por-fungos-e-bacterias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário