sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Sinais e sintomas da Infecção Urinária

10 SINTOMAS DA INFECÇÃO URINÁRIA



A infecção urinária pode ser provocada por infecções da bexiga, da uretra ou dos rins. Conheça os principais sintomas de cada uma delas.

1- Dor para urinar (disúria)

A dor para urinar, chamada disúria, é talvez o sintoma de infecção urinária mais comum. A disúria é um termo que engloba diferentes queixas durante a micção, tais como dor, ardência, queimação, incômodo ou sensação de peso na bexiga.

O incômodo para urinar é um sintoma muito comum na cistite e na uretrite, podendo ocorrer eventualmente na pielonefrite. É causada pela irritação da bexiga e da uretra provocada pela infecção.

*Nas mulheres, infecções ginecológicas podem causar dor para urinar, seja por inflamação na área ao redor da entrada da uretra ou pela dor que o contato da urina ácida provoca com a vulva inflamada. A dica para se pensar em infecção ginecológica e não em infecção urinária é a presença de corrimento vaginal.

Corrimento vaginal de acordo com suas características


a. Corrimento marrom: o corrimento de cor marrom geralmente é aquele que contém sangue coagulado. Pode ser causado por restos da menstruação, traumas, infecções, corpo estranho, câncer ginecológico, implantação do embrião no útero nos primeiros dias de gravidez , atrofia vaginal ou gravidez ectópica.

b. Corrimento amarelado: o corrimento amarelado é geralmente sinal de infecção ginecológica, principalmente se acompanhado de mau cheiro, ardência ou coceira vaginal. A tricomoníase é talvez a principal causa deste tipo de corrimento, mas outras infecções também podem provocá-la, como gonorreia e clamídia.

c. Corrimento branco: o corrimento brancacento pode ser normal, principalmente se for fino e em pequena quantidade. Corrimento mais espesso e acinzentado, geralmente associado a sintomas irritativos, como coceira e dor vaginal, pode ser candidíase. Se houver cheiro forte, a vaginose é uma possibilidade.

d. Corrimento com cheiro: a vaginose e a tricomoníase são as principais causas de corrimento com cheiro forte. (leia: Tipos de Corrimento Vaginal: Branco, Amarelo, Marrom…).


    Quando o paciente tem disúria, a origem da infecção urinária costuma ser a uretra ou bexiga.


2- Sangue na urina (hematúria)

A presença de sangue na urina é chamada de hematúria. Sangue na urina é o sinal de infecção urinária que mais assusta os pacientes, mas geralmente não é um sinal de gravidade. A hematúria pode ser macroscópica, quando é facilmente notada na urina, ou microscópica, quando só é detectada através de exames laboratoriais.

  • A presença de sangue na urina é um sintoma comum na cistite, mas também pode ocorrer na pielonefrite ou na uretrite.
  •  Assim como a disúria, a presença de sangue surge pela irritação da bexiga e da uretra.

    Quando o paciente tem hematúria,a origem da infecção urinária pode ser a uretra, bexiga ou rins.


3- Febre


Quando se pensa em infecção, a febre é sempre um dos sinais que  vêm à mente. Na infecção urinária, entretanto, a febre só costuma surgir nos casos de pielonefrite.

Cistite não costuma causar febre, quando o faz, geralmente é abaixo dos 38ºC. A febre também não é comum na uretrite, exceto nos casos mais graves, onde há disseminação da bactéria para a corrente sanguínea.

Na pielonefrite a febre costuma ser alta, maior que 38ºC, e é frequentemente acompanhada de calafrios. A febre alta é o sinal que costuma diferenciar a pielonefrite das outras causas de infecção urinária.

    Quando o paciente tem febre,a origem da infecção urinária costuma ser os rins.


4- Vontade constante de urinar

Sentir necessidade de urinar a toda hora também é um sintoma comum da cistite e recebe o nome de polaciúria.

 O paciente sente vontade urinar com frequência, porém o volume de urina a cada micção é pequeno. Muitas vezes há uma sensação de esvaziamento incompleto da bexiga; sente-se que ainda há urina  mas ela simplesmente não sai. Na verdade, a bexiga está vazia, mas como encontra-se irritada, o paciente tem a falsa impressão de que precisa urinar.

    *Quando o paciente tem vontade constante ou frequente de urinar, a origem da infecção urinária costuma ser a uretra ou bexiga.


5- Corrimento uretral

A saída de pus pela uretra é um sinal típico das uretrites, sendo quase sempre causada por uma doença sexualmente transmissível. O corrimento uretral vem frequentemente acompanhado de disúria.

Tanto a cistite quanto a pielonefrite não provocam corrimento uretral, sendo este é um sintoma típico de infecção da uretra. Nas mulheres com uretrite, o corrimento uretral pode vir acompanhado também de corrimento vaginal, pois é comum que infecções como gonorreia e clamídia também provoquem inflamação da vagina.

  Quando o paciente tem corrimento uretral, a origem da infecção urinária costuma ser a uretra.


6- Náuseas e vômitos

Náuseas e vômitos são sintomas comuns na pielonefrite e costumam aparecer junto com a febre. A cistite pode causar um mal estar, mas não costuma provocar vômitos. A perda do apetite também é frequente na pielonefrite. Assim como a febre, náuseas e vômitos só costumam surgir nas uretrites em casos de doença mais avançada.

    Quando o paciente tem náuseas e vômitos, a origem da infecção urinária costuma ser os rins.


7- Dor lombar


A dor lombar, geralmente mais intensa de um lado, é outro sintoma comum da pielonefrite. Na verdade, são poucas as doenças que fazem o rim doer; a pielonefrite é uma delas.

A cistite também pode causar uma leve dor lombar, mas é habitualmente bem menos intensa que na pielonefrite.

    Quando o paciente tem dor lombar,a origem da infecção urinária costuma ser os rins.


8- Mau cheiro na urina

Uma urina com mau cheiro pode ser um sinal de bactérias na urina, cuja origem pode ser uma cistite ou uma uretrite. Porém, na maioria dos casos, a causa do odor ruim é apenas uma urina muito concentrada.

A ureia, uma substância presente em grande quantidade na urina, e a causa do odor característico da urina. Se a urina estiver pouco diluída, o cheiro da ureia torna-se mais perceptível.

    Quando o paciente tem uma urina com mau cheiro, a origem da infecção urinária costuma ser a uretra ou bexiga.


9- Desorientação e alterações do estado de consciência

A pielonefrite é um caso potencialmente grave, que pode levar a um quadro de infecção generalizada. Se não reconhecida e tratada a tempo, o paciente pode começar a apresentar sinais neurológicos, como desorientação, prostração e até redução do nível de consciência.

Os idosos são a população que mais apresentam esse tipo de quadro durante uma infecção do trato urinário. Muitas vezes, não há febre nem outros sintomas, sendo a alteração neurológica a única pista de que há uma infecção em curso.

    Quando o paciente tem alterações do seu estado de consciência, a origem da infecção urinária costuma ser os rins.


10- Perda involuntária de urina

Além da vontade constante de urinar, o paciente com infecção da bexiga pode ter dificuldade em segurar a urina. O indivíduo sente vontade de urinar, mas não consegue chegar a tempo ao banheiro, perdendo urina involuntariamente. Esse sinal chama-se urgência urinária, e é muito comum nas crianças e nos idosos.


    Quando o paciente tem incontinência urinária, a origem da infecção urinária costuma ser bexiga.


Resumindo, os principais sintomas de cistite são:

    Ardência, dor ou desconforto para urinar.
    Sangue na urina.
    Vontade constante de urinar, mesmo com a bexiga vazia (ou quase vazia).
    Sensação de peso na bexiga.
    Urgência urinária (não conseguir segurar a urina até chegar ao banheiro).

Sintomas da pielonefrite

Resumindo, os principais sintomas de pielonefrite são:

    Febre alta.
    Calafrios.
    Náuseas e vômitos.
    Dor lombar.
    Prostração.
    Desorientação (mais comum nos idosos).
    Sangue na urina.

Sintomas da uretrite

Resumindo, os principais sintomas de uretrite são:

    Corrimento purulento pela uretra.
    Ardência para urinar.
    Sangue no sêmen.
    Incômodo nos órgãos genitais.
    Dor durante o sexo.
    Sangue na urina.

*Não existe um tratamento único que sirva para todas as formas de infecção urinária. O medicamento mais indicado vai depender do agente causador, do sexo do paciente, do local do trato urinário acometido, da gravidade da doença e do estado clínico do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário