sexta-feira, 4 de maio de 2018

Obstrução intestinal em bebês

Crianças e recém-nascidos podem apresentar obstrução intestinal. Porém, devido à dificuldade em se estabelecer os sintomas, o diagnóstico pode demorar para ocorrer. Em geral, o quadro não apresenta motivos aparentes, sendo que apenas 5% dos casos estão relacionados a tumores, infecções intestinais, gânglios aumentados ou supressão da parede intestinal.



Após o parto, espera-se que a primeira evacuação do bebê ocorra em até 24 horas, expelindo o mecônio (substância pastosa e esverdeada encontrada no intestino do recém-nascido). Decorrido esse tempo, suspeita-se de obstrução intestinal, que é confirmada quando se atinge 48 horas sem evacuação.



A obstrução intestinal é um impedimento significativo ou bloqueio completo da passagem do conteúdo intestinal através do intestino. Os sintomas incluem dor em cólica, vômitos, obstipação e interrupção da eliminação de gases.O tratamento consiste em hidratação, aspiração nasogástrica e, em muitos casos de obstrução completa, cirurgia.

A obstrução mecânica se divide em obstrução do intestino delgado (incluindo o duodeno) e obstrução do intestino grosso. A obstrução pode ser parcial ou completa. Cerca de 85% das obstruções parciais do intestino delgado resolvem-se com tratamento não cirúrgico, ao passo que 85% das obstruções totais requerem cirurgia.


As causas mais recorrentes de oclusão intestinal em bebês são:

    Atresias intestinais (estreitamento do intestino);
    Vícios de rotação (má formação do intestino);
    Íleo meconial (obstrução pelo mecônio);
    Doença de Hirschsprung;
    Síndrome da rolha meconial;
    Anomalias anorretais.

A criança normalmente apresenta quadros de vômitos, cólicas, distensão abdominal e dores. A irritação tende a aparecer como um sintoma e, em recém-nascidos, o choro constante pode ser uma denúncia da síndrome.


O procedimento para diagnosticar a obstrução segue o padrão médico adulto: são realizados exames de ecografia e raio-X.

Tipos

A obstrução intestinal pode ser classificada em 3 categorias, de acordo com o grau, gravidade e mecanismo.
 
Obstrução intestinal por grau

Classificada em completa, em que não há nenhuma passagem de substâncias, sejam líquidas ou pastosas, agravando o risco à saúde, e a parcial, em que há dificuldade de determinados compostos serem encaminhados ao final do tubo intestinal, bloqueando parte do fluxo digestivo.
 
Obstrução intestinal por gravidade
A síndrome pode ser simples, em que há somente o impedimento ou dificuldade do trânsito intestinal, ou complicada, em que há o estrangulamento intestinal.
 
Obstrução intestinal estrangulada

Também chamado de estrangulamento em alça fechada, o tipo complicado compromete a irrigação sanguínea e agrava os sintomas, aumentando a possibilidade de morte tecidual.

Nesse caso, há um impedimento circulatório causado por hérnias, torções ou invaginações no tubo, configurando um nó nas dobras do intestino. Por isso, a circulação e irrigação sanguínea ficam comprometidas, podendo acarretar em necrose e morte tecidual.
 
Obstrução intestinal por mecanismo
Os tipos de mecanismos se dividem em funcional, em que a obstrução é causada por anormalidade do intestino, e mecânica, na qual há um agente causando a obstrução.
 
Obstrução funcional ou íleo paralítico

Este tipo é definido pela incapacidade do intestino de realizar os movimentos peristálticos, em que não há a devida contração das fibras musculares intestinais que encaminham os excrementos ao longo do intestino.

Os principais fatores da obstrução são o uso de medicamentos que interferem no processo intestinal, distúrbios metabólicos, bactérias ou vírus que afetam o intestino, distúrbios na hidratação, intoxicação alimentar ou por materiais como o chumbo, chamado de saturnismo.

Também conhecida como íleo paralítico, a síndrome funcional tem ocorrência em pós-operatórios relacionados ao intestino.
 
Obstrução mecânica

É causada pela presença de algum elemento impedindo o correto funcionamento digestivo, em geral, inflamações, tumores, anomalias da parede muscular ou elementos que possam causar compressão ou achatamento do tubo intestinal.

A região em que ocorre a obstrução mecânica ainda pode ter causas distintas. No caso do intestino delgado (obstrução alta), as principais ocorrências são:

    Hérnias;
    Aderências (pós-cirúrgicas);
    Tumores do intestino delgado;
    Doenças inflamatórias;
    Torções do intestino;
    Cálculos biliares (pressionando ou bloqueando o fluxo intestinal);
    Invaginação ou deslocamento de parte do tubo intestinal.

Já a obstrução no intestino grosso ou cólon (obstrução baixa) é menos recorrente. Os principais fatores que podem ocasionar a oclusão são:

    Câncer de cólon e de reto;
    Diverticulite; torção do cólon;
    Densidade e ressecamento das fezes;
    Estenose (inflamações e cicatrizes intestinais que causam o estreitamento do cólon).

Causas
Uma grande parte das obstruções é causada por fatores congênitos, ou seja, que se formaram ainda na gestação. São eles o ritmo reduzido do trânsito intestinal, problemas metabólicos e disfunções intestinais.

No entanto, as obstruções mecânicas podem ser causadas por má cicatrização após cirurgias ou inflamações, resultando num tecido duro que bloqueia ou comprime o intestino, ou ainda por doenças.

Os principais fatores que incidem na obstrução funcional ou mecânica são:
 
Aderências

Representam um tecido fibroso que se desenvolve no intestino, ligando os tubos intestinais entre si ou a órgãos próximos. As elevações formadas também podem empurrar o intestino para fora do lugar, possibilitando que haja uma torção ou dobra.

Tratamento
  •     Aspiração nasogástrica
  •     Fluidos IV
  •     Antibióticos IV em caso de suspeita de isquemia intestinal

Os pacientes com possível obstrução intestinal devem ser hospitalizados. O tratamento da obstrução intestinal aguda deve ser feito juntamente com o diagnóstico. Um cirurgião deve sempre ser envolvido.

Cuidados de suporte são similares nas obstruções de intestino delgado ou grosso: aspiração nasogástrica, fluidos intravenosos (soro fisiológico a 0,9% ou Ringer lactato para reposição de volume) e sonda vesical de demora para monitorar a perda de líquido. A reposição de eletrólitos deve ser guiada pelos resultados dos exames laboratoriais. Entretanto, nos casos de vômitos de repetição, os níveis séricos de Na e K estão provavelmente diminuídos. No caso de suspeita de isquemia ou infarto intestinal, devem ser administrados antibióticos


Um comentário:

  1. HERPES é uma doença grave e recorrente que não pode ser curada por medicamentos ou injeções pelos médicos americanos, mas a melhor maneira de lidar com o Herpes é tomando remédios naturais para ervas, eu li sobre DR JAMES o grande médico herbalista que curou do herpes com seu poderoso remédio herbal. Entrei em contato com ele para saber como ele pode me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar se ele me ajudaria com as ervas naturais! Depois de dois dias em contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e a enviou através do UPS SPEED POST e chegou a mim depois de 4 dias eu usei o remédio como ele me instruiu (MANHÃ E NOITE) e fiquei ferida! É realmente como um sonho, mas estou muito feliz! Para as pessoas que sofrem de herpes e outras doenças, como efeitos do reto, danos no intestino, obstrução intestinal, doença do ovário, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, doença de Lyme, HPV, infecções, doença hepática, doenças autoimunes, doença de Parkinson, Lúpus, Nefrologia e Hipertensão, Neurologia, Obstetrícia, Ginecologia e Saúde da Mulher, Oncologia, Pediatria, Pulmonar, MIELOFIBROSE AGUDA, sintomas de ALZHEIMER, CÂNCER DE MAMA, DIABETES, PERDA DE CABELO E TRATAMENTO DE CABELO, DOENÇAS RENOVADAS, TRATAMENTO DE LEIDEMIA, TRATAMENTO DE LEIDEMIA
    deve contatá-lo para obter seu remédio herbal, porque sou um testemunho vivo e fui curado de herpes e seu medicamento é legítimo. Enviei o que ele pediu e ele me enviou o remédio que tomei por 3 boas semanas e hoje estou aqui com um resultado negativo. Quando fui fazer o teste, fiquei muito feliz depois de tomar o remédio. você pode contatá-lo através do e-mail drjamesherbalmix@gmail.com ou pelo número do whatsapp: +2348152855846

    ResponderExcluir