sábado, 16 de setembro de 2017

Margarina e Manteiga

Sempre me fazem essa pergunta e irei responder aqui. A manteiga é derivada da gordura do leite e a margarina é derivada da hidrogenação de óleos vegetais (rica em gorduras trans). Logo a MANTEIGA é menos pior que a margarina, uma vez que o nosso organismo não consegue metabolizar a gordura da margarina.

AMBAS DEVEM SER CONSUMIDAS COM MODERAÇÃO.

Independente do tipo de gordura, a kcal será praticamente a mesma. Cada 1g de gordura fornece 9kcal. A diferença entre a manteiga de leite e a margarina está relacionada à presença de colesterol e gorduras saturadas. A manteiga, como todo produto de origem animal, é fonte de colesterol. Por outro lado, é um produto mais natural por não precisar ser submetido a uma série de processamentos industriais para obtenção do resultado final.

A margarina é um produto resultante da hidrogenação de gorduras vegetais e em geral é fonte de gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas. Nenhuma margarina contém colesterol em sua composição, assim como qualquer produto de origem vegetal.

O ponto negativo da margarina é justamente a série de processamentos industriais em que ela precisa ser submetida até chegar à prateleira dos supermercados. Hidrogenação é a reação química que ocorre quando uma molécula é obtida pela adição de hidrogênio a uma cadeia carbônica insaturada (aquela que contém dupla ou tripla ligação) normalmente na presença de um metal catalisador como níquel, platina ou paládio.

A margarina aumenta os níveis de glicose no sangue e aumenta o colesterol (LDL). A manteiga tem um valor calórico considerável, possui gorduras saturadas, porém tem nutrientes na sua composição que beneficiam a nossa saúde (ômega 6 e vitaminas).

As margarinas são as maiores fontes de ácidos graxos trans do que a manteiga. Estes ácidos graxos são formados durante o processo de hidrogenação do óleo vegetal e aumentam o colesterol plasmático do tipo LDL. Além disso, alguns estudos indicam também que o consumo de ácidos graxos trans tem impacto direto no risco de desenvolvimento de doenças cardíacas coronarianas.

A manteiga, é pobre em gorduras trans, porém rica em ácidos graxos saturados, que são lípides de origem animal. De acordo com a RDA (Recommended Dietary Allowances), deve-se limitar o consumo da proporção de gordura saturada a um mínimo de 10% das calorias totais ao dia para afastar o risco de doenças cardiovasculares.

Confira quais são as diferenças entre margarina, manteiga e creme vegetal



 Margarina - Feita principalmente à base de gordura vegetal com um pouco de gordura do leite (até 3%), teor de gordura em torno de 85%. Inicialmente continha maior proporção de gorduras trans produzidas na hidrogenação parcial. Estudos demonstraram alta correlação entre dietas ricas em gordura trans e doenças cardiovasculares. Atualmente, a grande maioria não passa pela fase de hidrogenação, não contendo gordura trans e foram adicionados fitosteróis e fitostanóis, alimentos funcionais por apresentar a característica de reduzir os níveis de colesterol total e LDL.

Creme vegetal - Feito apenas com gorduras vegetais, tem o teor de lipídios menor quando comparado à maioria das margarinas 42 a 68%. Se você quer emagrecer ou simplesmente precisa reduzir a ingestão de gorduras, essa é a melhor opção para passar no pão.

Manteiga - Feita de gordura de origem animal, leite de vaca, Possui 80% de gordura, lactose, água e sal. Rica em gordura saturada e colesterol, desta forma deve ser consumida com bastante moderação. Ela também é rica em vitamina A.

Manteiga Ghee - Manteiga clarificada muito utilizada na cultura indiana. Suporta altas temperaturas (até 190 graus). É preparado através do cozimento lento da manteiga, que irá formar uma espuma que deve ser retirada e o líquido que ficar ao fundo é a Ghee.

A manteiga é sem sombra de duvidas a única indicada para uso culinário, principalmente para a confeitaria, pois a margarina não possui a mesma composição, e o resultado final poderá se comprometer totalmente, dizem os chefes mais renomados. Na França, território da manteiga como assim podemos chamar, a manteiga é exaltada e muito valorizada, mesmo tendo perdido espaço para o azeite nos últimos anos.


Manteiga vs. margarina: compreendendo a diferença

Há várias diferenças fundamentais entre manteiga e margarina. Basicamente, a manteiga é o produto obtido a partir da batedura do creme do leite (nata) - o que provoca aglomeração dos glóbulos de gordura, ocorrendo uma separação, de fase líquida, denominada leitelho.

A margarina, por outro lado, é um produto altamente processado feito a partir do óleo vegetal. Ela foi criada em 1869 na França como um substituto para a manteiga para os soldados e as classes mais baixas, já que a manteiga era cara. 

Isso significa que a margarina é semelhante em sabor, aparência e consistência à manteiga, mas estas semelhanças são adquiridas por meio de uma variedade de ingredientes artificiais adicionados à margarina - incluindo emulsificantes e corantes artificiais. Além disso, a margarina é submetida a um processo de hidrogenação, que prolonga sua vida útil, mas também aumenta seu teor de gordura trans.

Ambas têm quantidades semelhantes de calorias, gorduras e proteínas, mas a margarina possui mais gordura trans, enquanto a manteiga tem maior gordura saturada e colesterol. No passado, acreditava-se que a gordura saturada e o colesterol eram ruins para a saúde, mas pesquisas recentes sugerem que eles podem não ser tão insalubres como se pensava.
Diferenças entre margarina e manteiga
A manteiga causa menos danos ao coração do que a margarina?

De acordo com o contexto, entre as duas opções, a margarina é considerada um alimento mais prejudicial para a saúde do coração devido ao seu conteúdo de gorduras trans (essas, têm sido associadas às doenças cardíacas e outros problemas).

manteiga vs margarina - saúde do coração
Antigamente, a margarina era considerada mais saudável porque acreditava-se que a manteiga era ruim para a saúde do coração como resultado de suas gorduras saturadas e colesterol. No entanto, existem dois tipos de colesterol: um que é bom para nós e um que é ruim. 

Uma pesquisa descobriu que a gordura saturada e o colesterol aumentam o colesterol HDL (o "bom", que não está associado a doenças cardíacas) e que não aumentam o colesterol LDL (o "mau"). A gordura saturada e o colesterol também melhoram os níveis de LDL - tornando-o mais benigno e menos nocivo. Isso significa que a gordura saturada na manteiga não aumenta o risco de doenças cardíacas.

Manteiga vs. margarina: qual é melhor para você?

É importante salientar que ambas contêm uma grande quantidade de calorias. Uma colher de sopa de manteiga tem 100 calorias e a margarina tem uma quantidade semelhante. Em dietas com restrição calórica, elas devem ser usadas com cautela e equilíbrio.  Enquanto muitas pessoas acreditam que a gordura é ruim para a saúde, a verdade é que nossos corpos precisam dela para funcionar. A manteiga, consumida com moderação, pode ser uma fonte importante e saudável de gordura.

Por outro lado, as gorduras trans nunca são uma boa fonte de gorduras. Hoje, algumas margarinas se apresentam no mercado com quantidades limitadas de gordura trans, mas, não deixam de ser alimentos mais processados - contendo aditivos, corantes artificiais e emulsificantes – as tornando menos saudáveis.

Outras marcas de margarina também adicionam vitaminas, ácidos graxos ômega-3 e outros ingredientes saudáveis com o intuito de melhorar a imagem do produto. Dessa forma, se você optar pela margarina, vale selecionar marcas livres de gordura trans e também maneirar no consumo.

Colocando a saúde de lado, que outras diferenças existem entre as duas?

Quando se trata de sabor, a maioria das pessoas ainda prefere a manteiga. O sabor da margarina varia de marca para marca (sendo assim, algumas margarinas têm um gosto melhor do que outras).

Quando se trata de cozinhar ou assar, a manteiga tem uma textura diferente da margarina. A manteiga é muito cremosa e robusta, enquanto a margarina pode ter uma textura mais leve, menos cremosa. Assar bolos ou outras refeições, usando manteiga pode adicionar um pouco mais de cremosidade à refeição.

Como apontado anteriormente, definitivamente a margarina não é igual à manteiga, mas, seu uso e consumo dependerá das necessidades individuais de cada consumidor.

Manteiga vs. margarina: fazendo uma escolha

Você vai encontrar especialistas em saúde em ambos os lados do debate, mas, como já citado anteriormente, estudos mostraram que a gordura saturada e o colesterol dietético não são tão ruins como se acreditava anteriormente. Lembre-se sempre de comer com moderação e escolher marcas que te agradem mais.

Em última análise, o quão saudável a margarina e a manteiga são, também vai depender muito do quanto você consome. Precisamos de gordura em nossas dietas para que nossos corpos funcionem corretamente, mas muito, também é ruim para nós. A manteiga é uma ótima fonte de gorduras saudáveis e embora houvesse um monte de paranoias e medos no passado sobre a manteiga, espalhar um pouco no pão pode ser uma escolha saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário