sábado, 13 de janeiro de 2018

Benefícios da batata doce

 Cada vez mais pessoas que estão em busca do corpo perfeito e da perda de peso estão inserindo a batata-doce no seu dia a dia.

A  cultura  da  batata-doce  é  produzida  em  todas  as  regiões   brasileiras e seu cultivo ocorre após intenso revolvimento do  solo. A batata doce, também chamada batata da terra, batata da ilha, jatica e jetica, é uma planta da família das convolvuláceas, mesma da batata, tomate e das pimentas. Proveniente da região dos Andes, a batata doce pode ser encontrada nas cores amarela, branca e roxa.

Cada vez mais apreciada por praticantes de exercícios, a batata doce é uma grande fonte de carboidratos sem, no entanto, elevar as taxas de açúcar no sangue.

Devido à sua capacidade de saciar a fome e prover o organismo com carboidratos saudáveis, a batata doce facilita o aumento de massa muscular, pois dá energia para os treinos. Ela também controla o diabetes, emagrece e fortalece o sistema imunológico, pois contém alto teor de vitamina A.

Batata doce é carboidrato

Sim. Uma porção de 100 gramas de batata doce contém 20 gramas de carboidratos. Além disso, a batata doce possui boas quantidades de potássio, magnésio, cálcio e vitamina C. Por fim, a batata doce tem apenas 86 calorias. Por outro lado, o alimento também apresenta concentração elevada de vitaminas, minerais e fibras e, assim, pode ser um aliado em busca do emagrecimento, já que aumenta a saciedade. É preciso, no entanto, consumir a batata doce em quantidade moderada.


A melhor forma de consumir a batata doce é cozida e com casca. Algumas opções de preparo incluem frituras, que não são recomendadas para quem pretende emagrecer. Livre de gordura e rica em ferro e vitaminas, a batata doce pode ser ingerida nas refeições principais e nos dias em que se treina, acompanhada por alimentos ricos em proteínas, tais como carne de frango, peru, ovos ou peixes.


 Benefícios da batata doce são variados e podem ajudar seu corpo de forma incrível.

A batata-doce é uma hortaliça muito conhecida e adorada por muitos, mas nem todos estão cientes de seus benefícios para o corpo e para a saúde. Sendo um alimento milenar, a batata-doce possui benefícios e usos únicos, sendo essencial para uma boa alimentação. É possível encontrar batata-doce com aparências variadas: indo desde o amarelo até o roxo.


Os benefícios da batata doce para quem treina


A alimentação é muito importante na rotina de qualquer praticante de musculação, principalmente uma dieta rica em proteínas e carboidratos. Sem os nutrientes necessários, o corpo não consegue reconstruir o tecido muscular que foi danificado durante o treino e consequentemente ao invés de ganhar massa muscular à pessoa acaba perdendo.

Um alimento que deve ser inserido no cardápio da maioria dos praticantes de musculação é a batata doce. Mais consumida entre o norte e o nordeste do Brasil, ela incrementa a dieta de quem treina pesado e busca a hipertrofia.

O sucesso desse alimento está no baixo índice glicêmico (IG), pois esses alimentos liberam lenta e gradualmente a energia contida neles, evitando assim os “picos” de insulina no sangue e o acúmulo de gordura. Além de proporcionar maior sensação de saciedade.

A batata doce é considerada uma das principais fontes de carboidrato como já foi mencionado, e é colocada nas dietas junto com o peito de frango que é uma excelente fonte de proteína. O indicado é consumi-la durante o dia, entre uma e duas horas antes dos treinos.

Batata doce - Importância da batata doce para quem treina

Além do baixo índice glicêmico, a batata doce possui alta taxa de vitamina A, que age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial e sistema imunológico. É rica também em vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, ferro, potássio e fósforo.

Cada 100g de batata doce tem em média
  •  116 calorias – 
  • 1,16g de proteínas, 
  • 30,10g de carboidratos 
  • e 0,32g de lipídios.


Batata Doce e suas propriedades vitamínicas

A batata doce, além de contribuir para a perda de peso, também é excelente para manter a boa forma e melhorar a saúde. Ela é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, e em sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. Em sua composição nós também encontramos um amido caracterizado como uma fibra insolúvel que resiste às enzimas do intestino delgado e atrai as moléculas de gordura e de açúcar.


Através desse mecanismo, além de contribuir para uma absorção mais lenta do organismo, a batata doce também é indicada para prevenir o diabetes tipo 2.

 Além disso, a batata-doce também é rica em antioxidantes, vitamina A e C. Devido à vitamina C, ela também possui ação anti-inflamatória. A vitamina B6, o manganês e o betacaroteno que encontramos em sua fórmula também contribuem para essa ação. Para completar, esse tipo de batata é menos calórico do que a batata normal. Ela também é bem versátil, podendo ser assada, cozida e usada em diferentes pratos.


Como devo ingerir a batata-doce?


 Batata doce e frango grelhado


 Muito comum nas refeições de quem pratica musculação, a batata doce com frango grelhado é uma das combinações de maior sucesso nutricional, sendo apenas necessário acrescentar uma salada de legumes à refeição para se obter um prato rico em nutrientes e bastante saudável ao mesmo tempo.

A batata doce também pode ser assada de maneira a ficar parecendo com a batata frita, mas sem utilizar altas quantidades de óleo.
É indicado que a batata-doce seja ingerida com a casca, pois ela é riquíssima em nutrientes. Na casca nós também encontramos grande parte da fibra e do potássio. Se você não conseguir comer com a casca, pode tirá-la sem nenhum problema, mas tenha consciência de que não estará usufruindo de todos os nutrientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário