terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Uma Ceia de Natal mais Saudável

A ceia de Natal e também a de Ano Novo são desculpas deliciosas para não manter a dieta em dia. Ok, ninguém precisa manter-se numa dieta restritiva nesses dias de festa, mas podemos fazer escolhas menos pesadas e manter a qualidade nas refeições escolhidas. 


As festas de fim de ano sempre geram grande expectativa, já que unem boa parte da família, e, quase sempre, oferecem um senhor banquete. Mas esse pacote costuma incluir alguns quilos extras depois, não é? É aí que nasce o dilema: preparar todos aqueles tão aguardados pratos na ceia ou investir em refeições mais leves? Pois saiba que é possível juntar as duas coisas. É o que ensinamos a vocês logo abaixo. Sugestões gostosas e bem mais saudáveis para a mesa de Natal.



Entrada

Sabia que dá pra deixar o famoso salpicão um tanto quanto mais suave e recheado de nutrientes? Sim, é possível fazer uma receita deliciosa sem maionese e batatas. No lugar da maionese, aposte no iogurte. Para enriquecer o prato, você pode optar pela ameixa, que ajuda a regular o funcionamento do intestino. Ela é rica em fibras, principalmente a pectina, que tem outra função não menos importante: a de baixar os níveis do mau colesterol.


Prato Principal

Entre as carnes protagonistas desse momento do ano, o peru desponta como uma das melhores escolhas. Isso porque é uma fonte de proteína magra e lotada de zinco, um mineral que espanta os radicais livres. Para ficar melhor ainda, invista num tempero caseiro — os que já vêm temperados saem de fábrica com muitos aditivos químicos. Para acompanhar o peru, nada melhor que um arroz com amêndoas. 

Sobremesa

A famosa rabanada não tem que ficar de fora da festa. E, para deixá-la mais light, não é tão complicado. Na hora de preparar, pegue leve na quantidade de açúcar. E aposte no leite desnatado, uma vez que ele oferta menos gordura saturada — esse ingrediente pede moderação porque, em excesso, eleva o risco cardiovascular. No momento do grand finale, em vez de fritar, basta levar ao forno. Uma bela economia nas calorias.

Lembrando das bebidas alcoólicas que são muito calóricas,  sempre alternar com água e consumir com moderação.  Dê preferência para sucos de fruta naturais evite refrigerantes.
 
Receitas

 Salpicão de ameixa e abacaxi



Ingredientes


    2 colheres de sopa de açúcar
    1 xícara de chá de ameixa seca sem caroço
    1 xícara de chá de abacaxi picado
    1 xícara de chá de peito de peru defumado picado
    1 xícara de chá de talo de salsão picado
    6 colheres de sopa de iogurte light
    1 maço de alface americana picada ou cortada em tiras
    1 colher de sopa de molho de mostarda
    Sal a gosto
    Suco de 1 limão

Modo de preparo

Aqueça água em uma panela. Ponha o açúcar e a ameixa. Deixe ferver por cinco minutos. Retire do fogo, espere amornar e pique a ameixa. Misture-a com o abacaxi, o peito de peru, o salsão e o iogurte. Mexa bem para a mistura ficar homogênea. Distribua a alface em pratos de entrada individuais e derrame por cima um molho feito com o suco de limão e a mostarda, temperando com sal. Sobre cada porção coloque um pouco do salpicão. Deixe na geladeira por meia hora antes de servir.


Arroz com  Amêndoas


Ingredientes


    3 xícaras de arroz lavado e escorrido
    3 colheres de sopa de óleo
    2 dentes de alho amassados
    6 xícaras de caldo de galinha
    1 xícara de amêndoas torradas e sem casca picadas

Modo de preparo

Frite o alho no óleo quente até dourar. Ponha o arroz na panela e refogue por 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o caldo de galinha (se ele não estiver suficientemente salgado, acrescente uma pitada de sal). Ao ferver, abaixe o fogo e tampe. Espere até metade do caldo se evaporar para acrescentar as amêndoas, dando uma boa mexida. Continue o cozimento com a panela semitampa-da, até o arroz ficar macio e soltinho.
.


 Rabanada de forno



Ingredientes

1 pão de rabanada ou 5 pães franceses
500 ml de leite
1 lata de leite condensado diet
2 ovos batidos
Açúcar com canela misturados a gosto

Modo de preparo

Retire a casca do pão de rabanada (ou dos pães franceses) deixando apenas na parte de baixo de cada pão. Corte em fatias. Reserve. Em uma tigela, coloque o leite, o leite condensado e os ovos batidos. Misture bem. Mergulhe as fatias de pão, molhando bem, mas mantendo-as firmes. Coloque as fatias numa assadeira untada com manteiga e levemente polvilhada com açúcar e canela misturados a gosto. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 °C por 30 minutos. Vire as rabanadas e volte novamente ao forno por 10 minutos. Retire do forno e passe as rabanadas no açúcar com canela. Sirva em seguida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário