quarta-feira, 25 de abril de 2018

Diabéticos pode comer PIPOCA

A resposta é SIM. Ao contrário do que muitos falam a pipoca não é um alimento proibido para o portador de Diabetes.


 A Pipoca pode parecer um delicioso lanche para salas de cinema e noites confortáveis ​​em casa, mas também existem muitos benefícios para a saúde associados com este alimento que a maioria das pessoas nunca ouviram falar. A Pipoca é simplesmente um tipo de Milho que tem um disco endosperma, casco, ou concha, contendo um interior engomado. Quando esse Milho é aquecido, a pressão no interior do casco aumenta e, eventualmente, um ocorre uma explosão. Há uma série de variedades de pipoca, incluindo os tipos que se destinam a ser cozidas em um forno de micro-ondas, bem como outras que podem ser feitas em pequenos aparelhos.

Historicamente, há evidências de que a Pipoca tem sido apreciada por durante mais de 6.000 anos, uma vez que o Milho tem sido uma parte importante de muitas dietas culturais nos tempos antigos. Com aquecimento simples no fogo esse produto vegetal teria criado a primeira Pipoca, o que é uma agradável surpresa. As descobertas anteriores arqueológicas da Pipoca foram registradas no Peru, mas no México e América Central também mostraram rastros de criação Pipoca aproximadamente há 5.000 anos atrás. A pipoca pode vir em cores diferentes, se forem utilizados grãos de Milho com cores diferentes.

A verdade é que a pipoca é fonte de carboidrato, mas isso não deve te assustar, por ser rica em fibras alimentares, contribui com a sensação de saciedade e melhores níveis de glicemia. Apresenta baixo índice glicêmico.

Melhor dizendo, o milho de pipoca é um cereal integral com muitos benefícios. Além de gostosa, pode servir como uma aliada no controle da glicemia e no colesterol, e na prevenção de complicações, sendo um lanche saudável e nutritivo. Embora nutritiva, não chega a valer como uma refeição completa, o melhor é comê-la como um lanche da tarde.

Para que seja uma verdadeira aliada na dieta, sua forma de preparo é essencial. Deve ser preparada com pouca gordura e pouco sal, a pipoca pode auxiliar no equilíbrio alimentar, evitando o aumento dos níveis de colesterol.

Os benefícios da pipoca para saúde são derivados principalmente de seu conteúdo impressionante de fibras, compostos polifenólicos, antioxidante, vitamina do complexo B, Manganês e teor de Magnésio.

Para que seja sempre uma fonte de lanche saudável são necessários alguns cuidados, tanto na preparação como na hora do consumo, tais como:

  •     Deve-se evitar a pipoca industrializada de micro-ondas por conter gordura hidrogenada e muito sódio.
  •     Óleo Vegetal: Convém usá-lo o mínimo possível, mas não é necessário que os grãos fiquem totalmente cobertos. Tipos de óleo: soja, girassol ou canola.
  •     Pipoca Doce: Melhor evitar, além de levar grande quantidade de açúcar, que pode elevar a glicemia, o valor calórico dobra em relação à pipoca salgada.
  •     Evitar: Temperos prontos, sal, bacon, leite condensado e chocolate.
  •     Bebidas: Opte por refrigerantes diet. No caso de sucos, os de baixo teor calórico são ideais, como os de limão, abacaxi e maracujá.

Dica: Uma xícara de chá de pipoca, sem óleo, contém 30 calorias. Quem faz contagem de carboidrato pode comer, por exemplo, até uma quantidade equivalente a três xícaras de pipoca como um lanche da tarde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário