segunda-feira, 11 de setembro de 2017

NARGILÉ pode fazer tão mal quanto o cigarro

Artigo da moda em muitas rodinhas de jovens, o narguilé parece inofensivo. O que muitos usuários não sabem é que fumar o narguilé pode fazer tão mal quanto o tabaco presente nos cigarros comuns. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma hora de sessão de narguilé equivale a fumar cem cigarros comuns. Os dados e a crescente estatística do seu uso no Brasil acendem alerta no governo.

 De origem oriental, o narguilé é, de maneira simplificada, um cachimbo de água 

 O ar aquecido por carvão passa pelo fumo e resfria no líquido antes de ser aspirado - e eliminado em seguida - pelo usuário. O fumo, também conhecido como essência, é composto de tabaco e frutas ou aromatizantes.


Tabacaria vira moda no Brasil e jovens chegam a evitar bares sem narguilé


Um cheiro semelhante ao de um chiclete sabor melancia preenche o ambiente decorado com luzes coloridas de neon. Grupos de amigos se divertem espremidos em bancos enquanto fazem argolas no ar ao soltar a densa fumaça aspirada dos narguilés, que passam de boca em boca.

Cenas como a descrita acima são comuns nas novas tabacarias, que chegaram com força no Brasil e fazem sucesso entre jovens. Um dos segredos desse negócio, segundo especialistas entrevistados pela BBC Brasil, é que tanto o sabor das essências quanto as variedade de cores do narguilé o deixam com uma imagem de produto quase inofensivo.




Entretanto, médicos dizem que ele é cerca de cem vezes mais potente que um cigarro comum, um fato que chamou a atenção de governos estaduais e federais, preocupados com o acesso precoce ao tabagismo.
Segundo a coordenadora de fiscalização da Lei Antifumo da Vigilância Sanitária no Estado de São Paulo, Elaine D'Amico, nos últimos dois anos houve um grande aumento no número de tabacarias voltadas para o uso de narguilés. "A Lei Antifumo está em vigor desde 2009, mas as tabacarias entraram no nosso cronograma de fiscalização recentemente porque percebemos um grande crescimento desse nicho", conta.

*A BBC Brasil identificou farmácias, livrarias, bares e até casas que fecharam nos últimos anos em todas as capitais brasileiras para dar lugar a dezenas de tabacarias, a maior parte nas periferias e perto de universidades. 

Procurada, a Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo) informou que não acompanha o crescimento desse tipo de comércio porque nenhuma empresa com foco no narguilé é associada.

Tabacaria ou bar?

As tabacarias se assemelham a bares ou lanchonetes, com mesas e bancos ou cadeiras; os narguilés são colocados em posição central sobre a mesa. Por lei, não é permitido servir comida ou bebida alcoólica nesses locais.


São ambientes fechados em que o consumo de derivados de tabaco, como charutos, cigarros e narguilés, é autorizado por lei, desde que sejam respeitadas algumas determinações, com a existência de sistema de ventilação.

Desde a implantação da Lei Antifumo em 2009, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo fez 1,7 milhão de inspeções em locais como bares, restaurantes e tabacarias para coibir o tabagismo passivo , a inalação da fumaça produzida pelo tabaco,  e aplicou 3.854 multas.
  • Segundo a coordenadora de fiscalização da Vigilância Sanitária, boa parte das irregularidades do tipo registradas no Estado ocorre por causa da comercialização de narguilés por bares sem licença para tal.
  • Outra irregularidade comum é a de empresas com CNPJ para atuar como tabacarias que vendem bebidas no mesmo espaço usado para consumo do tabaco, o que é proibido.

As tabacarias são obrigadas a ter um sistema de exaustão para a saída da fumaça e uma placa na entrada alertando para o consumo de produtos fumígenos. Em caso de irregularidade, o comércio é autuado e pode ser multado em R$ 1.253,50. Em caso de reincidência, o valor da punição dobra. Na terceira vez, o estabelecimento é interditado por 48 horas, e na quarta, fechado por 30 dias.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no país

O Ministério da Saúde informou estar alerta para o uso de narguilés por jovens. Em 2015, o foco da pasta foi justamente sobre os riscos do uso de narguilé. Na época, o governo veiculou campanhas na televisão, fez trabalhos em escolas e até intervenções em shoppings.

*A intenção é desmistificar a ideia de que seu consumo é inofensivo. Segundo especialistas consultados pela reportagem, o uso de narguilé pode causar doenças respiratórias, coronarianas e alguns tipos de câncer, como o de pulmão, boca, bexiga e leucemia.

Uso social

De acordo com usuários e especialistas ouvidos pela BBC Brasil, o tempo de preparo de um narguilé desestimula seu uso solitário e frequente. Para eles, o instrumento de origem árabe faz parte de um "estilo de vida criado para ser compartilhado com amigos".



Mas médicos alertam que o uso coletivo pode transmitir doenças infectocontagiosas, como hepatite (inflamação no fígado), herpes e tuberculose.
  • A montagem do narguilé começa com o acendimento do carvão, que demora cerca de dez minutos. O tabaco com essência é colocado no bocal, fechado com alumínio e depois furado para possibilitar a passagem do ar. O carvão então é aceso e colocado em cima dessa estrutura.
  • A base, geralmente feita de vidro, é preenchida com água. As mangueiras e bocais são conectados, e o equipamento está pronto para uso.
  • Quando o fumante puxa o ar, a fumaça é resfriada na água antes de passar pelas mangueiras e chegar à sua boca e pulmões.

Especialistas dizem que alguns jovens que ainda trocam a água que resfria a fumaça por bebidas alcoólicas, como vodca, e o tabaco por maconha para tentar potencializar o efeito do narguilé.

A cardiologista coordenadora do Programa de Tratamento ao Tabagismo do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas), Jaqueline Scholz, diz que o narguilé tem um alto teor de nicotina. "Ele é uma porta de entrada para o cigarro ou cigarro eletrônico. É uma forma antiga de fumar a que a indústria do tabaco recorreu para que não tivesse essa imagem tão danosa", disse.

Para a médica, o governo também deveria proibir o uso de aromatizantes nas essências.


"O sabor torna esse uso mais agradável e atrai mais gente. Você é atraído pelo cheiro, pela cor. Fora que existem leis e proibição de uso para menores de idade que, pelo jeito não estão sendo cumpridas. Já vi até pais dando narguilé para os filhos. Precisa é acabar com esse mito de que o narguilé é seguro."

*Para ela, o produto "hoje é vendido hoje com o mesmo glamour que o cigarro no passado. Só depois descobriram o que é".
 
Embora tenha a mesma quantidade de substâncias tóxicas 4.700, segundo o Instituto Nacional do Câncer,  uma sessão com o instrumento dura mais do que tragar um cigarro inteiro. O narguilé pode ter uma ou mais tubulações por onde o fumo chega até a boca do usuário, o que o torna compartilhável.

O cardiologista Ricardo Rodrigues, do Centro do Coração de Londrina, ressalta os riscos do uso do narguilé. "Na verdade pode fazer até mais mal que o cigarro, porque além das doenças cardiovasculares, aquele conglomerado de várias pessoas usando o mesmo aparelho pode favorecer a transmissão de doenças infecciosas, como a hepatite A, por exemplo", aponta.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2015, dos cerca de 212 mil usuários de narguilé no país, 112 mil (53%) fumam esporadicamente, enquanto 27,5 mil (13%) fazem uso uma vez por mês, 57,2 mil (27%) semanalmente e 14,8 mil (7%) afirmam realizar o consumo diariamente.
"Já está comprovado que o narguilé causa dependência e, muitas vezes, é a porta de entrada para o uso regular de outros produtos de tabaco, como o cigarro", cita o cardiologista.

Rodrigues alerta que utilizar álcool ou energéticos ao invés de água como solvente, como muitos jovens têm feito recentemente, pode elevar ainda mais os perigos do uso do narguilé. "A temperatura é um pouco menor, porque o solvente na maioria da vezes é água. Mas já tem gente usando álcool, energéticos, e isso tudo mascara, passa ideia de que você não está ingerindo nicotina, mas há ingestão, além de nicotina, de muitas outras substâncias, que aumentam doenças cardiovasculares", acrescenta o cardiologista.
  • Além do infarto do miocárdio, o uso de narguilé pode favorecer o aparecimento de arritmias cardíacas, que é quando o coração passa a bater em ritmo descompassado, fora do habitual, principalmente quando há mistura com álcool e energéticos. Derrames e acidentes vasculares cerebrais (AVC) também estão nesta lista.

O alerta vale também para os fumantes passivos do narguilé

Estes correm os mesmos riscos de quem fuma. Por este motivo, é importante que grávidas, bebês, crianças e pessoas com doenças pulmonares e respiratórias se mantenham bem afastadas destes ambientes que são um risco para a sua saúde.



Seu uso também está associado ao desenvolvimento de câncer do pulmão, doenças respiratórias e doenças infectocontagiosas, pois o hábito de compartilhar o bucal entre os usuários pode resultar na transmissão de doenças como Herpes, Hepatite C e Tuberculose.

"Têm muitos jovens e até adultos fumando Nargilé por modismo e até mesmo por ser algo glamorizado nas baladas e  noitadas, esse instrumento tem que ser desmitificado como algo bom.  Comprovado por especialistas não traz nenhum benefício, pelo contrário carrega inúmeras consequências ,  ainda  bem que hoje as redes sociais ajudam neste propósito de disseminar informações, basta a pessoa querer o conhecimento." 

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Fonte: BBC Brasil e Folha de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário